Questões de Geografia

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Observe a figura.

Na figura, estão representados

  • A.

    a precessão dos equinócios e o movimento de rotação da Terra.

  • B.

    o sistema solar e a posição da órbita da Terra em relação ao Sol.

  • C.

    o movimento de translação da Terra e a mudança das estações do ano.

  • D.

    a alternância dos climas ao longo da história da Terra e o movimento de revolução.

  • E.

    o movimento de rotação da Terra e formação das zonas térmicas.

  • A. coincidentes em ambos os modelos.
  • B. coincidentes no modelo de Wernicke e distintas no de McKenzie.
  • C. coincidentes no modelo de cisalhamento simples e distintas no de cisalhamento puro.
  • D. coincidentes no modelo de cisalhamento puro e distintas no de cisalhamento simples.
  • E. distintas em ambos os modelos.

A América do Sul se estende por diferentes latitudes e possui formas de relevo variadas. Isso proporciona a atuação e o desenvolvimento de diferentes sistemas atmosféricos, os quais contribuem para a não homogeneidade climática da região. São características da região do sertão nordestino brasileiro (R7):

  • A.

    precipitação praticamente homogênea ao longo do ano e com baixo total anual (inferior a 350 mm/ano).

  • B.

    precipitação praticamente homogênea ao longo do ano e com elevado total anual (1.050 -1.750 mm/ano).

  • C.

    máximos de precipitação no verão e mínimos no inverno, mas os totais são reduzidos (entre 200 e 500 mm/ano).

  • D.

    máximos de precipitação no verão e mínimos no inverno, com total anual variando de 350-700 mm/ano, exceto em uma sub-região onde ocorre variação de 700 a 1.400 mm/ano.

  • E.

    máximos de precipitação no primeiro semestre do ano e com total anual variando em cada sub-região, de 1.500 a 2.000 mm/ano.

Observe os gráficos a seguir.

  • A.

    Índia, México e Israel.

  • B.

    França, Uganda e Brasil.

  • C.

    China, Argentina e Rússia.

  • D.

    Polônia, Japão e Austrália.

  • E.

    África do Sul, Uruguai e Espanha.

A cartografia é um dos conteúdos mais importantes na geografia e que possibilita uma série de metodologias ao longo dos estudos. A utilização de representações tradicionais, como os mapas, é importante, mas existem outras formas de abordar o conteúdo. Com base na tabela a seguir, pode-se aplicar o conhecimento geográfico-cartográfico do aluno para explicar o seguinte acontecimento:

  • A.

    a compreensão dos fusos horários das cidades através das longitudes.

  • B.

    a aplicação do horário de verão nos estados da região sul.

  • C.

    a localização dos lugares através do sistema de pontos cardeais.

  • D.

    a a melhor projeção cartográfica na representação das cidades.

  • E.

    a importância do Meridiano de Greenwich na determinação das horas.

As cidades globais

  • A.

    apresentam uma forte centralização de processos políticos de tomada de decisões.

  • B.

    estão espacialmente concentradas nos hemisférios norte-ocidental.

  • C.

    tendem a homogeneizar a infraestrutura devido ao intercâmbio que mantêm entre si.

  • D.

    mantêm poucas relações entre si, mas fortes relações com as metrópoles de seus países.

  • E.

    têm peso político e econômico semelhante, diferindo apenas no número de habitantes.

Apartir do cartograma, pode-se afirmar que:

  • A.

    “D” representa o país que possui um intenso conflito com Israel pela territorialidade da cidade sagrada de Jerusalém.

  • B.

    “F” representa um dos países de origem árabeislâmica que não aceita o poder do Hamas no território da Palestina.

  • C.

    “A” representa o país cuja Revolução Islâmica Xiita resultou na queda do governo ditatorial e a disseminação de revoltas na região.

  • D.

    “E” representa um dos países cuja existência da nação curda em seu território promove conflitos internos, mesmo com a ocupação ocidental.

  • E.

    “H” representa o principal detentor de jazidas petrolíferas da região e que impõe taxas alfandegárias na circulação pelo mar Vermelho.

Leia algumas manchetes da mídia.

Governo da Líbia rejeita cessar fogo com rebeldes.

Presidente do Iêmen discursa e dá a entender que não sai.

Presidente da Síria cria comitê para estudar fim da lei de emergência.

Nas orientações curriculares do MEC para o Ensino Médio na disciplina Geografia, os três temas destacados na mídia poderiam ser abordados no eixo temático:

  • A.

    As questões ambientais, resultantes dos processos de apropriação dos recursos naturais em diferentes escalas e sua conotação geopolítica.

  • B.

    O futuro dos espaços agrários, a globalização, a modernização da agricultura no período técnico-científico informacional e a manutenção das estruturas agrárias tradicionais.

  • C.

    As diferentes fronteiras e a organização da geografia política do mundo atual, Estado e organização do território.

  • D.

    Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade, o desenvolvimento da Geografia Urbana mundial.

  • E.

    Produção e organização do espaço geográfico e mudanças nas relações de trabalho, inovações técnicas e tecnológicas e as novas geografias.

A partir da leitura do texto de Milton Santos NÃO é possível inferir que:

  • A.

    A construção ou reconstrução do espaço se torna possível devido à relação entre técnica e trabalho humano.

  • B.

    A relação entre o homem e a natureza seria uma via de mão dupla, já que ambos modificam e são modificados reciprocamente.

  • C.

    A natureza estaria sempre sendo redescoberta pelo homem, o natural cede lugar à racionalidade e a natureza é instrumentalizada e domesticada.

  • D.

    A natureza e o homem vivenciam uma relação de interdependência em que a natureza se sobrepõe à cultura e à tecnologia.

  • E.

    Com a tecnificação, a relação natureza-sociedade se intensifica na construção do espaço social.

De acordo com os conceitos de megacidades e cidades globais, julgue os itens que se seguem.

Tanto países subdesenvolvidos quanto países desenvolvidos podem possuir megacidades, pois o critério de classificação independe da condição de qualidade de vida de um país.

  • C. Certo
  • E. Errado
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