Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As charges abaixo estão relacionadas à atual crise financeira que vem ocorrendo na Zona do Euro.
Sendo assim, partindo dos conhecimentos sobre a ordem geopolítica e econômica no atual processo de globalização, e considerando o conteúdo das charges acima, analise as afirmativas abaixo sobre a crise na Eurozona.
I PIIGS é um acrônimo pejorativo criado pelas agências de risco e por alguns setores da imprensa europeia para designar o conjunto de países europeus colocados sob suspeição após os primeiros sinais da recente crise financeira na Europa.
II Em inglês, o nome pigs significa porcos, animais usado em caricaturas para ilustrar a má performance econômica e financeira de 5 cinco países da Zona doEuro, arrasados pela atual crise; Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha. Alguns analistas afirmam que a sigla PIIGS é uma referência à palavra porcos, em inglês (pigs), indicando que essas economias estariam sujas.
III Diferentemente da crise econômica de 2008, a questão agora não são as dívidas do setor privado, mas as obrigações do setor público. Os déficits fiscais nesses países são enormes e estruturais, e na maioria dos casos foi criada ou aprofundada depois do socorro financeiro aos bancos pelos Estados Nacionais, na tentativa de pôr fim a crise ou minimizar seus estragos.
IV A crise financeira, iniciada na Grécia, atingiu outros países da Zona do Euro, que também estão em condições fiscais debilitadas, como Irlanda, Espanha, Portugal e Itália, apresentando um elevado percentual da dívida pública e com déficit orçamentário em relação ao PIB do país, ultrapassando, assim, os limites estabelecidos para a Eurozona.
V Recentemente, como contrapartida à ajuda financeira do FMI, da União Europeia (UE) e do Banco Central Europeu (BCE), o governo da Grécia lançou um pacote de medidas de austeridade (disciplina) fiscal e de estímulo ao mercado. Entre as medidas governamentais aprovadas pelo Parlamento grego e apoiadas pelas classes populares do país, estão o ajuste fiscal, a reforma da Previdência social e a política de privatização de empresas públicas.
As afirmativas que estão corretas são as indicadas:
apenas pelos numerais I, II e III
apenas pelos numerais I, III e V
apenas pelos numerais III, IV e V
apenas pelos numerais I, II, III e IV
pelos numerais I, II, III, IV e V
Dos tipos de estruturas geológicas que distinguimos na crosta terrestre, o Brasil apresenta escudos cristalinos ou núcleos cratônicos, bacias sedimentares e dobramentos antigos. Sobre a estrutura geológica do relevo brasileiro, analise as proposições a seguir:
I. As bacias sedimentares ocupam cerca de 64% da área total do território brasileiro;
II. As áreas dos escudos ocupam 36% do território;
III. As áreas dos escudos ocupam 36% do território e foram formadas nas eras, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica;
IV. Os terrenos arqueozócios correspondem a 32% da área total do país, e os proterozóicos a 4%.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Somente a alternativa II está correta.
Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
Apenas a alternativa IV está correta.
Somente as alternativas I e IV estão corretas.
Leia o texto abaixo para responder à questão 48.
Com o intuito de evitar o esgotamento da camada de ozônio, foram adotados dois acordos internacionais relativos à sua proteção. É importante esclarecer que a Camada de Ozônio cumpre um papel fundamental na preservação da vida na Terra, pois funciona como um filtro das radiações solares, impedindo que cheguem à superfície grandes quantidades de raios ultravioletas B, causadores de sérios prejuízos à saúde humana (câncer de pele, catarata, debilidade do sistema imunológico) e ao equilíbrio de ecossistemas. Várias evidências científicas demonstram que algumas substâncias químicas contendo Cloro (Cl) e Bromo (Br) produzidas pelo homem e liberadas para a atmosfera, em particular os clorofluorcarbonos (CFCs), halons tetracloreto de carbono metil clorofórmio, hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e brometo de metila, reagem com o ozônio (O3) estratosférico contribuindo para o seu esgotamento, ameaçando a vida no Planeta.O texto acima está relacionado ao protocolo assinado para impedir a extinção da camada de ozônio. O protocolo a que se refere o texto é o
Rio 92.
Rio + 10.
de Kyoto.
de Montreal.
falta de investimentos produtivos devido à hiperinflação e à fuga capitais estrangeiros.
saída das empresas multinacionais do país, em razão da valorização da moeda nacional.
maior abertura da economia brasileira e aos processos de reestruturação produtiva das empresas.
participação crescente dos sindicatos no governo, gerando atritos com as empresas privadas.
