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Com relação à Matriz Energética Nacional (MEN) e à aplicação de indicadores socioambientais com vista ao planejamento, são apresentados os seguintes objetivos:
I - contribuir para o crescimento econômico, com intensidade energética e custo relativo da energia decrescente;
II - contribuir para uma maior equidade social, diminuindo o desnível do uso de energia entre as diversas classes de renda;
III - incentivar a participação de fontes renováveis para a produção de energéticos, contribuindo para que a exploração dos recursos naturais seja compatível com a sua renovação.
Associando-se a MEN ao planejamento de longo prazo, está(ão) pertinente(s) e adequado(s) o(s) objetivo(s)
I, apenas.
I e II, apenas.
I e II, apenas.
II e III,apenas.
I, II e III.
Considere as pirâmides etárias da população brasileira.
A comparação entre as pirâmides etárias revela que no período analisado ocorreu
inversão na tendência normal, pois em 2005 havia o predomínio da população adulta e idosa masculina.
aumento do número de crianças e jovens devido à acentuada queda nas taxas de mortalidade infantil.
pequeno aumento na faixa de idosos, mas a população continuou com predomínio de crianças e jovens.
sensível aumento da população adulta, consequência da gradativa diminuição da taxa de natalidade.
diminuição da população adulta masculina em 2005, resultado da grande violência nas áreas urbanas.
Os Temas Transversais são: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo. Quanto aos critérios adotados para a eleição dos Temas Transversais
I- Urgência social;
II- Abrangência nacional;
III- Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental;
IV- Favorecer a compreensão da realidade e a participação social. (Fonte: www.mec.gov.br/PCN Ensino Fundamental Geografia, pág. 25 e 26)
Assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas estão corretas;
Apenas as afirmativas III e IV estão incorretas;
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;
N.d.a.
Para proceder à hierarquia fluvial, um analista pode recorrer à classificação proposta por A. Strahler, conforme a figura acima. Na figura, a identificação dos canais de ordem mais elevada correspondem especificamente aos casos:
x, 2a ordem; y, 3a ordem.
x, 3a ordem; y, 4a ordem.
x, 3a ordem; z, 4a ordem.
y, 2a ordem; z, 3a ordem.
y, 4a ordem; z, 4a ordem.
Segundo o Plano Nacional de Energia 2030, do Ministério de Minas e Energia, o período de 1990-94 foi marcado por profundas mudanças na política de comércio exterior, uma vez que, simultaneamente à adoção do câmbio livre, intensificou- se o programa de liberalização da política de importações. Assim, a partir de 1990, foram extintas as listas de produtos com emissão de guias de importação assim como os regimes especiais de importação (exceto a Zona Franca de Manaus, drawback e bens de informática). Também acabaram diversos controles quantitativos de importação para dar lugar a um controle tarifário, com alíquotas declinantes ao longo do tempo. A tabela a seguir apresenta algumas estatísticas das alíquotas de importação para o período 1990 a 1994.
Os anos em que as alíquotas de importação mostraram-se relativamente mais homogêneas e mais heterogêneas foram, respectivamente,
1990 e 1994.
1991 e 1993.
1993 e 1990.
1993 e 1991.
1994 e 1990.
Com relação à população mundial nos dias atuais, das tendências demográficas à ocupação dos postos de trabalho, julgue os itens a seguir.
Entre as principais tendências demográficas do mundo contemporâneo, está o aumento da população urbana e da proporção de idosos.
As habilidades a serem desenvolvidas por meio da disciplina geografia no contexto escolar incluem
a enumeração dos atributos físicos e socioeconômicos de um estado ou país.
a leitura, a análise e a interpretação dos códigos específicos da disciplina, tais como mapas, gráficos e tabelas.
o reconhecimento da dicotomia entre sociedade e natureza.
a identificação da disciplina como ciência dos lugares.
Com relação aos sistemas petrolíferos brasileiros, analise as afirmações abaixo.
I - A seção marinha cretácea é a principal geradora de hidrocarbonetos das Bacias de Santos e de Campos.
II - Os turbiditos terciários da Bacia de Campos têm-se constituído, nos últimos anos, nos principais reservatórios brasileiros de hidrocarbonetos dos campos em produção.
III - Nas bacias da margem equatorial brasileira não há registro significativo de depósitos evaporíticos de idade aptiana.
IV - Depósitos evaporíticos constituem-se em importantes selos nos sistemas petrolíferos de diversas bacias da margem continental brasileira e da Bacia do Solimões.
V - Os arenitos flúvio-eólicos da Formação Sergi são os principais reservatórios presentes na fase rifte da Bacia do Recôncavo.
Está correto APENAS o que se afirma em
I e II.
III e IV.
III e IV.
II, III e IV.
Com relação à população mundial nos dias atuais, das tendências demográficas à ocupação dos postos de trabalho, julgue os itens a seguir.
O atual ritmo de crescimento da população mundial é mais lento do que o verificado nos séculos XIX e XX.
Considerando que, para a efetivação de um currículo de geografia em nível nacional, é necessário observar a realidade escolar, repensando as formas de construção do conhecimento, de atitudes e objetivos, dos que ensinam e dos que aprendem, assinale a opção correta.
No âmbito do ensino da geografia, aspectos relativos ao espaço da vida cotidiana do aluno e à sua realidade devem ser substituídos por conhecimentos caracterizados pela objetividade e cientificidade.
As estratégias de aprendizagem devem considerar, por exemplo, os conflitos sociais, econômicos e culturais, com vistas a promover a formação de cidadãos capazes de intervir na sociedade em que vivem.
A construção de um currículo nacional deve ter como alvo principal o desenvolvimento da geografia como disciplina, ampliando seus saberes, com a introdução de metodologias de pesquisa científica.
O currículo de geografia deve ser único, adotado em todo o Brasil, a fim de promover a universalização do saber.
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