Questões de Fonoaudiologia da Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES)

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Incluem-se nas fases mecânicas da mastigação:

  • A. a contração isométrica e a pressão interoclusal.
  • B. a abertura e fechamento oral.
  • C. a incisão, trituração e pulverização.
  • D. a oclusão, o contato e deslocamento.
  • E. c e d corretas.

A porção anterior da boca é capaz de diferenciar o tamanho, textura e forma de qualquer objeto presente na boca. A isto chamamos de:

  • A. atividade reflexa.
  • B. controle nervoso.
  • C. mecanismo mecano-sensitivo.
  • D. estereognosia bucal.
  • E. senso-percepção oclusal.

Dentro da fisiologia, considera-se suficiência mastigatória, quando o rendimento mastigatório do adulto tem valores equivalentes ou superiores a:

  • A. 62%.
  • B. 50%.
  • C. 90%.
  • D. 80%.
  • E. 78%.

Os movimentos mandibulares são executados pelos músculos da mastigação, inervados pelo:

  • A. facial.
  • B. trigêmeo.
  • C. alveolar.
  • D. lingual.
  • E. b e c corretas.

Fisiologicamente, a deglutição ocorre em três fases sucessivas:

  • A. preensão, trituração e propulsão.
  • B. oral externa, oral interna e digestiva.
  • C. oral, faringo-laríngea e esofaríngea.
  • D. preensão, intercuspidação e o próprio ato de engolir.
  • E. oral, faríngea e estomacal.

Quando ocorrem alterações de interferência no reflexo oral, na motilidade da faringe, com espasmos e dilatação do esôfago, temos perturbada a:

  • A. deglutição.
  • B. mastigação.
  • C. sucção.
  • D. respiração.
  • E. fono-articulação.

O uso convencional dos objetos, dos esquemas simbólicos e do esboço de aplicação de ações, realizados pela criança, são considerados como:

  • A. representação.
  • B. conduta simbólica.
  • C. uso de símbolos.
  • D. aquisição de linguagem.
  • E. conduta de transição.

O desenvolvimento, visto no sentido da construção do conhecimento por meio da elaboração contínua de novas estruturas, é o:

  • A. simbólico.
  • B. cognitivo.
  • C. representativo.
  • D. evolutivo.
  • E. social.

De acordo com Piaget, a representação diz respeito à diferenciação entre significantes e significados, é o período representativo que marca a passagem do:

  • A. plano inicial do desenvolvimento.
  • B. plano simbólico para evolutivo.
  • C. plano comportamental do desenvolvimento.
  • D. plano da ação para representação.
  • E. plano gestual para articulatório.

Segundo Chomsky, o indivíduo nasce com capacidades inatas, com universais cognitivos e lingüísticos e que cabe ao meio estimular este potencial. Isso quer dizer que impostamos essa percepção ao meio ambiente pelo:

  • A. organismo.
  • B. simbolismo.
  • C. reconhecimento.
  • D. desenvolvimento.
  • E. b e c corretas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...