Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. Um paciente que apresente dificuldades na repetição de palavras no contexto de uma linguagem fluente, com certa anomia, parafasias fonêmicas, alterações na compreensão de material complexo e apraxia ideomotora, pode ser diagnosticado com afasia:
de broca.
de condução.
de Wernicke.
transcortical mista.
transcortical sensorial.
Sobre as alterações linguístico-cognitivas observadas em pacientes que sofreram traumatismo cranioencefálico, é CORRETO afirmar que:
a ocorrência de afasia vai estar condicionada ao local da lesão, sendo pouco frequente entre as contusões, já que nestas há predomínio do local das lesões nas regiões parietais.
a fala não está preservada, pois o paciente expressa grande quantidade de informação irrelevante e tangencial, com mudança de tópico de forma desordenada.
a fala está reduzida somente na variedade do conteúdo expresso.
há diferença entre o quadro apresentado por estes pacientes e aqueles com lesões de hemisfério direito ou indivíduos com lesão em lobos frontais.
nas lesões difusas, a afasia não será um achado frequente, mas alterações de comunicação poderão ocorrer em função das múltiplas lesões distribuídas pelo cérebro, ou secundariamente aos transtornos de memória, atenção e funções executivas.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. A apraxia de fala é uma patologia decorrente de lesão neurológica:
que se caracteriza por produção alterada dos fonemas com lentidão.
que afeta a execução motora da fala.
cujos erros cometidos não se relacionam com a gravidade da apraxia.
que pode ser confundida como disfluência neurológica.
na qual as consoantes iniciais são sempre mais bem articuladas.
Sobre a disartria causada por alterações nas bases fonoarticulatórias, cujas manifestações variam conforme o tipo de lesão neurológica, assinale a alternativa CORRETA.
Disartria Hipercinética é associada à lesão no sistema extrapiramidal, especialmente nos núcleos da base.
Disartria Flácida é decorrente de lesão no sistema nervoso periférico, especificamente do neurônio motor superior bilateral.
Disartria Espástica é decorrente de lesão no cerebelo e suas conexões.
Disartria Hipocinética ocorre após lesão do neurônio motor inferior.
Disartria Atáxica é associada à lesão no sistema extrapiramidal, relacionada a uma redução na atividade do neurotransmissor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...