Questões de Geografia

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Com relação à Matriz Energética Nacional (MEN) e à aplicação de indicadores socioambientais com vista ao planejamento, são apresentados os seguintes objetivos:

I - contribuir para o crescimento econômico, com intensidade energética e custo relativo da energia decrescente;

II - contribuir para uma maior equidade social, diminuindo o desnível do uso de energia entre as diversas classes de renda;

III - incentivar a participação de fontes renováveis para a produção de energéticos, contribuindo para que a exploração dos recursos naturais seja compatível com a sua renovação.

Associando-se a MEN ao planejamento de longo prazo, está(ão) pertinente(s) e adequado(s) o(s) objetivo(s)

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III,apenas.

  • E.

    I, II e III.

Considere as pirâmides etárias da população brasileira.

A comparação entre as pirâmides etárias revela que no período analisado ocorreu

  • A.

    inversão na tendência normal, pois em 2005 havia o predomínio da população adulta e idosa masculina.

  • B.

    aumento do número de crianças e jovens devido à acentuada queda nas taxas de mortalidade infantil.

  • C.

    pequeno aumento na faixa de idosos, mas a população continuou com predomínio de crianças e jovens.

  • D.

    sensível aumento da população adulta, consequência da gradativa diminuição da taxa de natalidade.

  • E.

    diminuição da população adulta masculina em 2005, resultado da grande violência nas áreas urbanas.

“Os Temas Transversais são: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo. Quanto aos critérios adotados para a eleição dos Temas Transversais”

I- Urgência social;

II- Abrangência nacional;

III- Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental;

IV- Favorecer a compreensão da realidade e a participação social. (Fonte: www.mec.gov.br/PCN Ensino Fundamental – Geografia, pág. 25 e 26)

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Todas as afirmativas estão corretas;

  • B.

    Apenas as afirmativas III e IV estão incorretas;

  • C.

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;

  • D.

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;

  • E.

    N.d.a.

Para proceder à hierarquia fluvial, um analista pode recorrer à classificação proposta por A. Strahler, conforme a figura acima. Na figura, a identificação dos canais de ordem mais elevada correspondem especificamente aos casos:

  • A.

    x, 2a ordem; y, 3a ordem.

  • B.

    x, 3a ordem; y, 4a ordem.

  • C.

    x, 3a ordem; z, 4a ordem.

  • D.

    y, 2a ordem; z, 3a ordem.

  • E.

    y, 4a ordem; z, 4a ordem.

Segundo o Plano Nacional de Energia 2030, do Ministério de Minas e Energia, o período de 1990-94 foi marcado por profundas mudanças na política de comércio exterior, uma vez que, simultaneamente à adoção do câmbio livre, intensificou- se o programa de liberalização da política de importações. Assim, a partir de 1990, foram extintas as listas de produtos com emissão de guias de importação assim como os regimes especiais de importação (exceto a Zona Franca de Manaus, drawback e bens de informática). Também acabaram diversos controles quantitativos de importação para dar lugar a um controle tarifário, com alíquotas declinantes ao longo do tempo. A tabela a seguir apresenta algumas estatísticas das alíquotas de importação para o período 1990 a 1994.

Os anos em que as alíquotas de importação mostraram-se relativamente mais homogêneas e mais heterogêneas foram, respectivamente,

  • A.

    1990 e 1994.

  • B.

    1991 e 1993.

  • C.

    1993 e 1990.

  • D.

    1993 e 1991.

  • E.

    1994 e 1990.

Com relação à população mundial nos dias atuais, das tendências demográficas à ocupação dos postos de trabalho, julgue os itens a seguir.

Entre as principais tendências demográficas do mundo contemporâneo, está o aumento da população urbana e da proporção de idosos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As habilidades a serem desenvolvidas por meio da disciplina geografia no contexto escolar incluem

  • A.

    a enumeração dos atributos físicos e socioeconômicos de um estado ou país.

  • B.

    a leitura, a análise e a interpretação dos códigos específicos da disciplina, tais como mapas, gráficos e tabelas.

  • C.

    o reconhecimento da dicotomia entre sociedade e natureza.

  • D.

    a identificação da disciplina como ciência dos lugares.

Com relação aos sistemas petrolíferos brasileiros, analise as afirmações abaixo.

I - A seção marinha cretácea é a principal geradora de hidrocarbonetos das Bacias de Santos e de Campos.

II - Os turbiditos terciários da Bacia de Campos têm-se constituído, nos últimos anos, nos principais reservatórios brasileiros de hidrocarbonetos dos campos em produção.

III - Nas bacias da margem equatorial brasileira não há registro significativo de depósitos evaporíticos de idade aptiana.

IV - Depósitos evaporíticos constituem-se em importantes selos nos sistemas petrolíferos de diversas bacias da margem continental brasileira e da Bacia do Solimões.

V - Os arenitos flúvio-eólicos da Formação Sergi são os principais reservatórios presentes na fase rifte da Bacia do Recôncavo.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I e II.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    II, III e IV.

  • E. I, IV e V.

Com relação à população mundial nos dias atuais, das tendências demográficas à ocupação dos postos de trabalho, julgue os itens a seguir.

O atual ritmo de crescimento da população mundial é mais lento do que o verificado nos séculos XIX e XX.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, para a efetivação de um currículo de geografia em nível nacional, é necessário observar a realidade escolar, repensando as formas de construção do conhecimento, de atitudes e objetivos, dos que ensinam e dos que aprendem, assinale a opção correta.

  • A.

    No âmbito do ensino da geografia, aspectos relativos ao espaço da vida cotidiana do aluno e à sua realidade devem ser substituídos por conhecimentos caracterizados pela objetividade e cientificidade.

  • B.

    As estratégias de aprendizagem devem considerar, por exemplo, os conflitos sociais, econômicos e culturais, com vistas a promover a formação de cidadãos capazes de intervir na sociedade em que vivem.

  • C.

    A construção de um currículo nacional deve ter como alvo principal o desenvolvimento da geografia como disciplina, ampliando seus saberes, com a introdução de metodologias de pesquisa científica.

  • D.

    O currículo de geografia deve ser único, adotado em todo o Brasil, a fim de promover a universalização do saber.

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