Questões de Geografia

Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a produção do espaço geográfico urbano sob o capitalismo, as estrofes da canção acima se referem à

  • A. periferização da força de trabalho manual, cujo salário inviabiliza viver em espaços valorizados pela lógica mercadológica que preside a produção do espaço geográfico urbano.
  • B. ação do Estado, como indutor da especulação imobiliária, que exclui o trabalhador do acesso à moradia digna e, por isso, obriga-o a viver em favelas nas periferias do espaço geográfico urbano.
  • C. incorporação imobiliária dos arrabaldes das cidades e a consequente substituição das atividades rurais pelas urbanas nessas áreas.
  • D. lógica social da produção do espaço geográfico urbano que surgiu com a industrialização e leva à prevalência das trocas, da compra e da venda, da mercadoria e do dinheiro sobre o direito do trabalhador usufruir dos resultados do fruto do seu trabalho, inclusive das formas geográficas que ele produz.
  • E. expansão territorial do espaço geográfico urbano, promovida pela implantação de loteamos nas periferias.

Exaltação ao Nordeste

Considerando os conceitos de região elaborados pela Geografia, no poema acima o Nordeste aparece definido pelo autor como

  • A. região natural, que é entendida como uma porção da superfície da terrestre caracterizada pela uniformidade resultante da combinação em área dos elementos da natureza (geologia, relevo, clima, vegetação etc.).
  • B. região geográfica, que se define como uma extensão territorial, onde as combinações entre os fenômenos humanos e naturais lhe dariam uma homogeneidade e uma individualidade.
  • C. região funcional ou polarizada, que se constitui como uma área definida a partir dos fluxos de pessoas, de mercadorias, de comunicação etc. definidos estatisticamente.
  • D. região como uma dimensão espacial das especificidades sociais de uma totalidade espaço social.
  • E. região espaço vivido, entendida a partir da consciência regional, do sentimento de pertencimento, das mentalidades regionais, entre outras subjetividades, que os indivíduos constroem com uma base territorial.

A paisagem é tudo que vemos, é tudo que a visão alcança a partir da posição em que o observador se encontra. Ela é formada não apenas por volumes, mas também de cores, movimentos, adores, sons etc. A sua leitura e interpretação revela as características da sociedade que a elabora. Assim sendo, sobre a paisagem urbana, a estrofe da canção acima revela

I) a opressão da população pobre da periferia, que enfrenta a precariedade do acesso aos serviços essenciais e à moradia e está exposta à violência e ao controle dos aparelhos de segurança do Estado.

II) as constantes mudanças estruturais na composição da paisagem urbana, mudanças essas impostas pelos interesses do capital imobiliário, que são os comandantes da construção/reconstrução do espaço urbano.

III) a atuação dos movimentos sociais urbanos em prol da construção de uma cidade mais plural, inclusiva e que atenda as demandas de moradia e lazer de todos os cidadãos.

IV) a poluição do ar gerada pela concentração industrial e pelo uso de meios de transportes particulares movidos por combustíveis de origem fóssil e que se revela nos tons de cinza que cobrem os grandes centros urbanos industriais.

V) as constantes mudanças de alocação das atividades econômicas que se reproduzem no espaço urbano e que ditam as suas mudanças funcionais.

Estão corretas:

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, III, IV e V.
  • E. I, II, III e V.

“Entre 1890 e 1930, período que antecede à institucionalização da Geografia no Brasil, o pensamento geográfico, em sua versão ‘moderna’ participou das representações sobre o território e a população brasileiros.”

(Adaptado de Lia Osório Machado. “Origens do pensamento geográfico no Brasil: meio tropical, espaços vazios e a ideia de ordem (1870-1930)”. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all (Orgs.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Com relação aos elementos que, no período citado, sedimentaram, no pensamento geográfico, a tese determinista de um destino de grande potência para o país, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A ocorrência de enormes recursos naturais como condição de desenvolvimento econômico.

( ) A presença de uma população etnicamente homogênea como referência para sua política externa.

( ) A dimensão territorial como expressão da sua força geopolítica no cenário internacional.

  • A. F, V, V.
  • B. V, F, V.
  • C. V, V, F.
  • D. F, V, F.
  • E. F, F, V.

