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Acerca da possibilidade de uma saída para o Pacífico e das conseqüências que isso traria para o estado de Mato Grosso, assinale a opção incorreta.
A localização geográfica do estado é favorável à sua ligação com o Pacífico.
A integração com os países do MERCOSUL seria enfraquecida.
A economia do estado seria beneficiada.
A exportação dos produtos de Mato Grosso para a Ásia seria facilitada.
O mapa mostra o entorno da Avenida do Contorno, espaço onde ficam localizados vários pontos importantes de Belo Horizonte. São eles:
Marque a alternativa CORRETA.
Hospital Santa Casa, Hospital Militar, Rodoviária, Parque Municipal, Praças Raul Soares, da Liberdade, Savassi, Assembléia, Sete e da Estação.
Hospital Santa Casa, Hospital Militar, Rodoviária, Parque Municipal, Câmara dos Vereadores, Praças Raul Soares, da Liberdade, Savassi, Assembléia e Sete.
Hospital Santa Casa, Hospital Militar, Rodoviária Parque Municipal, Praças Raul Soares, da Liberdade, Savassi,Sete e Duque de Caxias.
Hospital Santa Casa, Hospital Militar, Estação do Metrô de Santa Tereza, Rodoviária, Parque Municipal, Praças Raul Soares, da Liberdade, Savassi, Assembléia e Sete.
Texto para as questões 26 e 27
Considerando o texto acima, assinale a opção correta acerca do objeto de estudo da Geografia e do ensino dessa disciplina.
Inexiste um objeto de estudo próprio da Geografia, que contempla múltiplos temas em seus estudos.
A Geografia é uma disciplina voltada para estudos relativos a questões ambientais, isto é, do meio natural, sem se preocupar com as questões sociais.
Os dois grandes marcos mencionados no texto referem-se à Geografia humana e à Geografia física ensinadas em ambiente escolar.
A Geografia se preocupa com o papel dos condicionantes naturais na interpretação do espaço.
Quanto à cidade de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, assinale a opção correta.
É considerada uma das regiões metropolitanas do Brasil.
Seu crescimento foi influenciado pela construção da rodovia Cuiabá-Santarém.
As altas temperaturas que ocorrem ao longo do ano consistem em um de seus principais problemas de degradação ambiental.
Trata-se de uma cidade criada a partir do desmembramento do antigo estado de Mato Grosso.
O Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, conhecido como Parque Ecológico da Pampulha, de 30 hectares de áreas verdes, oferece à população da cidade e aos turistas uma programação permanente de educação ambiental, cultural, patrimonial e para o trânsito.
São características do Parque, EXCETO:
O gramado pode e deve ser pisado e utilizado para o descanso, o lazer e a contemplação da natureza.
uma equipe de monitores está sempre disponível. Ela está apta a orientar crianças e adultos quanto ao meio ambiente e sua conservação, além de esclarecer dúvidas relativas à flora e fauna do Parque.
A prática de esportes é estimulada com o oferecimento de equipamentos de ginástica, pistas de caminhada e cooper e bicicletas gratuitas.
O espaço deve ser utilizado como cenário para shows musicais, espetáculos de dança, peças teatrais e para eventos com propósitos educativos. Atende escolas públicas e particulares nos finais de semana e feriados.
Observe o mapa para responder à questão que apresenta áreas com problemas ambientais e relacione-os com os itens a seguir.
Relacione as áreas assinaladas no mapa com a ocorrência dos problemas ambientais a seguir.
I. Ocorrência de chuva ácida.
II. Ocorrência de acidentes com petróleo.
III. Áreas em processo de desertificação.
IV. Desmatamento da floresta tropical.
V. Vazamento de petróleo
Indique a seqüência correta da relação de ocorrência com as áreas assinaladas no mapa.
Texto para as questões 26 e 27
Assinale a opção
das áreas mencionado no texto e à importância desse estudo.
As áreas diferem entre si por atributos de caráter natural e social.
A noção de região é relevante para a compreensão do mundo atual, razão por que está inserida no contexto escolar do ensino da Geografia.
O segundo marco mencionado no texto abrange uma perspectiva ambiental, inexistente no primeiro.
O estudo da diferenciação das áreas diz respeito à análise regional, pertinente aos estudos em Geografia.
Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais e tem uma população com cerca de 2,3milhões de habitantes. Para ser bem administrada a cidade foi dividida em nove regionais. Assinale a alternativa abaixo que NÃO corresponde a localização exata do Bairro, Vila ou Favela com a sua respectiva regional:
Regional Norte (Conjunto Felicidade e Vila Clóris).
Regional Leste (Vila Pindura Saia e Floresta).
Regional CentroSul (Morro do Papagaio e Belvedere).
Regional Oeste (Cabana Pai Tomaz e Morro das Pedras).
Calcula-se que a poluição tenha provocado um crescimento do teor de gás carbônico (ou dióxido de carbono) na atmosfera da ordem de 25% entre 1830 e 2000. Hoje em dia esse aumento é de aproximadamente 0,1% ou 0,2% ao ano.
De acordo com o texto, identifique a afirmação INCORRETA.
A elevação da temperatura média na superfície terrestre poderá derreter, total ou parcialmente, o gelo existente nas zonas polares.
Os verões da Europa e da América têm sido a cada ano mais quentes e algumas medições já constataram um aumento pequeno de centímetros, do nível médio do mar em algumas áreas litorâneas.
A emissão do dióxido de carbono preocupa vários países que assinaram o Protocolo de Kyoto, porém alguns dos grandes países emissores ainda não aderiram ao Protocolo.
O aquecimento global é um fenômeno natural que se agravou nos últimos anos, devido exclusivamente ao crescimento populacional.
Na intenção de tornar seu trabalho contextualizado, o professor Roberto consultou os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia, onde encontrou uma importante orientação. Assinale-a.
A observação da paisagem local, em virtude da idade dos alunos, deve estar restrita à constatação e descrição dos fenômenos que a constituem.
A abordagem de problemas socioambientais visa a favorecer a compreensão de que se é agente ativo e passivo das transformações das paisagens.
O estudo da sociedade deve ser desenvolvido de forma independente, assim como o da natureza, dadas as suas especificidades.
O conceito de espaço deve ser trabalhado partindo do local e indo ao mundial, em progressão hierárquica, favorecendo a compreensão.
No primeiro ciclo deve-se privilegiar a observação do ambiente, ao passo que a construção da linguagem cartográfica terá ênfase no segundo ciclo.
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