A topometria compreende o estudo:
Das formas exteriores da superfície terrestre e das curvas de níveis;
Medidas rápidas e indiretas da superfície terrestre;
Dos processos clássicos de medidas de distância, ângulos e diferença de nível;
Dos processos de medidas de distâncias e ângulos por meio de levantamento fototopográfico.
Leia o texto abaixo, intitulado Blocos Regionais e Globalização: A multiplicação dos acordos e blocos econômicos regionais constitui um dos fenômenos mais marcantes do pós-Guerra Fria. A antiga paisagem plana, onde se destacava o cume praticamente solitário da Comunidade Europeia, foi preenchida por cordilheiras, montanhas e morros de blocos poderosos, intermediários ou pífios, ou apenas de projetos ambiciosos de megablocos transcontinentais.
A partir do texto acima, analise as proposições abaixo que caracterizam importantes blocos ou mercados regionais do planeta na atualidade:
I NAFTA, bloco econômico definido a partir da redução ou eliminação de tarifas alfandegárias que envolvem trocas de mercadorias e a garantia de um mercado comum através da livre circulação de pessoas, serviços e capitais.
II APEC, bloco econômico surgido a partir do Programa de Integração e Cooperação Econômica (PICE), assinado entre seus países integrantes, e efetivado por meio de uma união aduaneira ou tarifa externa comum para os produtos importados.
III ASEAN, bloco econômico fundado com a finalidade de promover o comércio aberto e a cooperação econômica na região pacífica. Esse megabloco poderá alterar significativamente o quadro das relações internacionais dada a importância das economias que abriga.
IV NAFTA, mercado regional criado como resposta à UE e para dar maior respaldo às intensas trocas comerciais entre seus membros.Atualmente, uma grande quantidade de produtos circula livremente entre seus integrantes.
V CAN, mercado regional marcado pela existência de uma área de livre-comércio tradicional, isto é, não envolve apenas a remoção de restrições tarifárias e não-tarifárias ao comércio de bens, mas também a definição de uma tarifa externa comum.
Assinale a alternativa com as proposições INCORRETAS:
I, II e III
II, III e V
III, IV e V
I, II, III e IV
I, II, III e V
O termo vem do tupi guarani e significa buraco grande. São grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas. É um tipo de erosão tão acentuada que acaba expondo o lençol freático. A denominação a que o texto se refere é:
Filete.
Erosão laminar.
Voçoroca ou boçoroca.
Erosão freática.
Considerando a possibilidade de manter continuamente condições iguais de vida para a sociedade e gerações futuras em determinado ecossistema, tem-se que pensar em sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade necessariamente passa pelos limites dos recursos naturais que, administrando-os com eficiência, permite que o progresso material e o consumo sejam preservados. Estes recursos até então eram vistos como ilimitados. Na Agenda 21, sobre a disposição deste conceito, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna 1
1. Sustentabilidade política.
2. Sustentabilidade econômica.
3. Sustentabilidade ecológica.
4. Sustentabilidade ambiental. 5. Sustentabilidade social.
Coluna 2
( ) Base física do processo de crescimento e tem como objetivo a manutenção dos estoques dos recursos naturais, incorporados às atividades produtivas.
( ) Refere-se à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas, o que implica a capacidade de absorção e recomposição dos ecossistemas em face das agressões antrópicas.
( ) Refere-se ao desenvolvimento e tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida da população. Para o caso de países com problemas de desigualdade e de inclusão social, implica a adoção de políticas distributivas e a universalização de atendimento a questões como saúde, educação, habitação e seguridade social.
( ) Refere-se ao processo de construção da cidadania para garantir a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento.
( ) Refere-se a uma gestão eficiente dos recursos em geral e caracteriza-se pela regularidade de fluxos do investimento público e privado. Implica a avaliação da eficiência por processos macrossociais.
1/ 2/ 3/ 4/ 5
5/ 4/ 3/ 2/ 1
3/ 4/ 5/ 1/ 2
3/ 2/ 1/ 4/ 5
I latifúndios, II minifúndios.
I tratores, II trabalhadores braçais.
I feijão, II cana de açúcar.
I produção de grãos, II área plantada.
Com o nível estacionado em determinado ponto, o topógrafo realizada uma visada de ré ao ponto A, de altitude conhecida (120,00 m) e, em seguida, realiza visada de vante nos pontos B, C e D, obtendo as leituras da tabela abaixo. As altitudes dos pontos B, C e D, respectivamente, é:
114,50 m; 117,50 m; 117,00 m;
115,50 m; 117,00 m; 118,00 m;
117,50 m; 115,00 m; 114,00 m;
115,00 m; 117,00 m; 114,00 m.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...