Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.
Os impactos ambientais desde a escala local até a global, causados pelas atividades humanas, é tema a ser abordado no contexto do ensino da Geografia.
A grande participação de fontes não renováveis na oferta mundial de energia coloca a sociedade diante do desafio de desenvolver fontes alternativas. No Brasil, esse desafio tem levado:
a incentivar as pesquisas e domínio de tecnologia de enriquecimento do urânio;
ao aumento da oferta de gás natural, nacional ou importado;
ao controle das queimadas e à preservação das florestas;
a ampliar a oferta de fontes renováveis de energia como a biomassa, a eólica e a solar;
à busca de novas reservas de petróleo e novas técnicas de refino.
Discutindo propostas curriculares, Moraes (2000) comenta que a transdisciplinaridade é pouco praticada na estrutura dos programas. Segundo o autor os trabalhos interdisciplinares
para serem levados a termo devem representar uma relativa renúncia dos objetos específicos de cada disciplina envolvida.
tendem a ser pouco objetivos em termos pedagógicos, além de exigirem um tempo muito grande de preparo e execução.
têm curta duração em termos de fixação de conteúdos, embora sejam adequados para dar ao aluno uma visão de totalidade.
alimentam-se de conhecimentos prévios gerados nos campos disciplinares e, portanto, não eliminam as especificidades de cada abordagem.
não conseguem articular todos os componentes curriculares porque há elementos do conhecimento que são singulares e específicos.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das relações homem/natureza, produção e consumo/sustentabilidade, julgue os itens a seguir, tendo por base inicial o texto.
A oposição entre uso sustentável dos recursos naturais e formas insustentáveis de produção geradas pelo sistema capitalista estão diretamente relacionadas a concepções de mundo, nas quais natureza e homem estão em condições diametralmente opostas.
A partir das idéias apresentadas no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A concentração da população mundial vivendo em cidades é um evento marcante do século XX entre países subdesenvolvidos.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Cada vez mais, a administração de centros urbanos com grande crescimento populacional tem tido dificuldade para encontrar locais para instalação de depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução economicamente viável, além de ser ambientalmente correta. Com base nesse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Substâncias manufaturadas pelo homem, como vidros, latas e alguns plásticos, são biodegradáveis, por isso podem ser decompostas e recicladas sem provocar poluição.
A partir do texto acima, julgue os seguintes itens, a respeito da questão da degradação ambiental.
O processo de urbanização gera inúmeros impactos ambientais devido às demandas específicas, como alimentos, abastecimento de água e saneamento básico, exigidas por um grande contingente populacional centrado em um mesmo espaço.
Vários livros didáticos de 5ª série iniciam os conteúdos de geografia com uma discussão sobre os lugares de vivência dos alunos. Moraes (2000) assinala que esta prática
está correta, pois parte-se do espaço mais imediato que progressivamente será ampliado; é a teoria dos círculos concêntricos.
deve ser repensada, pois o lugar deveria ser visto como uma singularidade, mas também como uma parte do mundo.
carece de fundamento metodológico porque realça a experiência cotidiana e o espaço de vivência no processo educativo.
permite ao aluno utilizar sua experiência e perceber que o seu conhecimento é a base de todo o ensino da geografia.
é uma forma eficiente de introduzir conteúdos mais complexos como gêneros de vida e modos de produção.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das relações homem/natureza, produção e consumo/sustentabilidade, julgue os itens a seguir, tendo por base inicial o texto.
Ambientalistas acreditam que novas formas de produção e consumo, resultando em mudanças significativas da atual organização social predominante, são a principal forma de conter os impactos negativos que as sociedades contemporâneas vêm causando ao meio, com riscos à integridade da vida humana e das demais espécies animais e vegetais.
A partir das idéias apresentadas no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A segregação socioespacial tem prevalecido nas grandes cidades brasileiras, muito embora seja verificada a diminuição da concentração de renda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...