Questões de Geografia

Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    pressão de grupos ambientalistas contra os combustíveis fósseis é uma das principais ameaças ao crescimento da economia mundial.

  • B.

    carência em conhecimentos tecnológicos representa uma barreira para a mudança das matrizes energéticas nos países pobres.

  • C.

    substituição dos combustíveis fósseis na matriz energética global é dificultada por diferentes interesses econômicos.

  • D.

    economia dos Estados Unidos é prejudicada pelos acordos internacionais, que só permitem o uso de combustíveis fósseis por países emergentes.

Desde a última década do século passado, têm sido intensificados os esforços para diminuição dos desastres associados às causas naturais. Sobre esse assunto são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) No Brasil, dos desastres associados a causas naturais, os mais frequentes são as inundações seguidas dos escorregamentos, no entanto, os escorregamentos são, dos desastres, os que mais causam mortes.

( ) Carta de risco é o mesmo que uma carta de probabilidade de ocorrência de um evento perigoso.

( ) A preparação da carta de suscetibilidade de deslizamento é normalmente baseada em duas premissas: que o passado é um guia para o futuro, de modo que existe a probabilidade de ocorrer deslizamentos no futuro em áreas que passaram por deslizamentos no passado; e que, em áreas com topografia, geologia ou geomorfologia similares a áreas onde ocorreram deslizamentos no passado, também existe a probabilidade de ocorrer deslizamentos no futuro.

( ) A metodologia Zermos (zonas expostas a movimentação de solo) foi adotada pelo serviço geológico alemão e é empregada em áreas com acentuadas variações nas inclinações das encostas por serem zonas com maior possibilidade de movimentação de materiais geológicos.

( ) As cartas de risco devem ser elaboradas tomandose como base documentos relacionados aos eventos perigosos, aos elementos de ocupação e à vulnerabilidade dos elementos diante do evento perigoso.

  • A.

    V, F, F, V, V

  • B.

    V, V, F, F, F

  • C.

    F, F, F, F, V

  • D.

    V, F, V, V, F

  • E.

    V, F, V, F, V

Um dado demográfico revelador da movimentação interna da população brasileira se relaciona à taxa de população masculina, isto é, a proporção entre o número de homens e mulheres na população de cada lugar.

Segundo Thery & Mello (2010), há predomínio de população masculina

  • A.

    nas zonas pioneiras do Centro-Oeste e da Amazônia.

  • B.

    nas cidades litorâneas do Nordeste.

  • C.

    no interior do Paraná e Rio Grande do Sul.

  • D.

    no Triângulo Mineiro.

  • E.

    na região metropolitana da Baixada Santista.

Em 2008, o JTC1 - Comitê Técnico de Deslizamentos e Encostas Artificiais das Associações Internacionais ISSMGE (Associação Internacional de Mecânica dos solos e engenharia Geotécnica), IAEG (Associação Internacional de Geologia de Engenharia e Ambiental) e ISRM (Associação Internacional de Mecânica das Rochas) publicaram um “manual para o zoneamento de suscetibilidade, perigo e risco de deslizamentos para o planejamento do uso do solo”, objetivando atender à necessidade de uma terminologia unifi cada em zoneamento de suscetibilidade, perigo e risco para que o zoneamento em qualquer área possa ser comparado de forma semelhante a zonas de áreas adjacentes e para assegurar que passos fundamentais de avaliação sejam propriamente considerados e aplicados no gerenciamento de áreas propensas a deslizamentos. Com base nesta publicação, são feitas algumas afi rmativas a seguir. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) Risco é uma condição com o potencial de causar uma consequência indesejável. A descrição de um risco de deslizamento deve incluir o local, volume (ou área), classificação e velocidade dos deslizamentos em potencial e materiais destes resultantes, e a probabilidade de sua ocorrência dentro de um período de tempo determinado.

( ) Vulnerabilidade é o grau de perda para um dado elemento ou grupo de elementos dentro da área afetada pelo deslizamento. É expressa numa escala de zero (sem perda) até um (perda total).

( ) Perigo é uma medida da probabilidade e severidade de um efeito adverso à saúde, propriedade ou meio ambiente.

