Questões de Geografia

Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No capitalismo, as relações campo-cidade se tornaram muito mais intensas e diversas porque atendem às complementaridades e interações fundamentais para a reprodução do seu modelo de sociedade historicamente determinado. Assim, nesse modo de produção

  • A. a cidade suprimiu o campo, já que o segundo passou a funcionar para atender aos ditames da produção localizada na segunda e apresenta pouca importância na dinâmica do funcionamento da economia geral.
  • B. o campo continuou com a propriedade da terra e a produção agrícola como negócios de capitalistas rurais. Portanto, mesmo com o avanço da urbanização sobre ele, manteve o comando sobre as suas principais atividades produtivas.
  • C. o campo se transformou pela adoção de formas, técnicas e relações de produção urbanas, por exercer funções antes consideradas como urbanas, por adotar o ritmo e os modos de vida urbanos, dai se falar em urbanização do campo, para uns, ou da existência de um novo rural, para outros.
  • D. o campo e a cidade se implodem, já que a urbanização completa do planeta desautoriza se considerar a existência de ambos em uma sociedade urbana que se completou.
  • E. a cidade invadiu o campo e a ele impôs as urbanidades, em contrapartida, o segundo não sobreviveu na primeira, dai a inexistência das ruralidades na cidade, característica da atual sociedade de urbanização completa.

A degradação dos solos é um problema presente em várias regiões do planeta. Assinale a alternativa correta:

  • A. A infestação por plantas como o capim-carrapicho (Cenchrus echinatus) pode servir como indicativo de solo degradado.
  • B. A degradação biológica dos solos gera prejuízos apenas para a produtividade agropecuária.
  • C. Solos rasos são menos passíveis de sofrer processos erosivos, já que a matriz rochosa tem função fixadora.
  • D. A presença de campos e áreas de vegetação rala nos cerrados são indicadores claros de ação antrópica intensa e degradação do solo.

A figura acima representa a divisão regional do espaço geográfico brasileiro nos três complexos regionais: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Sobre esses três complexos regionais é correta afirmar que

  • A. foram definidos pela combinação diferenciada dos elementos da natureza sobre o território brasileiro. Assim sendo, correspondem a uma regionalização estabelecida por critérios da Geografia Física.
  • B. resultam da combinação diferenciada das heranças socioespaciais do passado com os artefatos próprios do meio técnico-científico-informacional do presente. Desse modo, evidenciam uma regionalização fundamentada em critérios da Geografia Humana.
  • C. expressam as paisagens culturais singulares do espaço brasileiro, resultantes da variabilidade dos arranjos dos campos, dos sistemas agrícolas, dos habitat, da variação linguística, dos costumes etc. Assim, trata-se de uma regionalização fundamentada nos princípios da Geografia Humana.
  • D. resultam dos processos sociais e econômicos atrelados à industrialização e que passaram a atuar sobre a organização do espaço brasileiro a partir da década de 1950. Portanto, trata-se de uma divisão regional fundamentada em critérios da Geografia Humana.
  • E. evidenciam os regionalismos que se manifestam na existência de três identidades regionais predominantes: amazônica, nordestina e centro-sulista. Desse modo, denota uma regionalização calcada nos princípios da Geografia Humana.

A captação de águas subterrâneas é uma prática muito utilizada no fornecimento para cidades, fábricas e para a produção rural Assinale a alternativa correta levando em conta o efeito da estrutura pedológica sobre a captação de águas subterrâneas:

  • A. De forma geral, as águas subterrâneas requerem um tratamento mais rigoroso do que as superficiais, pois o solo abriga uma infinidade de contaminantes.
  • B. A água residual é aquela que se encontra de forma livre no solo, ou seja, não foi fortemente absorvida e está disponível para o uso.
  • C. Poços artesianos são aqueles cavados em regiões onde a altura piezométrica se encontra acima do nível do lençol freático.
  • D. O carreamento de contaminantes da superfície do solo pela água infiltrada é menor nos solos arenosos do que nos solos argilosos.

O mapa abaixo é uma representação do domínio original da floresta amazônica no Brasil. Leia-o, analise as assertivas verdadeiras e falsas sobre essa formação vegetal e, em seguida, assinale a sequência correta das respostas.

( ) Corresponde a uma formação vegetal heterogênea, densa, latifoliada, perenifólia e hidrófila típica de áreas tropicais úmidas.

( ) Apresenta solos de grande fertilidade em toda a sua extensão, o que explica a riqueza da sua cobertura vegetal e tem gerado a cobiça do agronegócio, que avança perigosamente sobre ela e tem provocado a sua devastação.

( ) É composta por uma formação vegetal densa, homogênea e higrófita que se localiza nas terras firmes e está ausente nos terrenos alagados, nos quais predominam formações campestres, o que reflete as diferenças de solo e de clima da região do seu domínio.

( ) Funciona, junto com a extensa e densa rede hidrográfica presente nesse espaço, como alimentadora da massa de ar equatorial continental úmida, que influência o regime de precipitações pluviométricas em muitas partes da América do Sul e, particularmente, do Brasil, como é exemplar as chuvas que caem no semiárido nordestino no verão. ( ) É objeto de cobiça e disputa por causa da sua riqueza biológica, mineral, madeireir

a, o que aguça os conflitos pela sua posse entre atores sociais internos e externos à região onde ela se localiza.

