Questões de Geografia

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O trecho reto de uma estrada mede 2 cm em um mapa representado na escala 1:100.000. No terreno, a quantos km corresponde esse trecho da estrada?

  • A. 0,2
  • B. 0,5
  • C. 1,0
  • D. 1,5
  • E. 2,0

Nos mapas do território brasileiro, para representar um curso d'água, além de linhas contínuas, utilizam-se, também, linhas tracejadas. A linha tracejada é empregada, principalmente, para representar rios:

  • A. congelados.
  • B. perenes.
  • C. subterrâneos.
  • D. intermitentes.
  • E. encachoeirados.

Atenção: Para responder às questões de números 61 a 63, considere o texto abaixo.

             Uma determinada área na região Norte foi desmatada ilegalmente. Os fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) autuaram o responsável. O Ministério Público da União instaurou o respectivo inquérito civil. O autuado apresentou defesa alegando, dentre outros argumentos, não ser o proprietário da área. O Ministério Público designou um engenheiro florestal para atuar como analista perito ambiental e entregar um relatório técnico para instruir o inquérito. Como informação de localização, o perito recebeu as coordenadas planas na projeção UTM.

Utilizando um receptor GPS (Global Positioning System) de navegação, o perito conseguirá localizar a área desmatada se, além das coordenadas, for informado

  • A.

    a altitude.

  • B.

    o datum vertical.

  • C.

    o hemisfério.

  • D.

    o fuso.

  • E.

    o meridiano central.

Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.

Em relação ao espaço, objeto da Geografia, cabe compreender a apropriação que a sociedade faz da natureza, utilizando seus recursos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere os itens abaixo e seus conhecimentos sobre os mapas geomorfológicos para responder à questão.

I. Sistematizam o conhecimento espacial a respeito do modelado, das características dos materiais superficiais e das rochas que o constituem e dos processos passados e presentes responsáveis por essas características.

II. Prestam-se a instruir tecnicamente não só os processos de planejamento territorial como também os de planejamento ambiental, auxiliando, por exemplo, na interpretação de áreas potencialmente úteis para receber infra-estrutura viária, urbanização, dentre outros usos ou para identificar áreas prioritárias para conservação e recuperação.

III. Podem ser utilizados, dentre outras necessidades, para a definição de áreas de risco em ambientes urbanos e ajudar a compor interpretações e cartas geotécnicas.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.

A produção do espaço pelas sociedades implica sua contínua reorganização diante das novas realidades impostas, por exemplo, pelo desenvolvimento científico e tecnológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere a figura abaixo.

Os perfis A e B no mapa correspondem, respectivamente, a

  • A.

    formas retilíneas e côncavas.

  • B.

    formas retilíneas e convexas.

  • C.

    formas convexas e côncavas.

  • D.

    formas côncavas e retilíneas.

  • E.

    formas côncavas e convexas.

Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.

A localização e a representação dos dados socioeconômicos e naturais contribuem para o entendimento do espaço geográfico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pode ser afirmado, seguramente, que, como ramo de pesquisa respeitável a Geomorfologia:

  • A.

    não utiliza o empirismo

  • B.

    utiliza apenas conhecimentos derivados do empirismo

  • C.

    pouco utiliza procedimentos indutivos

  • D.

    usa deduções em pequena escala

  • E.

    utiliza o empirismo

O método corocromático qualitativo é um tipo de representação cartográfica na qual a diversidade de

  • A.

    ocorrências é representada por variáveis visuais de forma.

  • B.

    ocorrências com manifestação zonal é transcrita por uma diversidade de cores ou texturas diferenciadas.

  • C.

    ocorrências é representada por variações visuais lineares coloridas.

  • D.

    ocorrências é representada por variações cronológicas qualitativas.

  • E.

    ocorrências é representada por figuras geométricas proporcionais coloridas.

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