Questões de Geografia

Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A leitura e a interpretação do mapa e os conhecimentos a respeito das economias motivadoras da ocupação, povoamento e produção do território norte-riograndense permitem afirmar:

  • A. A cana-de-açúcar, assentada no latifúndio e no trabalho assalariado, foi a primeira atividade que serviu de base para a ocupação e o povoamento da microrregião da Zona do Alto Apodi.
  • B. A pecuária surgiu como atividade exigida pela economia canavieira e exerceu papel importante na ocupação e no povoamento do sertão e de terras do agreste potiguar.
  • C. A mais importante cidade do Estado, Mossoró, surgiu como empório comercial, no final do século XVIII, em função da produção salineira na zona anterior da costa.
  • D. O extrativismo vegetal da carnaúba e da oiticica, iniciada pelo colonizador branco, assume papel principal na ocupação e no povoamento do Planalto de Borborema.
  • E. A sesmaria gerou um novo tipo de domínio territorial, a fazenda, que se fixou no sertão e no agreste em função da cultura algodoeira e da criação de ovinos, caprinos e suínos.

Considerando os elementos de interpretação de imagens, o elemento forma

  • A. diz respeito às características morfológicas do alvo, ou seja, sua configuração e suas características geométricas.
  • B. é um fenômeno comum em imagens, resultado da ausência de energia refletida ou emitida pelos alvos.
  • C. e a freqüência de variação de tons em uma imagem, dada pelo arranjo espacial dos elementos texturais da imagem.
  • D. está relacionado com a intensidade de energia refletida ou emitida pelo alvo.
  • E. está relacionado com a escala da imagem.

A figura acima corresponde a um apontador conhecido como rosa dos ventos, que serve para fornecer orientação ou direção acerca de determinado lugar. Julgue os itens seguintes, relativos a esse assunto.

O ângulo formado entre as direções N e L pode ser 90º ou 270º.

  • C. Certo
  • E. Errado

"O ensino da geografia pode levar os alunos a compreenderem, de forma mais ampla, a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva" (PCNs. p.108) As alternativas abaixo não contemplam a afirmativa, exceto.

  • A.

    Maior preocupação com os conteúdos conceituais do que com conteúdos procedimentais.

  • B.

    Utilizar noção de escala espaço-temporal, explicitando, apenas, os temas geográficos locais.

  • C.

    Memorização como exercício fundamental, mesmo nas abordagens mais avançadas e problematizadoras.

  • D.

    Fazer uma abordagem exclusivamente social, sem a necessidade trabalhar os fenômenos da natureza.

  • E.

    Promover a compreensão processual e crítica das questões socioambientais.

O comprimento de onda cuja freqüência é 3 × 1010 ciclos/seg., e o sensor que opera nesta faixa do espectro eletromagnético são, respectivamente,

  • A. 1 mícron e o sensor de varredura.
  • B. 10 centímetros e o radar.
  • C. 1 centímetro e o radar.
  • D. 10 mícrons e os sensores termais.
  • E. 1 centímetro e as câmaras fotogramétricas.

Considerando a Carta do Brasil ao Milionésimo, para representar cartograficamente uma carta na escala 1:1.000.000, quantas cartas topográficas na escala 1:250.000 são necessárias?

  • A. 4
  • B. 8
  • C. 16
  • D. 24
  • E. 32

Os termos latitude e longitude correspondem a um sistema de coordenadas geográficas que servem para indicar a posição de determinado objeto ou feição na superfície terrestre. Julgue os seguintes itens, relativos a esse sistema.

Valores de latitude podem variar de !90º a +90º. O sinal negativo é utilizado para posições localizadas no hemisfério norte enquanto valores positivos são utilizados para posições localizadas no hemisfério sul.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo da natureza é de fundamental importância, pois, ao se trabalhar este tema em sua dinâmica própria que expressa as inter-relações entre todos os seus elementos, se pode levar os alunos a criticar a ação do homem sobre ela e construir conceitos de equilíbrio e desequilíbrio ecológico. Ao trabalhar este tema em sua prática cotidiana, o professor poderá desenvolver todas as seguintes ações, exceto uma. Assinale-a.

  • A.

    Problematizar e aprofundar conceitos sobre alguns elementos da natureza, como rio, mar, flora e fauna, desde que estes elementos estejam presentes no cotidiano dos alunos.

  • B.

    Mostrar que o clima e a vegetação estão intimamente relacionados e que a vegetação depende, fundamentalmente, da temperatura e umidade, entre outros fatores que, também, estão relacionados com estes dois elementos.

  • C.

    Discutir por meio de problematização de situações vividas no lugar, seja do bairro, cidades ou países, o comportamento social e suas relações com a natureza.

  • D.

    Apontar que a visão global da natureza expressa na paisagem pode ser realizada por meio dos hábitos de consumo através de pesquisa, investigando como pessoas de diferentes espaços se apropriam de técnicas de transformação dos elementos naturais.

  • E.

    Trabalhar os componentes da natureza sem fragmentação, ou seja, apresentado os o solo, clima, vegetação entre outros, de modo interativo.

Quando um fluxo de energia eletromagnética incide sobre um objeto pode ocorrer a transmitância, que pode ser explicada por:

  • A. parte da radiação incidente consegue atravessar o objeto, se o material é transparente.
  • B. parte da radiação incidente consegue atravessar o objeto, se o material for opaco.
  • C. reflexão difusa, se o material for translúcido.
  • D. reflexão especular, se o material for translúcido.
  • E. parte da energia incidente é absorvida pelo objeto.

Nos últimos anos, as exportações brasileiras têm sido um elemento importante para garantir os índices de crescimento da economia brasileira.

Sobre as conseqüências das exportações é correto afirmar que:

  • A.

    mantêm os empregos das atividades ligadas entre si no agronegócio;

  • B.

    contribuem para a manutenção do país na divisão internacional do trabalho;

  • C.

    contribuem direta e indiretamente para o aumento da produção e da renda;

  • D.

    estão articuladas com a inserção autônoma da economia do país nos mercados mundiais.

  • E.

    reduzem as divisas necessárias à importação de bens e serviços e ao pagamento da dívida externa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...