( ) São elementos em risco a população, prédios e construções, atividades econômicas, serviços públicos, outros tipos de infraestrutura e valores do meio ambiente na área que é potencialmente afetada pelo perigo do deslizamento.

( ) Suscetibilidade de deslizamento é o resultado de uma análise quantitativa ou qualitativa da classifi cação, volume (ou área) e distribuição espacial de deslizamentos que existem ou podem ocorrer em uma área.

  • A.

    V, V, V, F, F

  • B.

    V, V, F, F, F

  • C.

    F, V, F, F, V

  • D.

    F, V, F, V, V

  • E.

    V, F, V, F, V

A liberalização dos mercados proporciona, segundo seus defensores, ganhos potenciais a todos os participantes. O termo “potenciais” significa que a liberalização abre possibilidades que, para serem efetivas, exigem medidas ou políticas de acompanhamento sensatas e de índole muito diversificada: tecnológicas, cambiais, educativas, inovadoras, desenvolvimentistas etc.

Analise as afirmativas a respeito do tema (Globalização) e assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Os maiores benefícios e vantagens da crescente liberalização nos fluxos de mercadorias, serviços e capitais ocorreram nos países desenvolvidos. Deve-se considerar que a maior parte do comércio mundial está em poder das empresas multinacionais dos países desenvolvidos e, portanto, os aumentos mais significativos dos fluxos comerciais ocorreram nessas empresas;

  • B.

    A liberalização deu-se principalmente nos setores manufatureiros e de tecnologia de ponta, nos quais os países desenvolvidos e, em grande medida, os NIC (New Industrialized Countries, países de industrialização recente), como a Coréia do Sul, Cingapura, Hong Kong, Formosa, Malásia, Indonésia etc., têm vantagens sobre os demais;

  • C.

    A liberalização dos movimentos de capitais também foi muito vantajosa para a livre circulação de dinheiro nos países do sul;

  • D.

    Os setores em que muitos países menos desenvolvidos poderiam obter lucros nos intercâmbios comerciais, como o agrícola e o pecuário, não tiveram o mesmo grau de liberalização por diversas causas, todas baseadas numa intenção comum: a proteção desses setores nos países desenvolvidos.

A Resolução CONAMA 001/86 instituiu, como exigência legal, para a implantação de grandes projetos com o significativo impacto ambiental, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

As alternativas a seguir apresentam atividades sujeitas a licenciamento com apresentação de EIA/RIMA, com exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento;

  • B.

    portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos;

  • C.

    oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgotos sanitários;

  • D.

    projetos agropecuários em áreas inferiores a 10 hectares, considerados de relevante interesse ambiental, a critério dos órgãos municipais e estaduais;

  • E.

    complexos e unidades industriais e agroindustriais (petroquímicos, siderúrgicos, cloroquímicos, destilarias de álcool e hulha).

A comissão de cartografia geotécnica da Associação Internacional de Geologia de Engenharia e Ambiental (IAEG) iniciou seus trabalhos em 1968 e em 1976 publicou pela Unesco um guia para preparação de cartas geotécnicas que unificou os conceitos básicos utilizados em cartografia geotécnica. Várias afirmações são feitas a seguir com base nessa publicação. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) A definição adotada é de que uma carta geotécnica é uma carta geológica que fornece uma representação generalizada de todos os componentes de um ambiente geológico que tenha importância para o planejamento do uso do solo e para o projeto, construção e manutenção das obras de engenharia civil e de mineração.

( ) As informações básicas para elaboração das cartas geotécnicas são: dados das rochas e dos solos; as condições hidrogeológicas; e as condições geomorfológicas.

( ) As cartas geotécnicas são classificadas de acordo com sua finalidade ( específica ou múltipla) e escala (pequena, média e grande).

( ) São consideradas escalas pequenas as iguais ou menores que 1:100.000, escalas grandes as iguais ou maiores que 1:1.000 e médias as entre 1:1.000 e 1:100.000.

