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De acordo com Moretto (2010, p. 48), Três conceitos são determinantes na orientação tanto para o planejamento como para a práxis do professor: o aprender, o ensinar e o avaliar a aprendizagem. À luz de uma perspectiva construtivista sociointeracionista, identifique abaixo, qual alternativa NÃO se enquadra no aprender, ensinar e avaliar.
Oaluno aprende na medidaemque se apropria de informações, dando-lhes significado no universo simbólico de sua estrutura cognitiva.
O professor precisa planejar suas estratégias pedagógicas, respeitando as características psicossociais e cognitivas de seus estudantes.
A função do professor é organizar o contexto da apresentação de conhecimentos socialmente construídos, facilitando a aprendizagem significativa.
Aavaliação não é o produto final. Ela é o momento em que o professor recolhe os dados para sua reflexão-ação com vistas a redirecionar seu processo de ensino.
O aluno é o construtor de seus próprios conhecimentos. Através de suas concepções mais recentes serão construídas novas relações de conhecimento.
Quais atitudes devemos adotar na escola, para fomentar a discussão sobre a elaboração dos currículos a partir dos educandos? Marque a alternativa correta.
Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.
Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.
Questionar sobre como novas imagens e conceitos de alunos apontam para novos ordenamentos e prioridades nos conteúdos curriculares.
Ordenar os conteúdos por séries, níveis, disciplinas, gradeado e precedente, trabalhando a lógica avaliativa do mérito.
Pensar a função social das escolas e da docência para sustentar as políticas e propostas curriculares vigentes.
De acordo com Libâneo (2008, p. 120), É sempre útil distinguir, nos estudos dos processos de organização e gestão, duas concepções bastante diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico-racional e a concepção sociocrítica. Na concepção sociocrítica, vigoram:
o planejamento, a organização e o controle, visando qualidade.
prescrições detalhadas de funções e tarefas que acentuam a divisão técnica do trabalho.
a valorização dos elementos instituintes da organização escolar e o poder instituído.
as relações de subordinação instituídas na estrutura organizacional.
formas democráticas de gestão e de tomada de decisões.
De acordo com MOREIRA (2001, p.24), do ponto de vista de David Ausubel, no que se refere à busca de evidências da aprendizagem significativa, uma alternativa é propor ao aluno:
a execução de atividades repetitivas para melhor fixação.
uma tarefa sequencialmente dependente da outra.
exercitar a memorização através da resolução de problemas propostos.
uma atividade que possa ser executada sem o perfeito domínio deumprecedente.
identificar ideias idênticas elencadas.
O´texto apresenta uma transformação nos estudos da geografia, identificada, principalmente, através de uma nova:
relação com o espaço público.
organização do Estado nação.
concepção da natureza.
possibilidade de migrações.
fluidez da economia.
Para tanto, deve-se aplicar a ideia de que:
a geografia escolar deve possibilitar ao aluno a compreensão das teorias acadêmicas.
a geografia propicia ao aluno a plena utilização de sistemas técnicos, tais como o GPS.
a geografia utiliza os conteúdos como pretexto para desenvolver o aluno como cidadão.
a geografia dispensa qualquer necessidade de mediação, pois é a disciplina do espaço.
a geografia ensinada deve ser comparada com a cultura geográfica do cotidiano do aluno.
A conexão da Geografia com outras disciplinas através da transdisciplinaridade é um ponto central no ensino fundamental. Dentre os temas mais comuns, o da Saúde possibilita ao professor uma amplitude de abordagem, realizando a construção de cidadãos conscientes. A melhor conexão realizada pela Geografia com o tema da saúde pode ser identificada através:
das diferenças salariais entre gêneros.
do aumento dos fluxos populacionais.
das deficiências do saneamento básico.
do incentivo à produção da fruticultura.
da formação dos polos universitários.
Com relação ao processo de desertificação, processo de formação e expansão de desertos, é correto afirmar:
A ação antrópica não tem qualquer influência na formação e estabelecimento dos desertos, decorrentes de condições climáticas específicas.
O aumento de áreas de pastagens não afeta a expansão dos desertos, devido ao plantio de capim.
As regiões submetidas a secas frequentes são pouco propensas a sofrer com a desertificação, devido à autorregulação hídrica das plantas.
O aumento de áreas agrícolas com irrigação contribui para evitar o estabelecimento e desenvolvimento do processo de desertificação.
O crescimento populacional e o consequente aumento da necessidade de áreas para agricultura são responsáveis por esse processo.
Com o fim da Guerra Fria, o interesse estratégico das grandes potências pela África diminuiu. No entanto, recentemente, novas relações econômicas têm remodelado algumas estruturas econômicas de países do continente. Atualmente, tem-se observado, na África, crescente presença dos
franceses.
japoneses.
israelenses.
canadenses.
chineses.
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