Questões de Fonoaudiologia da Instituto Graça Aranha

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Para a Educação do surdo o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo são as correntes mais pesquisadas atualmente. O pressuposto básico do bilinguismo é:

  • A.

    Os surdos devem desenvolver, na infância, somente a língua de sinais como forma de comunicação.

  • B.

    Os surdos devem desenvolver competência em duas línguas: a língua de sinais e a língua oral utilizada em seu país.

  • C.

    Os surdos devem desenvolver a competência em duas línguas: a comunicação total e a língua oral utilizada em seu país.

  • D.

    Os surdos devem desenvolver primeiro a língua oral como forma de comunicação, devendo a língua de sinais ser adquirida posteriormente.

  • E.

    Os surdos devem adquirir, como forma de comunicação, a manual e a oral, para assegurar a comunicação efetiva com as pessoas ouvintes.

A integridade anatomofisiologia do Sistema Auditivo, em sua porção tanto periférica quanto central, constitui um pré-requisito para a aquisição e desenvolvimento normal da linguagem. O diagnóstico precoce das alterações auditivas permite:

  • A.

    Identificar a perda auditiva e aguardar o desenvolvimento da fala e da linguagem, garantindo a maturação do Sistema Nervoso Central.

  • B.

    Identificar a perda auditiva e iniciar a estimulação no período fundamental da aquisição da fala e da linguagem.

  • C.

    Protetizar a criança aos dois anos de idade, pois nesta idade a perda auditiva já está estabelecida.

  • D.

    Protetizar a criança o mais precocemente possível, independentemente da avaliação auditiva comportamental.

  • E.

    Identificar a perda e esperar a criança atingir dois anos de idade, para iniciar a estimulação e realizar a protetização.

A Lei nº 12,303 de 02/08/2010 torna obrigatória a realização do Teste da Orelhinha, gratuitamente, em todas as maternidades publicas. O teste conhecido como Teste da orelhinha é o Teste de Emissões Otoacústicas (EOA). As Emissões otoacústicas são repostas cocleares captadas na altura do meato acústico externo, as emissões otoacústicas evocadas são geradas por estimulação podendo ser obtidas de três formas:

  • A.

    Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de Distorção, emissões Otoacusticas Evocadas Transientes e Emissões de Estimulo de Fala.

  • B.

    Emissões de Estimulo- Frequência, Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de Distorção, Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes.

  • C.

    Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes, Emissões de Estimulo de fala Evocadas Transientes e Emissões Otoacústicas por Resultado de Distorção.

  • D.

    Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes, Emissões Otoacústicas Simples e Emissões de Estimulo de Fala.

  • E.

    Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes, Emissões Otoacústicas por Produto de Distorção e Emissões Otoacústicas Simples.

Em uma família na qual Maria é filha única de um casal que tem como rotina uma jornada de trabalho de 12 1 15 horas diárias, fato que os impede, muitas vezes, de participarem do cotidiano da filha, deixando-a, exclusivamente, aos cuidados de uma babá. A babá percebeu que a menina tem-se mostrado muito agressiva e hiperativa. Maria tem três anos de idade, mas sua mãe refere que ainda não tem condições para colocá-la na escola. Maria não se comunica através da linguagem oral, apenas apresenta gritos incoordenados e comunica-se através da linguagem gestual. Neste mês, os pais de Maria procuraram o médico Otorrinolaringologista, que encaminhou a criança para a realização de exames auditivos. A auditometria lúdica com reforço visual revelou limiares tonais compatíveis com perda auditiva sensorioneural de grau severo, e os achados imitanciometricos apresentaram curva timpanométrica tipo A e ausência de reflexo estapediano contra e ipsilaterais,em ambas orelhas. Considerando a história apresentada, leia e analise os itens abaixo e considere o que pode se esperar dos exames de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) e Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA). Para as afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta:

  • A.

    O PEATE foi o primeiro exame a ser solicitado, pois tem o objetivo de investigar a integridade das vias auditivas.

  • B.

    Com a intensidade de 100dBNAn, foi evidenciada, apenas a presença da onda I.

  • C.

    Não foi possível evidenciar a presença de ondas, porque a criança encontra-se em fase de maturação neuronal.

  • D.

    Por apresentar respostas compatíveis com a região das freqüências de 2 a 4KHz, a analise do PEATE não oferece dados significativos para a região de frequências graves.

  • E.

    A presença de Emissões otoascústicas Evocadas por Produto de distorção sugere a presença de resíduos auditivos para as freqüências graves que não foram analisadas com o PEATE.

Um paciente que pronuncia “palede”, está tendo que tipo de alteração?

  • A.

    Substituição.

  • B.

    Adição.

  • C.

    Acréscimo.

  • D.

    Transposição.

  • E.

    Distorção

Paciente de 65 anos, vitima de aneurisma cerebral, chega à consulta fonoaudiológica relatando esquecimento dos nomes de pessoas, objetos e lugares e trocas de palavras por outras da mesma categoria. Segundo a descrição, tem-se como hipótese diagnóstica:

  • A.

    Apraxia.

  • B.

    Afasia de compreensão.

  • C.

    Disartria

  • D.

    Afasia de expressão.

  • E.

    Dislalia.

Ainda em relação ao paciente da questão anterior, as manifestações clinicas apresentadas pelo paciente são, respectivamente:

  • A.

    Anomia e parafasia semântica.

  • B.

    Anomia e parafasia fonética.

  • C.

    Jargão e parafasia semântica.

  • D.

    Jargão e parafasia fonética.

  • E. Anomia e jargão.

Voz áspera, com esforço, tensaestrangulada, interrupção articulatória irregular, acentuação excessiva, tremor vocal, são características da Disartria do tipo:

  • A.

    Atáxica.

  • B.

    Flácida.

  • C.

    Espastica.

  • D.

    Hipocinética

  • E.

    Mista.

Nódulos, pólipos e Edema de Reinke são exemplos de disfonias:

  • A.

    Funcionais.

  • B.

    Psicológicas.

  • C.

    Orgânicas.

  • D.

    Psicogênicas

  • E.

    Organofuncionais.

Várias propostas de avaliação perceptiva da fonte glótica tem sido apresentadas na literatura, a escala R.A.S.A.T. é uma delas, e propõe avaliar:

  • A.

    A rouquidão, aspereza, soprosidade, astenia e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 3.

  • B.

    O ruído, astenia, soprosidade, aspereza e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a3.

  • C.

    Rouquidão, astenia, soprosidade, aspereza e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 2.

  • D.

    A rouquidão, astenia, soprosidade, aspereza e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 3.

  • E.

    Ruído, aspereza, soprosidade, astenia e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 2.

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