Questões de Geografia

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O esquema no ANEXO II representa uma característica da produção no período da Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica conhecida como:

  • A.

    flexibilização

  • B.

    terceirização

  • C.

    globalização

  • D.

    automação

  • E.

    especialização

O crescimento econômico transformou o perfil de Belo Horizonte na década de 1960. Sem respeito pela memória da cidade, o progresso avançou sobre suas ruas, demolindo casas, erguendo arranhacéus, cobrindo tudo de asfalto. É INCORRETO afirmar:

  • A.

    A "CidadeJardim" que tanto encantara os poetas, não existia como antes. Derrubaram árvores e a cidade verde tinha ficado no passado.

  • B.

    O "Pirulito" foi retirado da Praça Sete, como parte das transformações radicais, e foi deixado no Museu Abílio Barreto; e a beleza das antigas construções era transformada em pó, em seu lugar surgiam edifícios modernos, novos e novas indústrias.

  • C.

    O crescimento das indústrias e das instituições financeiras irradiase às cidades vizinhas e à capital que também receberam muitos investimentos e fábricas. Esse progresso fez diminuir as desigualdades e os problemas sociais da época.

  • D.

    A instauração da Ditadura Militar, após o Golpe de 1964, também levou a população às ruas. Primeiro foram às mulheres católicas que, com seus terços em punho, apoiaram o "movimento que nos livrara do perigo comunista". A manifestação foi denominada a "Marcha da Família com Deus pela Liberdade".

No quadro de evolução do pensamento geográfico, não faltam conhecimentos que encontram aplicação no contexto escolar do ensino da Geografia. Nesse sentido, um dos objetivos do ensino escolar de Geografia é fazer que o aluno se torne capaz de

  • A.

    memorizar os atributos naturais e socioeconômicos de cada país no mundo.

  • B.

    concluir que a construção do espaço geográfico é resultado da maior ou da menor intensidade de exploração da base de recursos naturais de cada país, de tal modo que as regiões mais desenvolvidas do mundo são aquelas mais efetivamente exploradas em suas potencialidades.

  • C.

    reconhecer o papel das tecnologias de comunicação e de informação no desenvolvimento do mundo atual.

  • D.

    inferir que, de acordo com o pensamento atual, a Geografia trabalha com a noção de escala global, visto que a globalização, isto é, o desenvolvimento das redes mundiais de produção, anulou os processos de escala local, pertinentes às análises do passado.

Nos anos 1980, teve início uma grande mudança nas relações do belohorizontino com sua cidade. O crescimento desordenado e os problemas de perda de importantes marcos da história de Belo Horizonte, a degradação ambiental e as desigualdades sociais foram, pouco a pouco, se tornando algumas das maiores preocupações dos cidadãos.

 Uma nova mentalidade começava a surgir. Assinale a opção INCORRETA:

  • A.

    Em 1981, adotouse um novo sistema de transporte, na tentativa de melhorar a situação do trânsito na cidade.

  • B.

    Em 1980, a canalização do Ribeirão Arrudas pôs fim ao problema das enchentes que todos os anos causava prejuízos ao centro da capital.

  • C.

    Foi iniciada a implantação do metrô de superfície como alternativa rápida, segura e menos poluente para o transporte de massa.

  • D.

    A memória da cidade começou a ser mais valorizada, com o tombamento de vários edifícios de importância histórica. A população ganhou, ainda, diversos espaços de lazer como o Parque das Mangabeiras, inaugurado em 82, e o Mineirinho.

Os problemas colocados recentemente sobre o aquecimento global e o buraco na camada de ozônio colocaram em pauta a questão da qualidade da energia produzida no mundo. É essa qualidade que permite falar em energia "limpa" e energia "suja". Nesse sentido, a matriz energética brasileira pode ser considerada:

  • A.

    uma matriz tradicional, baseada na queima de combustíveis fósseis como carvão e gás e portanto considerada suja;

  • B.

    uma matriz entre as mais sujas do mundo porque utiliza a queima de carvão vegetal em larga escala;

  • C.

    uma das mais limpas do mundo, uma vez que quase 40% da energia fornecida é de origem renovável;

  • D.

    uma das matrizes mais modernas e limpas do mundo, que utiliza minerais atômicos e as forças da natureza, o vento e o sol, como fontes de energia;

  • E.

    uma matriz limpa, porém dependente da biodiversidade do país.

