Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As linhas assinaladas com as letras A, B e C são representativas, respectivamente, de:
isóbaras, isotermas e adiabáticas secas.
adiabáticas secas, isotermas e pseudo-adiabáticas.
isotermas, razão de mistura de saturação de vapor constantes e pseudo-adiabáticas.
pseudo-adiabáticas, isotermas e adiabáticas secas.
razão de mistura de vapor constantes, isobáricas e pseudo-adiabáticas.
A distribuição vertical da temperatura nos oceanos não é uniforme nas diferentes latitudes. A esse respeito, afirma-se que, em
altas latitudes, as diferenças de temperatura entre a superfície e as águas profundas são muito grandes quando comparadas com as obtidas em médias e baixas latitudes.
altas latitudes, as diferenças de temperatura entre a superfície e as águas profundas são muito pequenas quando comparadas com as obtidas em médias e baixas latitudes.
baixas latitudes, o calor da superfície do mar passa para a atmosfera, reduzindo a diferença entre as camadas.
médias e baixas latitudes, nas águas bem profundas, encontra-se uma camada com máximo de decréscimo de temperatura por unidade de profundidade.
águas tropicais, o gradiente de temperatura (termoclina) pode ocupar entre 10 e 100 m, de acordo com a estação do ano.
Do ponto de vista da estabilidade estática, as camadas A, B e C são respectivamente:
estável, estável e instável.
neutra, estável e estável.
estável, neutra e instável.
instável, neutra e estável.
instável, estável e neutra.
A pressão atmosférica ao nível do mar é de 1 atm, o equivalente a 1.013,25 kg.cm−1.s−2 e a 760 mmHg, e se deve à ação do peso do ar. A esse respeito, afirma-se que
a pressão hidrostática de um ponto localizado a 2.000 m de profundidade no oceano é de 200 atm.
a pressão hidrostática é determinada pelo peso da coluna dágua subjacente, por unidade de área, a uma profundidade particular, aumentando 1 atm a cada 100 m.
a pressão, abaixo de 4.000 metros, é suficiente para elevar a temperatura da água em 10 °C.
há animais com órgãos preenchidos por gases que não são afetados por alterações de pressão.
as altas pressões em grandes profundidades diminuem a concentração de CO2, aumentando a solubilidade do carbonato de cálcio (CaCO3).
Leia o texto.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
latifúndios modernizados
polos de crescimento
parques industriais
clusters corporativos
complexos agroindustriais
Considere uma atmosfera que tenha o lapse-rate de 6,5 °C/Km. Suponha que uma parcela saia da superfície com temperatura de 30 °C e suba 2.000 metros em um processo adiabático seco. Ao atingir esse nível, a diferença absoluta de temperatura entre a parcela e o ambiente será de
3,3 °C.
6,6 °C.
9,9 °C.
5,5 °C.
7,7 °C.
Recirculações subtropicais são estruturas anticiclônicas de larga escala presentes próximo ao contorno oeste dos giros subtropicais dos oceanos. Sobre essas recirculações, sabe-se que
no Atlântico Sul, a circulação é eventualmente bipartida em duas células: a célula mais ao norte (20° S − 28° S) e a mais ao sul (28° S − 35° S).
os ventos do norte formam as correntes que retornam para a região equatorial, completando o giro subtropical.
os giros ocorrem no sentido anti-horário no hemisfério norte, mantidos pelos ventos predominantes de oeste ao norte e os ventos alísios ao sul.
estes giros ocorrem apenas no Oceano Índico.
as barreiras de terra nas regiões subpolares, obstruem o fluxo de água e não possibilitam a criação dos giros subtropicais.
Segue abaixo
33%, 17,0 g/kg e 51,5 g/kg
77%, 36,6 g/kg e 46,8 g/kg
44%, 17,6 g/kg e 40,4 g/kg
55%, 24,4 g/kg e 44,6 g/kg
22%, 19,0 g/kg e 40,1 g/kg
Correntes marinhas são massas de água que se deslocam e são classificadas em superficiais e de fundo. Sobre as correntes marinhas, afirma-se que
o plâncton é formado de organismos cuja distribuição independe das correntes marinhas.
os principais ventos que produzem correntes marinhas oceânicas na superfície do mar são os alísios de sudoeste e os ventos de leste no hemisfério norte, e os alísios de noroeste e os ventos de leste no hemisfério sul.
as correntes de água não são suficientemente fortes para o transporte de várias formas de seres vivos, larvas e ovos, o que garante sua dispersão pelos mares.
as correntes superficiais são provocadas especialmente pelas marés; e as correntes de fundo são provocadas pela presença de camadas de água com diferenças de pressão.
as principais correntes marinhas apresentam um padrão semelhante em quase todos os oceanos: no sentido horário no hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul.
Para uma parcela de ar na superfície, a pressão do nível de condensação por levantamento (NCL), a pressão do nível de convecção espontânea (NCE) e a temperatura convectiva valem, respectivamente:
900 hPa, 400 hPa e 40 °C
850 hPa, 500 hPa e 40 °C
750 hPa, 600 hPa e 30 °C
600 hPa, 750 hPa e 45 °C
800 hPa, 700 hPa e 35 °C
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...