A sequência correta das respostas é:

  • A. F F V V V.
  • B. V F F F V.
  • C. V F F V V.
  • D. F V V F F.
  • E. V V F F F.

O processo de globalização neoliberal se afirmou com o fim da ordem geopolítica mundial bipolar, a emergência da terceira revolução técnica e científica, a reestruturação do capitalismo, a expansão das políticas neoliberais, entre outros. Sobre essa etapa histórica da humanidade é correto afirmar que:

  • A. As técnicas de informação instantâneas e as normas neoliberais permitem transgredir os limites das fronteiras nacionais, especialmente pelos monopólicos e oligopólios do capitalismo, notadamente o capital financeiro.
  • B. O tempo e o espaço se comprimem, dada à instantaneidade da circulação de informações, possibilitada pela revolução da informática, o que autoriza a se afirmar que a globalização é um fenômeno essencialmente técnico da história da humanidade.
  • C. A hegemonia planetária se desloca dos países capitalistas desenvolvidos, a exemplo dos EUA, para o continente asiático, com a China, em função da pujança do seu crescimento econômico, assumindo o papel de líder em uma ordem geopolítica mundial monopolar.
  • D. O Estado se enfraqueceu para exercer o seu papel em atender aos reclamos das finanças e de outros grandes interesses internacionais, fortalecendo, todavia, os seus cuidados com as populações cuja vida é mais difícil.
  • E. O espaço geográfico mundial se homogeneíza, pela incorporação dos aparatos técnicos, científicos e informacionais do período, transformando-se em meio técnico-científico-informacional, ao mesmo tempo em que a sua homogeneização faz as regiões desaparecerem.

O continente africano se inseriu na economia-mundo como espaço derivado das forças econômicas hegemônicas, primeiramente, como fornecedor de mão-de-obra cativa e, posteriormente, assumindo funções complementares para as economias capitalistas desenvolvidas. Esse papel na divisão territorial internacional do trabalho deixou marcas na sua configuração territorial que persistem como rugosidades socioespaciais até o presente. Sobre a colonização europeia, os seus impactos e as marcas deixadas no espaço africano, pode-se afirmar que:

  • A. A colonização europeia se fez preservando os limites territoriais pré-existentes e que separavam as diversas sociedades e etnias do continente. Por isso, os espaços nacionais africanos atuais refletem às territorialidades étnicas ancestrais à chegada dos colonizadores.
  • B. As configurações territoriais dos países africanos refletem o padrão das fronteiras estabelecidas pelo colonizador europeu, que não respeitou as diferenças culturais e sociais africanas, o que explica muitos dos conflitos étnicos vivenciados pelo continente.
  • C. A colonização europeia deixou como legado espacial uma intricada, densa e extensa rede de transportes, que vem sendo utilizada para promover a integração continental em blocos econômicos e, assim, facilitar as trocas entre os países do continente.
  • D. O modelo de colonização europeu permitiu um contínuo processo de acumulação interno de capitais, o que gerou muitas iniciativas de industrialização e permitiu experiências endógenas internas de desenvolvimento econômico no continente.
  • E. A colonização europeia conservou as formas africanas coletivas de apropriação e uso dos solos para a produção agrícola, logo, as fomes endêmica e epidêmica resultam das contradições internas e exclusivas do continente e já existiam antes da chegada do colonizador.

O processo de modernização da agricultura no Rio Grande do Norte tem ganhado destaque, principalmente pelo seu impacto na balança comercial do Estado, com o aumento das exportações, como também pelos empregos gerados nesse ramo.

Sobre as características desse processo de modernização, podemos afirmar que, no referido Estado, assenta-se sobre

  • A. trabalho assalariado formal, principalmente no Baixo Assu e na Chapada do Apodi, compondo domínios do meio técnico-científico-informacional.
  • B. trabalho assalariado informal, principalmente na região da Serra de Santana e em Ceará-Mirim , que compõem domínios do meio técnico-científico-informacional no Estado.
  • C. trabalho assalariado formal, principalmente na região do Baixo Assu e na Chapada do Apodi, correspondendo a domínios do meio técnico.
  • D. trabalho assalariado formal, principalmente na região do Sérido e da Chapada do Apodi, formando manchas do meio técnico-científico-informacional no território estadual,
  • E. abalho assalariado informal, principalmente na região do Baixo Assu e na Chapada do Apodi, formando domínios do meio técnico-científico-informacional.

A descrição anterior é característica do Bioma:

  • A. Estepes.
  • B. Desertos.
  • C. Mangues.
  • D. Semidesertos.

A informação correta entre atributo de textura do solo e implicações de manejo está correta em:

  • A. arenosa, formações de grandes torrões de solo, necessitando maior número de gradagens para desfazer os torrões.
  • B. textura média, quando apresentarem baixa capacidade de troca catiônica, reduzindo o número de gradagens em relação a solos mais argilosos.
  • C. argilosa, usar menores doses de herbicidas devido à menor adsorção desses compostos aos coloides do solo.
  • D. siltosa, em condições úmidas há baixa aderência da massa de solo aos implementos agrícolas, portanto podem ser usados sem grandes consequências nessas condições.
  • E. muito argilosa, devido ao favorecimento de lixiviação de nutrientes é necessário que se coloque menor número de cabeças de gado por hectare.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...