Questões de Fonoaudiologia da Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES)

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Língua é um sistema abstrato de regras gramaticais e pode ser classificada como:

  • A. articulatória ou espaço-motora.
  • B. simbólicas ou abstratas.
  • C. orais-musicais ou espaço-corporais.
  • D. psicolingüística ou lingüística.
  • E. orais-auditivas ou espaço-visuais.

Quando consideramos o desenvolvimento da competência comunicativa e o bem-estar social e emocional da criança pequena, precisamos considerar os seguintes fatores:

  • A. intrínsecos, transacionais e ambientais.
  • B. sócio-emocional e representativo.
  • C. pre-intencionais e pré-verbais.
  • D. causalidade e condicionalidade.
  • E. estabilidade de humor e capacidade de empatia.

Van Riper é um autor muito respeitado que dedicou sua vida ao estudo da gagueira, e sua teoria é usada por muitos profissionais. Esse autor defende a:

  • A. teoria avaliativa.
  • B. teoria do conflito de aproximação-evitação.
  • C. teoria da multicausalidade.
  • D. teoria do feedback auditivo.
  • E. teoria da psiconeurose.

O professor ou profissional que trabalha com ortografia deve conhecer mais profundamente as relações entre a escrita e a sua estrutura:

  • A. pedagógica.
  • B. fonológica.
  • C. gramatical.
  • D. fonética.
  • E. silábica.

Famílias silábicas simples, formadas por consoante-vogal, palavras em que aparecem as mesmas sílabas duplicadas são selecionadas como um dos métodos para garantir na criança a:

  • A. codificação da escrita.
  • B. fixação e automatização da escrita.
  • C. oralidade da escrita.
  • D. pronúncia correta.
  • E. funcionalidade e codificação da escrita

A teoria Vygotskianiana introduz a visão de que pensamento e fala são, a princípio, distintos, e após o desenvolvimento do indivíduo, a linguagem verbal passa a ser a grande forma de mediação, o que nos indica que o indivíduo antes passou pela fase:

  • A. pré-interacional e pré-verbal.
  • B. ideológica e formal.
  • C. morfológica do pensamento e não verbal.
  • D. pré-lingüística do pensamento e pré-intelectual da fala.
  • E. sociocultural.

A voz humana já existe desde o nascimento e é produzida pelo trato vocal a partir de um som básico gerado na:

  • A. prega vocal.
  • B. faringe.
  • C. laringe.
  • D. traquéia.
  • E. b e c corretas.

As estruturas que estão acima da laringe são muito importantes na produção das consoantes. Tais estruturas são:

  • A. condutores dos sons da fala.
  • B. produtores dos sons da fala.
  • C. articuladores dos sons da fala.
  • D. ressonadores dos sons da fala.
  • E. transmissores dos sons da fala.

A principal fonte de som formada pela ativação da vibração das pregas vocais, produzindo a matériaprima, é chamada de fonte:

  • A. amplificadora.
  • B. fonatória.
  • C. friccional.
  • D. glótica.
  • E. c e d corretas.

Quando auxiliamos o indivíduo a reconhecer os elementos de sua qualidade vocal condicionada durante toda a vida, através de um processo de leitura de vozes, estamos realizando a:

  • A. psicodinâmica vocal.
  • B. higiene vocal.
  • C. padronização vocal.
  • D. conscientização vocal.
  • E. interpretação vocal.
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