( ) Na preparação de cartas de zoneamento geotécnico, os níveis taxonômicos são assim definidos: “Regiões”, baseado na uniformidade dos diferentes elementos das estruturas geotectônicas; “Áreas”, baseado na uniformidade das diferentes unidades geomorfológicas regionais; “Zonas”, baseado na homogeneidade litológica e no arranjo estrutural dos complexos formados pelas litofaceis das rochas e solos; e “Distrito”, nos quais as condições hidrogeológicas e fenômenos geodinâmicos são uniformes.

  • A.

    V, V, F, F, V

  • B.

    V, F, F, F, V

  • C.

    V, F, V, F, V

  • D.

    F, V, F, V, F

  • E.

    V, F, V, V, F

Ainda Sobre a evolução da internacionalização econômica e financeira analise as afirmativas colocando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) Os antecedentes da internacionalização empresarial, no sentido comercial, remontam à época mercantilista, durante a qual surgiram as primeiras empresas com sedes em diferentes continentes, como a Companhia das Índias Orientais.

( ) Os primeiros casos de empresas com sedes comerciais e/ou produtivas em continentes diferentes ocorreram nos primeiros anos do século XV.

( ) Na atualidade, a grande maioria das economias mantém fortes relações entre si e, cada vez mais, qualquer acontecimento econômico num país tem consequências nos outros países.

( ) Uma crescente interdependência entre os países começou a se tornar evidente na metade da década de 1950, o que levou à criação do Grupo dos Cinco (Estados Unidos, Alemanha, Japão, França e Reino Unido).

( ) o grau atual de relações crescentes entre os diversos países (globalização) começou depois da segunda guerra mundial, quando se iniciou a reconstrução europeia, época de políticas fortemente protecionistas e conflitos e mudanças internacionais.

A sequência correta encontrada é:

  • A.

    V-F-V-V-V;

  • B.

    V-F-V-V-V;

  • C.

    V-F-V-F-V;

  • D.

    F-F-V-F-V.

A Política do Meio Ambiente, baseada na Lei 6.938/81, tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar o desenvolvimento sócio-econômico, os interesses da segurança nacional e a proteção da dignidade da vida.

Assinale a afirmativa que não apresenta princípios dessa política.

  • A.

    racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;

  • B.

    planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais;

  • C.

    proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas;

  • D.

    controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras;

  • E.

    criação de reserva naturais para fins de pesquisa e análise de ecossistemas.

A partir das informações do gráfico acima e considerando os conhecimentos sobre a evolução demográfica mundial, analise os itens abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

I Nas últimas décadas, o aumento da população mundial foi mais lento, impulsionado pela redução das taxas de natalidade e de mortalidade. O ritmo de crescimento demográfico começa a diminuir. Ademais, na década de 1970, a população mundial crescia até 5 % ao ano, ao passo que atualmente a taxa de crescimento do número de pessoas no mundo vem se estabilizando desde a década de 1990 em torno de 3 % ao ano.

II As recentes mudanças na tendência do comportamento da população terão como resultado um novo padrão demográfico mundial, marcado pela queda brusca do ritmo de crescimento populacional e por um envelhecimento das pessoas, criando sociedades com mais idosos do que jovens. Como exemplo dessa situação, podemos citar as alterações da pirâmide etária do Brasil, com cerca de 1/3 da população com 60 anos ou mais de idade.

III Neste início de século, a população mundial ainda vem apresentando uma situação de heterogeneidade quanto a seu tamanho e sua taxa de crescimento. Atualmente, cerca de 60% da população mundial vive na Ásia e na África, enquanto ¼ vive nas Américas. A Europa e a Oceania têm 15 % das pessoas do mundo atual. No Brasil, a população não chega a 200 milhões de habitantes.

IV Segundo as estimativas populacionais da ONU e dos institutos de pesquisa, com o ritmo de crescimento mais lento das últimas décadas, o surgimento de mais um bilhão de pessoas no mundo, totalizando 8 bilhões de habitantes, só deve acontecer na 2ª metade do próximo século, gerando o envelhecimento de mais da metade da população do planeta.

Marque a alternativa com a sequência correta de cima para baixo:

  • A.

    V V V V

  • B.

    F F F F

  • C.

    F V F F

  • D.

    V V F F

  • E.

    F F V V

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...