Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As frentes provocam mudanças dos ventos dominantes e, por conseguinte, mudanças de direção da formação de ondas e correntes oceânicas. Sobre as frentes, afirma-se que
a aproximação de uma frente fria é percebida pela sensação de baixa temperatura e pelo aumento de umidade e pela aparição no céu de nuvens baixas e densas.
a aproximação de uma frente fria é percebida pela sensação de redução da temperatura e céu aberto, sem nuvens, onde a pressão diminui e a temperatura fica mais baixa.
a temperatura cai bruscamente antes da chegada da frente quente porque as nuvens aumentam localmente o efeito de estufa na atmosfera, refletindo a radiação de volta à superfície.
uma frente fria é uma zona de transição, onde uma massa de ar quente tropical, movendo-se para o equador, é substituída por uma massa de ar frio polar movendo-se em direção aos polos.
uma frente oclusa é uma zona de transição, onde uma frente quente, movendo-se mais depressa, ultrapassa (e obstrui) uma frente fria, fazendo elevar-se todo o ar quente.
observar e analisar as questões que se pretendem que sejam respondidas fazem parte da etapa de execução.
o monitoramento e a avaliação periódica dos resultados, a avaliação dos processos e dos resultados, confrontando-os com o planejado, fazem parte da etapa de ação.
a identificação do problema que põe em risco os resultados esperados, a análise de todos os dados relacionados a ele e as suas causas constituem a base do planejamento para a elaboração de um plano de ação.
a realização de todas as atividades previstas no plano de ação definido na etapa de planejamento faz parte da etapa de verificação.
as medidas tomadas de acordo com o que foi avaliado e de acordo com os relatórios obtidos, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas, fazem parte da etapa de execução.
Analise as seguintes definições: I
II
. temperatura que uma parcela atinge quando levada até o nível de 1000 hPa, por um processo adiabático seco;III
. temperatura que uma parcela atinge quando se torna saturada, ao passar por um processo de esfriamento adiabático.As temperaturas a que se referem às definições
I, II e III são, respectivamente,do ponto de orvalho, potencial, do nível de condensação por levantamento.
potencial, do bulbo seco, do bulbo úmido.
do bulbo úmido, potencial, virtual.
virtual, do bulbo seco, do nível de condensação por levantamento.
do bulbo seco, adiabática, potencial saturada.
Há ondas que podem ser formadas por movimentos da crosta terrestre, tais como tremores sísmicos ou terremoto no assoalho oceânico (maremotos), por deslizamentos, por vulcões, ou ainda pela quebra de geleiras. Essas ondas
são percebidas apenas por quem navega em águas oceânicas profundas.
são denominadas de ondas transversais profundas.
caracterizam-se por grande altura e pequeno comprimento.
caracterizam-se por ter seu tamanho não dependente da força do vento nem do tempo que o vento sopra, mas apenas da área de mar aberto.
podem deslocar-se através do oceano por milhares de quilômetros, em alta velocidade, podendo atingir 700 km/h.
Dentre os fatores abaixo, aquele que pode dificultar a formação de uma camada de nevoeiro por resfriamento radiativo é:
ausência de nuvens acima da camada de nevoeiro durante a noite.
alta concentração de núcleos de condensação higroscópicos.
mistura turbulenta no topo da camada.
superfície com baixa condutividade térmica.
ausência de ventos em baixos níveis.
A figura ilustra o modelo de circulação das massas dágua chamado de Espiral de Ekman, no qual se assume que a coluna dágua homogênea é impulsionada pelo vento que sopra na sua superfície. De acordo com esse modelo,
a profundidade em que a movimentação cessa é chamada de profundidade de influência da fricção, ocorrendo normalmente a cerca de 1 metro.
a corrente superficial move-se, com relação à direção do vento, na direção de 45° à direita no Hemisfério Norte, e na direção de 45° à esquerda no Hemisfério Sul, devido à Força de Coriolis.
a velocidade da água impulsionada pelo vento vai progressivamente aumentando pela fricção entre as moléculas de água.
as correntes superficiais movem-se 20% mais velozes que a velocidade do vento que as originam.
o movimento efetivo de água, denominado transporte de Ekman, ocorre em ângulos de 30° com relação à direção do vento.
Circulações locais podem ocorrer devido a gradientes horizontais de pressão, induzidos pelo aquecimento ou esfriamento diferencial da temperatura na superfície. Por exemplo, sobre terrenos inclinados (montanhas) durante a tarde, o aquecimento solar induz o aparecimento de um escoamento subindo a montanha. Durante a noite, o esfriamento por emissão de onda longa aumenta a densidade do ar próximo à superfície, induzindo um escoamento descendente pela encosta da montanha. Esses escoamentos, ascendente e descendente, são chamados, respectivamente, de vento
geostrófico e inercial.
anabático e catabático.
Fohen e Chinook.
térmico e frio.
dinâmico e estático.
A figura ilustra um resumo de correntes oceânicas, costas continentais e áreas de ressurgências (upwelling). É consequência do fenômeno da ressurgência o(a)
afloramento de águas profundas, geralmente frias e ricas em nutrientes, em determinadas regiões dos oceanos.
aumento da temperatura das águas nas regiões em que ocorre a ressurgência.
aumento do índice pluviométrico nos pontos de ressurgência.
baixa produtividade primária nas regiões onde ocorre a ressurgência, com influência negativa sobre a pesca.
diferença de pressão hidrostática que provoca a descida de águas superficiais para a plataforma continental.
Analise a descrição de um sistema convectivo de mesoescala: Na sua dianteira há nuvens cúmulos em desenvolvimento, embebidas em um escoamento que sobe da superfície para os altos níveis da troposfera; a seguir, uma borda dianteira de convecção (leading edge convection) em forma de cúmulos-nimbos alinhados, com forte chuva associada; finalmente, na traseira do sistema existe uma extensa camada de nuvens e chuva estratiformes em uma região de bigorna. Essa descrição refere-se
ao Ciclone tropical.
ao Complexo Convectivo de Mesoescala.
à Tempestade unicelular.
ao Ciclone extra-tropical.
à Linha de instabilidade.
As marés são as maiores ondas conhecidas, sendo mais evidentes na costa, onde o nível do mar sobe e desce regularmente, duas vezes ao dia. A diferença entre os níveis máximo e mínimo pode ser pequena, de menos de 1 m, mas pode ser grande e atingir até 15 m. Sobre as marés, afirma-se que
são alterações do nível das águas do mar resultantes exclusivamente da interferência gravitacional do Sol.
podem ser definidas como movimentos horizontais regulares das massas de água causados pela força gravitacional do Sol.
sofrem maior influência da atração gravitacional no lado da Terra que está mais próximo da Lua.
não dependem da orientação nem da altitude de uma determinada localidade em relação à Lua.
acontecem a cada 24 h, que é a duração do dia lunar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...