Questões de Geografia

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Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.

Relações espaciais entre atributos, físicos e sociais, são percebidas por meio da análise de mapas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.

Cada lugar geográfico se diferencia dos demais, logo importa levar o aluno a comparar locais de modo a constatar os processos, as potencialidades e as relações estabelecidos entre os lugares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os círculos imaginários que cortam a terra em dois sentidos, leste-oeste e norte-sul, são chamados de:

  • A. Hemisfério Norte e Hemisfério Sul
  • B. Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico
  • C. Trópico de Câncer e Círculo Polar Ártico
  • D. Latitude e Longitude
  • E. Parelelos e Meridianos

Leia as charges abaixo:

Poder-se-ia dizer que "os geógrafos não estão falando a mesma linguagem, nem sobre o mesmo planeta". Com base nas falas dos personagens, é possível afirmar que a figura

  • A. n.º 1 evidencia características da Geografia tradicional, que é centrada na observação e na descrição, particularmente do quadro natural, sendo comumente estruturada em três partes: aspectos físicos, humanos e econômicos.
  • B. n.º 2 mostra aspectos de uma Geografia crítica, que é subsidiada por modelos matemáticos, com o objetivo de auxiliar na organização do espaço por meio de fluxos, sistemas e equações numéricas.
  • C. n.º 3 representa um personagem que aborda a Geografia quantitativa, cuja denominação advém principalmente de uma postura diante da realidade existente anteriormente, um desejo de ruptura com o pensamento anterior da Geografia tradicional.
  • D. n.º 4 evidencia aspectos da corrente chamada Geografia da Percepção, que se vale da Psicologia para elaborar sua base teórico-metodológica, introduzindo em seus procedimentos metodológicos investigações sobre a maneira como as pessoas sentem o espaço em que vivem.

Em relação às suas coordenadas geográficas, o Brasil é cortado simultaneamente:

  • A.

    Ao norte pela linha do equador e ao sul pelo trópico de capricórnio

  • B.

    Ao sul pela linha do equador e ao norte pelo trópico de capricórnio

  • C.

    Ao sul pela linha do equador e ao norte pelo trópico de câncer

  • D.

    Ao norte pela linha do equador e ao sul pelo trópico de câncer

  • E.

    Ao sul pelo trópico de câncer e ao norte pelo trópico de capricórnio

Assinale a opção que apresenta um aspecto negativo do processo de desenvolvimento agrícola do Pará a partir da década de 1960.

  • A.

    A perda de empregos em razão do uso intensivo de tecnologia.

  • B.

    A desertificação acelerada ao longo da rodovia Transamazônica.

  • C.

    A diminuição da produção de bens agrícolas, como a soja.

  • D. A devastação florestal.

O sistema Universal Transverso de Mercator (UTM), juntamente com os sistemas de projeção de Lambert, Mercator e Policônico são os principais sistemas de projeção utilizados no Brasil. Uma das propriedades do sistema UTM é que:

  • A.

    são adotadas na simbologia de suas coordenadas, as letras X para as coordenadas Leste-Oeste e Y para as coordenadas Norte-Sul

  • B.

    a extensão deste sistema em latitude vai de 80o Norte até 85o Sul

  • C.

    os limites dos fusos coincidem com os limites da carta internacional ao milionésimo (CIM)

  • D. divide a Terra em 120 fusos de 3 graus

A relação numérica entre as dimensões lineares de um documento cartográfico e as do terreno é definida como:

  • A. número de escala
  • B. unidades do documento cartográfico
  • C. unidades do terreno
  • D. escala

A criação de espaços territoriais protegidos nos níveis federal, estadual e municipal é um

dos instrumentos utilizados pelo poder 

público para a execução da Política Nacional de Meio Ambiente. Julgue os itens que se

seguem.

O conceito de microrregião iguala-se ao conceito de paisagem em Geografia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir de duas cartas topográficas nas escalas de 1:20.000 e 1:35.000, que contemplam uma mesma área, pode-se afirmar que:

  • A.

    a escala de 1:20.000 é menor que a escala de 1:35.000

  • B.

    na carta de escala 1:35.000, um rio permanente de 2 cm tem 500 m no terreno

  • C.

    a carta na escala de 1:20.000 é mais detalhada que a carta na escala de 1:35.000

  • D.

    a carta na escala de 1:20.000 tem maior número de escala que a carta na escala de 1:35.000

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