Questões de Geografia

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De acordo com Moretto (2010, p. 48), “Três conceitos são determinantes na orientação tanto para o planejamento como para a práxis do professor: o aprender, o ensinar e o avaliar a aprendizagem.” À luz de uma perspectiva construtivista sociointeracionista, identifique abaixo, qual alternativa NÃO se enquadra no aprender, ensinar e avaliar.

  • A.

    Oaluno aprende na medidaemque se apropria de informações, dando-lhes significado no universo simbólico de sua estrutura cognitiva.

  • B.

    O professor precisa planejar suas estratégias pedagógicas, respeitando as características psicossociais e cognitivas de seus estudantes.

  • C.

    A função do professor é organizar o contexto da apresentação de conhecimentos socialmente construídos, facilitando a aprendizagem significativa.

  • D.

    Aavaliação não é o produto final. Ela é o momento em que o professor recolhe os dados para sua reflexão-ação com vistas a redirecionar seu processo de ensino.

  • E.

    O aluno é o construtor de seus próprios conhecimentos. Através de suas concepções mais recentes serão construídas novas relações de conhecimento.

Quais atitudes devemos adotar na escola, para fomentar a discussão sobre a elaboração dos currículos a partir dos educandos? Marque a alternativa correta.

  • A.

    Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.

  • B.

    Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.

  • C.

    Questionar sobre como novas imagens e conceitos de alunos apontam para novos ordenamentos e prioridades nos conteúdos curriculares.

  • D.

    Ordenar os conteúdos por séries, níveis, disciplinas, gradeado e precedente, trabalhando a lógica avaliativa do mérito.

  • E.

    Pensar a função social das escolas e da docência para sustentar as políticas e propostas curriculares vigentes.

De acordo com Libâneo (2008, p. 120), “É sempre útil distinguir, nos estudos dos processos de organização e gestão, duas concepções bastante diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico-racional e a concepção sociocrítica.” Na concepção sociocrítica, vigoram:

  • A.

    o planejamento, a organização e o controle, visando qualidade.

  • B.

    prescrições detalhadas de funções e tarefas que acentuam a divisão técnica do trabalho.

  • C.

    a valorização dos elementos instituintes da organização escolar e o poder instituído.

  • D.

    as relações de subordinação instituídas na estrutura organizacional.

  • E.

    formas democráticas de gestão e de tomada de decisões.

De acordo com MOREIRA (2001, p.24), do ponto de vista de David Ausubel, no que se refere à busca de evidências da aprendizagem significativa, uma alternativa é propor ao aluno:

  • A.

    a execução de atividades repetitivas para melhor fixação.

  • B.

    uma tarefa sequencialmente dependente da outra.

  • C.

    exercitar a memorização através da resolução de problemas propostos.

  • D.

    uma atividade que possa ser executada sem o perfeito domínio deumprecedente.

  • E.

    identificar ideias idênticas elencadas.

O´texto apresenta uma transformação nos estudos da geografia, identificada, principalmente, através de uma nova:

  • A.

    relação com o espaço público.

  • B.

    organização do Estado nação.

  • C.

    concepção da natureza.

  • D.

    possibilidade de migrações.

  • E.

    fluidez da economia.

Para tanto, deve-se aplicar a ideia de que:

  • A.

    a geografia escolar deve possibilitar ao aluno a compreensão das teorias acadêmicas.

  • B.

    a geografia propicia ao aluno a plena utilização de sistemas técnicos, tais como o GPS.

  • C.

    a geografia utiliza os conteúdos como pretexto para desenvolver o aluno como cidadão.

  • D.

    a geografia dispensa qualquer necessidade de mediação, pois é a disciplina do espaço.

  • E.

    a geografia ensinada deve ser comparada com a cultura geográfica do cotidiano do aluno.

A conexão da Geografia com outras disciplinas através da transdisciplinaridade é um ponto central no ensino fundamental. Dentre os temas mais comuns, o da Saúde possibilita ao professor uma amplitude de abordagem, realizando a construção de cidadãos conscientes. A melhor conexão realizada pela Geografia com o tema da “saúde” pode ser identificada através:

  • A.

    das diferenças salariais entre gêneros.

  • B.

    do aumento dos fluxos populacionais.

  • C.

    das deficiências do saneamento básico.

  • D.

    do incentivo à produção da fruticultura.

  • E.

    da formação dos polos universitários.

Com relação ao processo de desertificação, processo de formação e expansão de desertos, é correto afirmar:

  • A.

    A ação antrópica não tem qualquer influência na formação e estabelecimento dos desertos, decorrentes de condições climáticas específicas.

  • B.

    O aumento de áreas de pastagens não afeta a expansão dos desertos, devido ao plantio de capim.

  • C.

    As regiões submetidas a secas frequentes são pouco propensas a sofrer com a desertificação, devido à autorregulação hídrica das plantas.

  • D.

    O aumento de áreas agrícolas com irrigação contribui para evitar o estabelecimento e desenvolvimento do processo de desertificação.

  • E.

    O crescimento populacional e o consequente aumento da necessidade de áreas para agricultura são responsáveis por esse processo.

  • A. pós-rifte inicial gera depósitos finos devido à estabilização tectônica.
  • B. inicial do rifte gera os depósitos mais grossos devido ao rejuvenescimento das drenagens.
  • C. de clímax tectônico gera os depósitos de maior granulometria devido ao aumento de relevo nas áreas adjacentes.
  • D. de clímax tectônico gera os depósitos de menor granulometria devido à diminuição de espaço na bacia.
  • E. de clímax tectônico gera os depósitos de menor granulometria devido ao aumento de espaço na bacia.

Com o fim da Guerra Fria, o interesse estratégico das grandes potências pela África diminuiu. No entanto, recentemente, novas relações econômicas têm remodelado algumas estruturas econômicas de países do continente. Atualmente, tem-se observado, na África, crescente presença dos

  • A.

    franceses.

  • B.

    japoneses.

  • C.

    israelenses.

  • D.

    canadenses.

  • E.

    chineses.

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