Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da Instituto Graça Aranha para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante a avaliação motora oral de uma criança com Paralisia cerebral, o Fonoaudiólogo realiza uma pressão moderada nas gengivas da criança para avaliar o reflexo de:
Sucção.
Deglutição
Mordida.
Nausea.
Mastigação.
Os Microfones utilizados nos Aparelhos de amplificação sonora individual: são transdutores, e têm a função de captar o som e transformar a energia acústica em elétrica. Podem ser classificados quanto ao tipo: carbono, cristal, magnéticos, cerâmica e eletreto, direcionalidade: omnidirecionais e direcionais e resposta de freqüências: respostas planas, rampa ou média rampa. Quanto à direcionalidade, os exemplos abaixo são respectivamente:
Hipercardióide, cardióide, Bidirecional.
Supercardióide, cardióide, hipercardióide.
Supercardióide, hipercardióide, cardioide.
Cardióide, hipercardióide, Bidirecional.
Cardióide; supercardióide, Hipercardióide.
O NASF foi criado pelo Ministério da Saúde com o principal objetivo de apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviço, é constituído por uma equipe multiprofissional onde o Fonoaudiólogo é essencial, de acordo com o exposto, pode-se afirmar que:
I. O Fonoaudiólogo tem importante atuação nas ações de promoção, prevenção ereabilitação dos diversos aspectos relacionados à comunicação humana;
II. Como trabalhador de saúde, ele atua em todos os níveis da rede assistencial: na Atenção Primária em Saúde, vinculados aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e na Atenção Especializada;
III. Para se trabalhar no NASF é necessário que o Fonoaudiólogo tenha um conhecimento especializado em uma área específica, ou seja, não deve ser um generalista.
Assinale a alternativa correta:
Apenas I é verdadeira.
Apenas II é verdadeira.
Apenas III é verdadeira.
I e II são verdadeiras.
I e III são verdadeiras.
Com relação ao grau das perdas auditivas, assinale a alternativa correta.
Uma criança com surdez leve apresenta uma perda de 25 até 40 dB, percebe e entende a voz humana. Apresenta pequena dificuldade em discriminar alguns fonemas, como por exemplo fonemas surdos e sonoros, pode apresentar algumas trocas articulatórias, mas o diagnóstico da perda auditiva ocorre normalmente na idade escolar.
Uma criança com surdez leve apresenta uma perda auditiva de 41 a 75 dB, não percebe todos os fonemas das palavras, é considerado desatento e solicita com freqüência a repetição do que lhe falam. A deficiência não impede a aquisição normal da linguagem, mas poderá causar algum problema de articulação ou dificuldade na leitura e escrita.
Uma criança com surdez moderada apresenta uma perda auditiva de 41 a 75 dB, não percebe todos os fonemas das palavras, é considerado desatento e solicita com frequência a repetição do que lhe falam. A deficiência não impede a aquisição normal da linguagem, mas poderá causar algum problema de articulação ou dificuldade na leitura e escrita.
Uma criança com surdez moderada apresenta uma perda auditiva de 41 a 75 dB, não percebe todos os fonemas das palavras, é considerado desatento e solicita com frequência a repetição do que lhe falam. A deficiência não impede a aquisição normal da linguagem, mas poderá causar algum problema de articulação ou dificuldade na leitura e escrita.
Uma criança com surdez severa apresenta uma perda auditiva acima de 100 dB, não percebe nem identifica a voz humana, impedindo que adquira a linguagem oral. Escuta apenas os sons graves que transmitem vibração (trovão, helicóptero). Esta perda é considerada muito grave e necessita de atendimento especializado desde a mais tenra idade para que possa adquirir a linguagem oral.
Sons articulados, produzidos pelos órgãos fonoarticulatórios; Sistema de símbolos, governados por regras para o propósito da comunicação; Sons emitidos pelas pregas vocais, são definições respectivas de:
Língua, voz e fala.
Linguagem, voz e comunicação.
Voz, língua e linguagem.
Fala, língua e voz.
Voz, linguagem. e fala.
Sabe-se que a criança expressa em seu grafismo aquilo que ainda não consegue com outras linguagens, por exemplo, a fala ou a escrita. De acordo com a classificação de Piaget os desenhos abaixo referem respectivamente as fases:
Realismo e Garatuja.
Garatuja e esquemático.
Pre-esquemático e esquemático.
Pre esquemático e garatuja.
Realismo e pré esquemático.
O serviço de Fonoaudiologia vem apresentando avanços significativos no Sistema Único de Saúde. Desde sua inserção no SUS, entre as décadas de 70 e 80, muitos conceitos e práticas têm sido reavaliados. A Constituição de 1988 surge como um marco no campo da saúde pública, de acordo com esta Constituição o Sistema Único de Saúde (SUS) foi definido como uma rede regionalizada de ações e serviços que visam o acesso universal igualitário da população para a promoção, proteção e recuperação de sua saúde.Visando uma atenção integral à saúde foi dividida em 3 fases: Atenção primária, secundária e terciária.
O Fonoaudiólogo atua:
Apenas na atenção primária.
Apenas na atenção secundária.
Apenas na atenção terciária.
Na atenção secundária e terciária.
Na atenção primária, secundária e terciária.
Até a puberdade a Laringe é bastante semelhante em ambos os sexos. Durante este período, ocorre um crescimento corporal relevante e a laringe acompanha proporcionalmente este crescimento, que é mais acentuado no sexo masculino. Isto pode provocar uma alteração vocal, que pode se denominada:
Nódulo vocal.
Muda vocal
Pólipo vocal
Colesteatoma
Fenda triangular.
Atualmente a inclusão de alunos especiais no ensino regular é um assunto muito discutido, sabe-se que para isso são necessários recursos, adaptações adequadas e professores habilitados para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Porem, em muitos locais o que ocorre é a integração, pensando no aluno surdo, responda:
Na integração, a escola se adequa às necessidades do aluno especial, oferecendo material e método didático adequado às necessidades do aluno.
Na integração a escola se adequa as necessidades do aluno especial, oferecendo material e método didático adequado e modificações na estrutura física para atender as necessidades do aluno.
Na integração o aluno especial é recebido na escola sem que a mesma sofra modificações, sendo o mesmo é integrado junto aos alunos normo-ouvintes sem a preocupação de materiais e métodos didáticos adequados às necessidades educacionais do aluno surdo.
Na integração há a preocupação de inserir um interprete na sala de aula para ministrar as aulas ao aluno surdo.
Na integração há a preocupação de ministra cursos de capacitação aos professores e os mesmos devem aprender LIBRAS para se comunicar com os alunos e com o interprete.
Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. Estes períodos são respectivamente:
Sensório-motor, Acomodação, Préoperatório, Operações concretas.
Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas, Operações Formais.
Acomodação, Pré-operatório, Operações concretas, Operações Formais.
Sensório-motor, Pré-operatório, Acomodação, Operações Form.
Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas, Acomodação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...