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O trecho reto de uma estrada mede 2 cm em um mapa representado na escala 1:100.000. No terreno, a quantos km corresponde esse trecho da estrada?
Nos mapas do território brasileiro, para representar um curso d'água, além de linhas contínuas, utilizam-se, também, linhas tracejadas. A linha tracejada é empregada, principalmente, para representar rios:
Atenção: Para responder às questões de números 61 a 63, considere o texto abaixo.
Uma determinada área na região Norte foi desmatada ilegalmente. Os fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) autuaram o responsável. O Ministério Público da União instaurou o respectivo inquérito civil. O autuado apresentou defesa alegando, dentre outros argumentos, não ser o proprietário da área. O Ministério Público designou um engenheiro florestal para atuar como analista perito ambiental e entregar um relatório técnico para instruir o inquérito. Como informação de localização, o perito recebeu as coordenadas planas na projeção UTM.
Utilizando um receptor GPS (Global Positioning System) de navegação, o perito conseguirá localizar a área desmatada se, além das coordenadas, for informado
a altitude.
o datum vertical.
o hemisfério.
o fuso.
o meridiano central.
Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.
Em relação ao espaço, objeto da Geografia, cabe compreender a apropriação que a sociedade faz da natureza, utilizando seus recursos.
Considere os itens abaixo e seus conhecimentos sobre os mapas geomorfológicos para responder à questão.
I. Sistematizam o conhecimento espacial a respeito do modelado, das características dos materiais superficiais e das rochas que o constituem e dos processos passados e presentes responsáveis por essas características.
II. Prestam-se a instruir tecnicamente não só os processos de planejamento territorial como também os de planejamento ambiental, auxiliando, por exemplo, na interpretação de áreas potencialmente úteis para receber infra-estrutura viária, urbanização, dentre outros usos ou para identificar áreas prioritárias para conservação e recuperação.
III. Podem ser utilizados, dentre outras necessidades, para a definição de áreas de risco em ambientes urbanos e ajudar a compor interpretações e cartas geotécnicas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.
A produção do espaço pelas sociedades implica sua contínua reorganização diante das novas realidades impostas, por exemplo, pelo desenvolvimento científico e tecnológico.
Considere a figura abaixo.
Os perfis A e B no mapa correspondem, respectivamente, a
formas retilíneas e côncavas.
formas retilíneas e convexas.
formas convexas e côncavas.
formas côncavas e retilíneas.
formas côncavas e convexas.
Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.
A localização e a representação dos dados socioeconômicos e naturais contribuem para o entendimento do espaço geográfico.
Geografia - Teoria em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Pode ser afirmado, seguramente, que, como ramo de pesquisa respeitável a Geomorfologia:
não utiliza o empirismo
utiliza apenas conhecimentos derivados do empirismo
pouco utiliza procedimentos indutivos
usa deduções em pequena escala
utiliza o empirismo
O método corocromático qualitativo é um tipo de representação cartográfica na qual a diversidade de
ocorrências é representada por variáveis visuais de forma.
ocorrências com manifestação zonal é transcrita por uma diversidade de cores ou texturas diferenciadas.
ocorrências é representada por variações visuais lineares coloridas.
ocorrências é representada por variações cronológicas qualitativas.
ocorrências é representada por figuras geométricas proporcionais coloridas.
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