Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Revolução Industrial está ligada às necessidades do industrial que está atento ao mercado consumidor, dentro do tempo e espaço, àquilo que a demanda da procura e da oferta de mercadorias necessitam. A história da indústria, em diversos momentos, desenvolveu processos e procedimentos que acompanharam a trajetória do mundo, em especial o capitalista. Esta Revolução Industrial concentra capital inerente à etapa monopolista do capitalismo, a classe trabalhadora ganha nova forma. As melhores condições de trabalho são obtidas por uma elite operária. A redução da jornada de trabalho, o aumento no poder de compra dos salários, as novas alternativas de transporte e de lazer popular, tudo isto foi configurando uma nova cultura operária. O novo sindicalismo emergente passou a adotar estratégias de luta mais eficazes e a perseguir uma maior participação política. Ainda assim, as desigualdades sociais produzidas pelo capitalismo e as diferenças ideológicas (inclusive aquelas alimentadas pela religião e pelo nacionalismo de Estado) continuavam a fracionar a classe trabalhadora nos países mais favorecidos. O Estado passa a intervir na economia para regular a relação capital x trabalho, reduzir a desigualdade social (em especial, com políticas de redistribuição da renda e gastos sociais que ajudavam a garantir o pleno emprego). Mas, a intervenção estatal também procurava criar as condições necessárias para um desenvolvimento capitalista confiável. Tratase da
1ª Revolução Industrial.
2ª Revolução Industrial.
3ª Revolução Industrial.
4ª Revolução Industrial.
Analisando a expansão dos transgênicos pelo mundo, Durand (2009) destaca o predomínio de algumas culturas, em especial,
o milho e o trigo.
o arroz e o trigo.
a soja e a beterraba açucareira.
o algodão e o arroz.
a soja e o milho.
Considerando os movimentos relacionados à preservação e a manutenção dos recursos naturais, bem como da sustentabilidade de nossos ecossistemas, de acordo com o relatório Brundtland, sobre as propostas que necessitariam ser implantadas por governos e Estados, as medidas que seriam essenciais para os países promoverem o desenvolvimento sustentável são
I. a limitação do desenvolvimento populacional. II. a diminuição do consumo de energia e desenvolvimento de tecnologias utilizando fontes de energia renováveis. III. o controle da urbanização desordenada. IV. a garantia de recursos básicos mesmo que seja a curto prazo. É correto o que está contido emI e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
do êxodo rural, responsável pela decadência da cultura do café no Brasil a partir de 1930.
da modernização do campo brasileiro, especialmente através da expansão da mecanização.
da contaminação dos alimentos por agrotóxicos, devido ao uso de máquinas na agricultura.
do fim da imigração, que obrigou a introdução de máquinas na agricultura brasileira.
O texto a seguir sobre o mecanismo do clima urbano ou de circulação atmosférica em área urbana apresenta uma proposição e uma razão separadas pela palavra
PORQUE:
A incidência de radiação solar é alterada pela difusão de poluentes e micropartículas em suspensão, produzindo a radiação concentrada, que caracteriza a atmosfera das grandes cidades. Essa modalidade de radiação assume grande importância, PORQUE absorve uma parte significativa da energia que chega pela radiação solar. Assim, a absorção da energia é mais acentuada quando a camada da atmosfera atravessada pela radiação solar é menos espessa, ou seja, quando o sol atinge alturas menores sobre o horizonte, esboçando uma regularidade térmica.
A partir da análise do texto acima, assinale a alternativa correta, de acordo com o código a seguir:
A proposição e a razão são falsas.
A proposição é falsa, mas a razão é verdadeira.
A proposição e a razão são verdadeiras e a razão é causa da proposição.
A proposição e a razão são verdadeiras e a proposição é causa da razão.
A proposição e a razão são verdadeiras, mas não existe relação entre elas.
Até a década de 70, era inimaginável que a região do cerrado brasileiro tornar-se-ia produtora de soja em larga escala. Atualmente, esta região é responsável pela produção de 60% da cultura no Brasil. Com condições favoráveis como topografia e clima, o potencial de acréscimo para a produção de alimentos é muito alto considerando a produtividade e a incorporação de novas áreas. As tecnologias de correção de acidez do solo e a adubação fosfatada com o plantio direto têm gerado ótimos resultados até em áreas onde a produtividade era baixa ou nula. Em 2006, já havia 139 milhões de hectares cultiváveis, 60 milhões em estoque e 32 milhões em reserva. Os programas tecnológicos para a região contribuíram inclusive para a economia dos Estados na nova fronteira agrícola. O custo do alimento foi reduzido em 5% e a condição de vida, em média, melhorou 47%. Mesmo considerando todo este cenário favorável, o impacto negativo no ecossistema do Cerrado foi significativo. Sendo assim, os possíveis efeitos que afetaram esta paisagem foram
I. a perda da biodiversidade. II. o assoreamento, redução da ciclagem da água (e da precipitação). III. as contribuições para o aquecimento global, erosão e compactação do solo. IV. a exaustão dos nutrientes, que acaba com as opções de manejo florestal. É correto o que está contido emI e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV
falta de investimentos produtivos devido à hiperinflação e à fuga capitais estrangeiros.
saída das empresas multinacionais do país, em razão da valorização da moeda nacional.
maior abertura da economia brasileira e aos processos de reestruturação produtiva das empresas.
participação crescente dos sindicatos no governo, gerando atritos com as empresas privadas.
O mapa a seguir representa parte do continente da Oceania e, principalmente, os dois países mais importantes economicamente: Austrália e Nova Zelândia. A Nova Zelândia apresenta, com destaque no cenário mundial, a seguinte característica econômica:
aquicultura de camarão e lagostas.
exportação de carne e lã de ovinos.
extração de minério de ferro.
produção de derivados de soja.
produção de softwares de tecnologia.
Entre estas ações, devem estar contempladas
I. a rotação de culturas. II. o controle biológico de pragas. III. o uso de variedades tolerantes e resistentes a doenças. IV. o plantio direto e fixação biológica de nitrogênio. É correto o que está contido emI e II, apenas.
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
década de 1930 cultura do café.
período colonial mineração.
década de 1970 industrialização.
período colonial cana-de-açúcar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...