A descrição acima define um conceito fundamental do ensino da Geografia em ambiente escolar. Assinale a opção correspondente a esse conceito.

  • A.

    paisagem

  • B.

    território

  • C.

    lugar

  • D.

    espaço geográfico

A política cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, desde 1993, orientase por quatro diretrizes básicas:

I. Estender os chamados direitos culturais, ampliando o acesso de toda a população à produção e ao consumo de cultura, garantir a preservação da memória social, bem como facilitar a participação popular nas decisões da política cultural.

II. Articular os programas sociais e culturais da administração municipal, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e jovens envolvidos com a ação pública do município.

III. Descentralizar a ação cultural, instalando e fazendo a manutenção de centros culturais regionais, além de valorizar as manifestações culturais locais.

IV. Incentivar e estimular a qualificação da produção cultural, viabilizando empreendimentos culturais estáveis e duradouros.

Para colocar em prática essas diretrizes, a Fundação Municipal de Cultura estabeleceu ações, a saber:

Todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    Informação, difusão e intercâmbio cultural.

  • B.

    Gestão e dinamização dos espaços e serviços públicos.

  • C.

    Criação de um Serviço de Informação Turística na Pampulha.

  • D.

    Incentivo à leitura em Belo Horizonte.

É fundamental conhecer que impacto determinados projetos ou atividades podem ter sobre o meio ambiente, para que se possa preservar a sua qualidade. Nesse sentido, impacto ambiental pode ser considerado:

  • A.

    qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetam positiva ou negativamente o espaço e a sociedade;

  • B.

    o efeito negativo da ação humana, especialmente aqueles decorrentes do processo de desenvolvimento capitalista, que tem estimulado a produção agrícola e industrial voltadas para o mercado;

  • C.

    as mudanças espaciais decorrentes das ações antrópicas sobre os ecossistemas, transformando-os e reduzindo a sua sustentabilidade;

  • D.

    os efeitos positivos do processo de desenvolvimento econômico, da elevação de renda e da melhoria da qualidade de vida;

  • E.

    as alterações no meio ambiente global aceleradas pelo desenvolvimento do meio técnico científico aplicado ao sistema produtivo.

Buscar a unidade (na forma de um Estado nacional) na diversidade, por meio de laços territoriais, são algumas das condições que favoreceram o desenvolvimento da Geografia como ciência

  • A.

    na extinta União Soviética, desde a reconstrução do país após a Revolução Russa, em 1919.

  • B.

    nos Estados Unidos, na fase de conquista dos territórios do oeste ao longo do século XIX.

  • C.

    na Alemanha, como parte dos argumentos utilizados em seu processo de unificação no século XIX.

  • D.

    na França, acompanhando as transformações políticas e sociais da Revolução Francesa no século XVII.

  • E.

    no Brasil, como parte das políticas nacionalistas do Estado Novo a partir da década de 1930.

Percebese na leitura "Lutas Urbanas em Belo Horizonte" de SOMARRIBA, que as grandes carências urbanas sempre marcaram a vida de Belo Horizonte. A criação de associação de bairros e favelas foi fundamental para melhorar a qualidade de vida da população de BH.

Em relação a esse associativismo de base local, que sempre esteve presente na história de BH, podese afirmar que:

  • A.

    Cresceu quantitativamente, sem no entanto diversificar socialmente, em decorrência da própria evolução urbana que foi lenta.

  • B.

    Em 1964, as formas associativas se desmobilizaram por forças da repressão sofrida.

  • C.

    É muito semelhante ao padrão desenvolvido para a cidade de São Paulo.

  • D.

    Tem grande participação da comunidade, o que nem sempre significa presença legítima da liderança existente.

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