Embora não seja uma reprodução simplificada da Geografia praticada nas academias, o ensino da Geografia Escolar é influenciado por cada contexto vivenciado na construção epistemológica da Geografia Científica. Nesse sentido, o ensino da disciplina geográfica nas escolas inspirado na Geografia Crítica se propõe a:

  • A. privilegiar os procedimentos metodológicos mnemônicos, objetivos, neutros e mecanicistas, enfatizando a memorização de informações pelo aluno, que são veiculadas pelo livro didático e pelo discurso do professor, como o objetivo do ensino da Geografia Escolar.
  • B. sintetizar, através do uso das técnicas estatísticas e do cálculo matemático, a integração de fenômenos naturais e humanos heterogêneos de uma dada área como o objetivo do ensino da Geografia Escolar.
  • C. enfatizar a dimensão subjetiva que os sujeitos desenvolvem em relação ao meio ambiente, com a finalidade de considerar as experiências individuais de cada aluno com o espaço como o objetivo fundamental do ensino da Geografia Escolar.
  • D. utilizar as informações midiáticas para que o aluno construa a sua visão dos processos socioespaciais que acontecem no mundo. Nesse sentido, é o objetivo da Geografia Escolar focar nas atualidades e as informações veiculadas pelos meios de comunicação se constituem como as verdades que devem ser reproduzidas pelo professor para os alunos na sala de aula.
  • E. considerar que o espaço resulta das relações dialéticas sociedade/natureza mediadas pelo trabalho social, salientando o papel do aluno como um sujeito que participa ativamente desse processo de construção, como o objetivo do ensino da Geografia Escolar.

Até o ano de 1982, o estado federado destacado na Figura acima era um

  • A. Território Federal
  • B. Distrito Federal
  • C. Município neutro
  • D. Distrito municipal
  • E. Distrito industrial

Na sala de aula, o ensino da Geografia Escolar baseado em estudos empíricos, descritivos, mnemônicos e neutros das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço, expressa as influências do/da:

  • A. Materialismo histórico e dialético na Geografia.
  • B. Positivismo clássico na Geografia.
  • C. Fenomenologia na Geografia.
  • D. Positivismo lógico ou neopositivismo na Geografia.
  • E. Estruturalismo na Geografia.

Devido as suas dimensões continentais, o território brasileiro abriga uma grande diversidade de biomas com características distintas. Assinale a opção correta sobre os biomas brasileiros:

  • A. Nos cerrados a vegetação de savana predomina, porém é possível encontrar matas ciliares e florestas de grande porte que abrigam madeiras de alto valor. Esse bioma está restrito a região Centro-Oeste.
  • B. O bioma amazônico abrange mais de 45% do território brasileiro e abriga espécies florestais de alto valor.
  • C. As matas de araucárias são encontradas nos pampas gaúchos, que se estendem desde o Paraná até o Rio Grande do Sul.
  • D. A caatinga é um ambiente exaurido pela exploração humana. Antes do ciclo da cana-de-açúcar esse bioma apresentava altos índices de fertilidade e abundância de nascentes que foram destruídas pela ação antrópica.

A figura abaixo esquematiza as relações entre cidades em uma rede urbana no período técnico-científico-informacional atual, correspondendo, portanto, a uma ilustração do modelo informacional de hierarquia urbana.

Sobre as relações entre cidades nesse modelo de rede urbana é correto afirmar que:

  • A. A metrópole nacional comanda as relações entre as cidades da rede urbana por dispor da maior concentração e diversidade de indústrias.
  • B. As cidades locais, com papéis específicos, podem estar articuladas diretamente com a metrópole nacional, sem que as relações dependam de agentes localizados em cidades intermediárias, promovendo o chamado curto-circuito da cidade próxima.
  • C. A metrópole regional reforça e amplia o sua influência na rede urbana em vista da montagem das modernas vias de transportes e da constituição dos meios de informação em tempo real (internet e telefonia celular, por exemplo), enfraquecendo a influência de metrópole nacional na área onde exerce essa função.
  • D. O centro regional atrai os agentes que desenvolvem atividades econômicas específicas e modernas da cidade local e da vila localizadas em seu entorno, reforçando o caráter escalonado entre as cidades nesse modelo de hierarquia urbana.
  • E. As vilas e cidades locais tecem as suas relações com a metrópole nacional em uma série de degraus ou etapas, que correspondem ao centro local e à metrópole regional, evidenciando o padrão piramidal e militar desse modelo de hierarquia urbana.

A disponibilidade de terras agricultáveis confere uma vantagem competitiva ao Brasil, sendo que a exploração de produtos florestais pode contribuir muito com a economia nacional. Assinale a alternativa correta levando em consideração o texto acima:

  • A. O plantio de florestas é uma estratégia interessante para reduzir a pressão sobre matas nativas.
  • B. O fracasso dos sistemas de integração entre produção de grãos, proteína animal e silvicultura é uma realidade brasileira. Tal fato se deve à falta de conscientização do setor produtivo.
  • C. Devido ao baixo índice tecnológico empregado na silvicultura brasileira, a maior parte da biomassa extraída para produção de energia provém de desmatamentos da vegetação nativa.
  • D. A substituição das fontes de energia não renovável é prejudicial ao meio-ambiente, pois cria uma pressão exagerada, impossível de ser gerada pelos sistemas florestais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...