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No Brasil, podemos estabelecer algumas informações corretas sobre as massas de ar que atuam em seu território, EXCETO:
Massa Equatorial continental (mEc) tem seu centro de origem no Nordeste da Amazônia e possui características quentes e úmidas, dominando a porção ocidental da Amazônia praticamente todo o ano.
Massa Polar atlântica (mPa), fria e úmida tem seu centro de origem no sul da Argentina (Patagônia) e atua mais no inverno, perdendo as suas propriedades iniciais quando atinge o interior do Brasil, depois de algum tempo de atuação.
Massa Tropical atlântica (mTa), quente e úmida, é originária do oceano Atlântico, no anticiclone de Santa Helena, nas proximidades do trópico de Capricórnio, exercendo enorme influência sobre a parte litorânea do Brasil.
Massa Equatorial atlântica (mEa), quente e úmida, origina-se no anticiclone dos Açores e domina a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste brasileiro, durante alguns momentos do ano e no inverno do hemisfério Sul, seu centro de origem desloca-se mais ao norte.
Massa Tropical continental (mTc) que tem seu centro de origem na depressão do Chaco, sendo quente e seca. Sua área de atuação abrange todo o Brasil central (na estiagem), chegando próxima ao Sertão nordestino.
Sobre a industrialização de Minas Gerais, é incorreto afirmar que:
Apresenta o terceiro maior parque industrial do Sudeste e do país.
Na zona da mata mineira, o destaque é para a indústria extrativa, em função das enormes reservas de urânio na região.
A maior parte de sua indústria está ligada às atividades metalúrgica – química – alimentícia e extrativista mineral.
A concentração industrial da grande Belo Horizonte desenvolveu-se ao longo da BR 381 – Fernão Dias, expandindo-se para outras áreas periféricas servida pela malha rodoviária existente.
O desenvolvimento das atividades industriais fez com que surgissem espaços complexos, provocando grandes transformações urbanas, e o modo de vida atual, direta ou indiretamente, é fruto de transformações originadas na tecnologia industrial. Com base nessa informação e nos conhecimentos sobre o desenvolvimento industrial no Brasil e no mundo, é correto afirmar:
Sobre a industrialização nordestina, pode-se afirmar:
Em uma carta topográfica, na escala de 1:50 000, foi tomada a distância entre duas localidades. Esta distância correspondeu a 5 Km no terreno. Em uma fotografia aérea convencional, a mesma distância correspondeu a 4 cm. A escala média da fotografia é:
Uma aula sobre as variações das marés despertou a atenção de quase toda a turma. O professor comentou que o cientista é um caçador invisível das explicações. Ao falar aos alunos que a Ciência é uma função da vida e que ela não pode dela se divorciar, estava ele afirmando, particularmente, que a Ciência poderia
ficar desacreditada.
perder sua legitimação.
permanecer órfã.
não mais ser testada.
corresponder ao esperado.
Considerando-se a afirmação, o mapa e os conhecimentos sobre o espaço brasileiro e mundial, pode-se concluir:
Em uma missão de aerolevantamento foi utilizada uma câmara métrica com uma lente objetiva de 152 mm, a altitude de vôo foi de 10 000 m e a altitude do terreno 500 m. Com base nesses dados, a escala das fotografias aéreas a serem obtidas é:
A figura acima corresponde a um apontador conhecido como rosa dos ventos, que serve para fornecer orientação ou direção acerca de determinado lugar. Julgue os itens seguintes, relativos a esse assunto.
As oito direções indicadas pela figura podem ser subdivididas em pontos cardeais e pontos colaterais. Exemplos de pontos cardeais são os indicados por N e S, enquanto exemplos de pontos colaterais são os indicados por NE e SE.
Numa aula de Estudos Sociais da 4º série do Ensino Fundamental, utilizando a planta de bairros de Paulista, o professor poderá trabalhar as seguintes atividades:
I. Realização de trabalhos com relações de vizinhança e continuidade através do estudo de bairros.
II. Trabalhar com a orientação de acordo com os pontos cardeais e colaterais e registros dos elementos da representação do real.
III. Atividades que trabalhem com as noções topológicas de vizinhança dentro-fora, ordem de limite de fronteiras e continuidade espacial.
IV. Atividade de decodificação da legenda, representando algumas situações-problemas dos bairros de Paulista.
V. Analisar a ocupação ordenada do sítio urbano a partir de um planejamento.
Estão incorretas
I, II e III.
II, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
I, III e V.
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