Questões de Geografia

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No Brasil, podemos estabelecer algumas informações corretas sobre as massas de ar que atuam em seu território, EXCETO:

  • A.

    Massa Equatorial continental (mEc) tem seu centro de origem no Nordeste da Amazônia e possui características quentes e úmidas, dominando a porção ocidental da Amazônia praticamente todo o ano.

  • B.

    Massa Polar atlântica (mPa), fria e úmida tem seu centro de origem no sul da Argentina (Patagônia) e atua mais no inverno, perdendo as suas propriedades iniciais quando atinge o interior do Brasil, depois de algum tempo de atuação.

  • C.

    Massa Tropical atlântica (mTa), quente e úmida, é originária do oceano Atlântico, no anticiclone de Santa Helena, nas proximidades do trópico de Capricórnio, exercendo enorme influência sobre a parte litorânea do Brasil.

  • D.

    Massa Equatorial atlântica (mEa), quente e úmida, origina-se no anticiclone dos Açores e domina a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste brasileiro, durante alguns momentos do ano e no inverno do hemisfério Sul, seu centro de origem desloca-se mais ao norte.

  • E.

    Massa Tropical continental (mTc) que tem seu centro de origem na depressão do Chaco, sendo quente e seca. Sua área de atuação abrange todo o Brasil central (na estiagem), chegando próxima ao Sertão nordestino.

Sobre a industrialização de Minas Gerais, é incorreto afirmar que:

  • A.

    Apresenta o terceiro maior parque industrial do Sudeste e do país.

  • B.

    Na zona da mata mineira, o destaque é para a indústria extrativa, em função das enormes reservas de urânio na região.

  • C.

    A maior parte de sua indústria está ligada às atividades metalúrgica – química – alimentícia e extrativista mineral.

  • D.

    A concentração industrial da grande Belo Horizonte desenvolveu-se ao longo da BR 381 – Fernão Dias, expandindo-se para outras áreas periféricas servida pela malha rodoviária existente.

O desenvolvimento das atividades industriais fez com que surgissem espaços complexos, provocando grandes transformações urbanas, e o modo de vida atual, direta ou indiretamente, é fruto de transformações originadas na tecnologia industrial. Com base nessa informação e nos conhecimentos sobre o desenvolvimento industrial no Brasil e no mundo, é correto afirmar:

  • A. O Brasil, desde o Período Colonial, esteve subjugado aos interesses estrangeiros, porém, atualmente, a industrialização brasileira é considerada como completa e independente.
  • B. As indústrias multinacionais, que, após a Primeira Guerra Mundial, se espalharam intensamente pelo mundo, têm na informática o setor de ponta do desenvolvimento da maioria dos países.
  • C. O governo do presidente Juscelino Kubitschek deu primazia à indústria, movida pelo Plano de Metas, pela nacionalização e pela implantação da Companhia Siderúrgica Nacional.
  • D. São Paulo apresenta grandes concentrações industriais ao longo dos eixos viários, como ocorre na Via Dutra, seu mais importante eixo rodoviário, que liga duas metrópoles nacionais: São Paulo e Rio de Janeiro.
  • E. A industrialização destaca-se em todas as regiões brasileiras, salientando-se, no sul, o vale do Itacuaraí, em Santa Catarina, com os importantes distritos industriais de Criciúma e Tubarão.

Sobre a industrialização nordestina, pode-se afirmar:

  • A. É resultante dos investimentos gerados na região.
  • B. Destaca-se pela capacidade de exportação, principalmente de bens de consumo duráveis.
  • C. Desenvolveu-se a partir de sua tecnologia e dos recursos oriundos dos seus produtos naturais.
  • D. Encontra-se ligada à mecanização da lavoura.
  • E. Está sendo desenvolvida a partir de incentivos fiscais dos Governo: Federal e Estaduais.

Em uma carta topográfica, na escala de 1:50 000, foi tomada a distância entre duas localidades. Esta distância correspondeu a 5 Km no terreno. Em uma fotografia aérea convencional, a mesma distância correspondeu a 4 cm. A escala média da fotografia é:

  • A. 1:250 000
  • B. 1:12 500
  • C. 1:1250
  • D. 1:50 000
  • E. 1:125 000

Uma aula sobre as variações das marés despertou a atenção de quase toda a turma. O professor comentou que o cientista é um caçador invisível das explicações. Ao falar aos alunos que a Ciência é uma função da vida e que ela não pode dela se divorciar, estava ele afirmando, particularmente, que a Ciência poderia

  • A.

    ficar desacreditada.

  • B.

    perder sua legitimação.

  • C.

    permanecer órfã.

  • D.

    não mais ser testada.

  • E.

    corresponder ao esperado.

Considerando-se a afirmação, o mapa e os conhecimentos sobre o espaço brasileiro e mundial, pode-se concluir:

  • A. Os países-membros do MERCOSUL, Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, têm suas exportações e importações limitadas às nações que formam esse mercado.
  • B. A desvalorização do real, em 1999, tornou os produtos argentinos mais competitivos nas exportações para o Brasil.
  • C. O NAFTA e o MERCOSUL são blocos econômicos regionais da América Latina e da América Anglo-Saxônica, respectivamente.
  • D. O Brasil possui maior superfície e maior PIB que o conjunto dos demais países-membros do MERCOSUL.
  • E. A origem do MERCOSUL está nos acordos comerciais entre Brasil e Uruguai, elaborados em meados dos anos 90.

Em uma missão de aerolevantamento foi utilizada uma câmara métrica com uma lente objetiva de 152 mm, a altitude de vôo foi de 10 000 m e a altitude do terreno 500 m. Com base nesses dados, a escala das fotografias aéreas a serem obtidas é:

  • A. 1:6 250
  • B. 1:62 500
  • C. 1:125 000
  • D. 1:25 000
  • E. 1:50 000

A figura acima corresponde a um apontador conhecido como rosa dos ventos, que serve para fornecer orientação ou direção acerca de determinado lugar. Julgue os itens seguintes, relativos a esse assunto.

As oito direções indicadas pela figura podem ser subdivididas em pontos cardeais e pontos colaterais. Exemplos de pontos cardeais são os indicados por N e S, enquanto exemplos de pontos colaterais são os indicados por NE e SE.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numa aula de Estudos Sociais da 4º série do Ensino Fundamental, utilizando a planta de bairros de Paulista, o professor poderá trabalhar as seguintes atividades:

I.  Realização de trabalhos com relações de vizinhança e continuidade através do estudo de bairros.
II.  Trabalhar com a orientação de acordo com os pontos cardeais e colaterais e registros dos elementos da representação do real.
III.  Atividades que trabalhem com as noções topológicas de vizinhança dentro-fora, ordem de limite de fronteiras e continuidade espacial.
IV.  Atividade de decodificação da legenda, representando algumas situações-problemas dos bairros de Paulista.
V.  Analisar a  ocupação ordenada do sítio urbano a partir de um  planejamento.

Estão incorretas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    II, IV e V.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    I, III e V.

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