Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
pressão de grupos ambientalistas contra os combustíveis fósseis é uma das principais ameaças ao crescimento da economia mundial.
carência em conhecimentos tecnológicos representa uma barreira para a mudança das matrizes energéticas nos países pobres.
substituição dos combustíveis fósseis na matriz energética global é dificultada por diferentes interesses econômicos.
economia dos Estados Unidos é prejudicada pelos acordos internacionais, que só permitem o uso de combustíveis fósseis por países emergentes.
Ocupa cerca de 7,5% do território brasileiro. Dentro do grupo das cinco grandes bacias hidrográficas a do São Francisco é uma bacia que, juntamente com a bacia do Tocantins, pode ser considerada totalmente brasileira. Como o principal rio dessa bacia percorre áreas de planalto, o São Francisco é utilizado como fonte de energia, abrigando as usinas hidrelétricas de:
Manso, Itaipu e Furnas.
Paulo Afonso, Sobradinho, Três Marias e Moxotó.
Tucuruí e Água Vermelha.
São Félix e Marimbondo.
Entre as competências normativas do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres CENAD, assinale a opção incorreta.
Promover e acompanhar, em âmbito nacional, as ações de monitoração e de previsão de desastres.
Difundir alerta e alarme de desastres e prestar orientações preventivas à população.
Coordenar, em âmbito nacional, o desenvolvimento das ações de respostas aos desastres.
Elaborar, em âmbito nacional, plano de implantação de obras e serviços para a redução de riscos.
Operar e articular as ações dos Centros Operacionais nos três níveis do Sistema.
O transporte de petróleo em grandes navios é uma das principais fontes de poluição dos oceanos, devido ao lançamento do produto como resíduo ou através de vazamentos acidentais.
A expansão do número de países produtores de petróleo, a partir da década de 1980, tornou o produto acessível para as populações dos países subdesenvolvidos.
O petróleo é um recurso não renovável, portanto, finito. Porém, sua demanda continua crescendo no mundo inteiro, o que poderá causar escassez em futuro próximo.
O fim iminente das reservas de petróleo tem causado graves distúrbios sociais e conflitos militares nas áreas de produção, em razão do crescimento do desemprego.
Com relação à hidrografia brasileira, assinale a alternativa correta.
A maior parte dos rios brasileiros são de planalto.
O fato de os rios percorrerem áreas de planalto dificulta a navegação, mas facilita seu aproveitamento para a hidro-eletricidade.
Existem apenas duas bacias hidrográficas principais: a Amazônica e a Platina.
Os rios de planície, no Brasil, aparecem apenas na Bacia Amazônica, nas terras baixas do Planalto (Bacia do Paraguai) e em pontos esparsos das planícies costeiras.
Segundo a lei que dispõe sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil SINDEC, assinale a opção incorreta.
O Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC tem como objetivo planejar, articular e coordenar as ações de defesa civil em todo o território nacional.
Integra o SINDEC o Conselho Nacional de Defesa Civil - CONDEC, de natureza consultiva e deliberativa, responsável pela formulação e deliberação de políticas e diretrizes governamentais do Sistema Nacional de Defesa Civil.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional será o órgão coordenador do SINDEC, ficando responsável por sua articulação, coordenação e supervisão técnica.
Caberá ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais CEMADEN, desenvolver, estruturar, articular e coordenar os Sistemas de Informação de Desastres no Brasil SINDESB, de Monitoração de Desastres, de Alerta e Alarme, de Resposta aos Desastres, de Prevenção e de Reconstrução.
O Governo Federal instituirá cadastro nacional de municípios com áreas propícias à ocorrência de escorregamentos de grande impacto ou processos geológicos correlatos.
O acrônimo BRICS refere-se à iniciativa de cooperação internacional entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Do ponto de vista de sua estrutura produtiva, esses países apresentam, em comum, a seguinte característica:
indústrias armamentistas, produzindo componentes nucleares.
mercado interno retraído, reduzindo os investimentos externos.
economias intermediárias, caracterizando-se como emergentes.
agriculturas planificadas, seguindo o molde do socialismo real.
exportações incipientes, prejudicando a balança de pagamentos.
a biomassa apresentou o maior aumento de consumo.
as fontes não renováveis são as mais consumidas.
a nuclear é a única energia limpa, pois não emite gás poluente.
o carvão e a hídrica são energias renováveis.
Na década de 2000, 38% de todos os solos agricultáveis já estavam degradados. No total, ocorreu uso inadequado dos solos em 562 milhões de hectares.
As alternativas a seguir apresentam fatos relacionados ao uso inadequado dos solos, com exceção de uma. Assinale-a.selagem e compactação, ligados à mecanização;
salinidade e toxidade relacionada ao manejo hídrico incorreto;
erosão acelerada relacionada às áreas monocultoras de cultivos lucrativos;
eliminação da vida microbiana devido à aplicação exagerada de agrotóxicos;
perdas de nutrientes e matéria orgânica provocado pela rotação de culturas.
Sobre as leis que dispõem sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil SINDEC, assinale a opção incorreta.
O Fundo Especial para Calamidades Públicas - Funcap, de natureza contábil e financeira, terá como finalidade custear ações de reconstrução em áreas atingidas por desastres nos entes federados que tiverem a situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos.
Caberá aos municípios elaborar carta geotécnica de aptidão à urbanização, estabelecendo diretrizes urbanísticas voltadas para a segurança dos novos parcelamentos do solo urbano.
Para coordenar e integrar as ações do SINDEC em todo o território nacional, a Secretaria Nacional de Defesa Civil manterá um centro nacional de gerenciamento de riscos e desastres, com a finalidade de agilizar as ações de resposta, monitorar desastres, riscos e ameaças de maior prevalência.
O SINDEC contará com Grupo de Apoio a DesastresGADE, vinculado à Secretaria Nacional de Defesa Civil, formado por equipe multidisciplinar, mobilizável a qualquer tempo, para atuar nas diversas fases do desastre em território nacional ou em outros países.
Compete ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres CENAD, a coordenação do SINDEC, ficando responsável por sua articulação, coordenação e supervisão técnica. Para o funcionamento integrado do SINDEC, os Estados, Distrito Federal e Municípios encaminharão ao CENAD informações atualizadas a respeito das respectivas unidades locais responsáveis pelas ações de defesa civil em suas jurisdições.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...