Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A urbanização brasileira, diferentemente da urbanização européia, não é uma decorrência direta da industrialização. No caso brasileiro, o crescente processo de urbanização deveu-se principalmente:
à construção de ferrovias;
ao êxodo rural;
ao crescimento do comércio;
ao avanço da tecnologia;
à chegada de imigrantes de outros países.
O governo brasileiro vem implementando políticas que têm como objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável, compatibilizando o desenvolvimento social e econômico com a proteção ambiental. Uma destas políticas está materializada nos Eixos Nacionais de Integração e Desenvolvimento. Sobre esses Eixos é correto afirmar que:
foram definidos a partir da malha multimodal de transportes, da hierarquia funcional das cidades, da identificação dos centros dinâmicos e dos ecossistemas;
correspondem às macrorregiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste; Sul e Sudeste;
os projetos fundamentais para o desenvolvimento do país, como as Hidrovias Araguaia-Tocantins e Paraguai-Paraná vêm sendo implementados com recursos do orçamento da União;
a economia brasileira continua a crescer apenas incorporando novos espaços, pressionando os recursos naturais do país;
a ação das ONGs e do Ministério Público, este último acatando representações da sociedade civil, não tem conseguido impedir o avanço da ocupação sobre os ecossistemas brasileiros.
Na rede urbana brasileira existem duas metrópoles nacionais que polarizam todo o território brasileiro, que são Rio de Janeiro e São Paulo. Existem também metrópoles regionais, que polarizam extensas regiões. Pode-se citar como exemplos:
Porto Alegre e Florianópolis;
Campo Grande e Maceió;
Aracaju e Belém;
Belo Horizonte e Salvador;
Recife e São Luis.
Rondônia foi a unidade da federação cuja população mais cresceu, em números relativos, no período 1970 / 2000. Tamanho crescimento foi possível graças à integração do estado ao Centro- Sul com a melhoria das condições de transporte. Assinale a alternativa que completa a afirmativa acima:
a abertura da fronteira com aTransamazônica;
a construção e asfaltamento da Belém-Brasília;
a integração com a bacia amazônica com a BR-165;
a instalação estratégica da BR-210, a perimetral norte;
a construção e o asfaltamento da BR-136.
A impermeabilização das encostas, através da construção civil desordenada, em muitas cidades brasileiras tem causado uma série de danos ambientais, devido principalmente à ruptura do ciclo hidrológico. Esse fato se repercute, principalmente, por meio de:
epidemias;
ilhas de calor;
poluição;
inundações;
intemperismo.
A partir das reformas radicais do final da década de 1970, a China iniciou um período de crescimento econômico acelerado, aumentando sua participação no PIB mundial de 1% em 1980 para 4% em 2000.
Nesse período, entre as diretrizes da economia chinesa, não encontramos:
a aceitação da "revolução cultural", que aumenta a participação do capital externo nas empresas estatais.
a criação de "zonas econômicas especiais", que possibilitam o investimento de capitais externos.
a adoção do "modelo econômico extrovertido", que cria uma oferta de mão-de-obra competitiva.
o estabelecimento da "política de reformas e abertura", que diversifica os agentes econômicos com o recuo do Estado.
a aplicação de uma "economia socialista de mercado", que permite sua integração na economia mundial.
Sobre a colonização de Rondônia assinale a afirmativa errada:
na década de 1950, o fator de atração foi a exploração da cassiterita, sob a forma de garimpagem;
na década de 1960, os projetos de iniciativa particular estimulavam a colonização da zona de fronteira;
na década de 1970, o Programa Integrado de Colonização organizava os assentamentos sob a responsabilidade do INCRA;
nas décadas de 1970/1980, a implantação do polonoroeste possibilitava ao trabalhador rural tornarse proprietário de terra;
nas décadas de !970/1980, os projetos de assentamento demarcavam e davam o título de propriedade aos lotes ocupados espontaneamente.
As grandes cidades brasileiras vêm passando por ocupação bastante desordenada. Isso tem acarretado várias formas de impactos ambientais, destacando-se, nas encostas, principalmente:
movimentos de massa;
enchentes;
lixiviação;
infiltração;
solapamento.
Antes do aparecimento dos europeus, os habitantes nativos do território eram economicamente auto-suficientes. Via de regra, cada família banto produzia sua alimentação, plantando e criando gado; também construía sua própria cabana e fazia suas roupas e utensílios.
(Shapern, I. Migrant labour and tribal life. 1947)
Sobre as mudanças provocadas na economia e na sociedade da África pela presença européia, a partir do século XIX, podemos fazer as seguintes afirmativas, com exceção de uma.
Assinale-a.
A economia africana nativa se transformou em uma economia colonial, tendo como base as plantações comerciais e a extração mineral.
A cobrança do imposto individual pela administração colonial obrigou as populações africanas a procurarem emprego assalariado, o que colocou à disposição do colonizador uma enorme força de trabalho.
A concentração dos africanos em "reservas" impossibilitou o uso do tradicional sistema de plantio que alternava as áreas cultivadas com áreas de pousio, em que a vegetação natural voltava a cobrir a terra.
A colonização dissolveu os Estados nacionais anteriormente existentes que reuniam em um mesmo território povos de diferentes culturas, mas identificados pelo sentimento comum da "negritude".
O novo modelo econômico e político imposto abalou os valores e símbolos culturais promovendo a perda de identidade e o desenraizamento cultural de grande parte da população.
A erosão urbana acontece nas pequenas, médias e grandes cidades brasileiras. Esse processo de degradação está associado, principalmente:
aos prédios de muitos andares que são construídos sem nenhum planejamento;
às pontes que são construídas sobre os rios urbanos, muitas vezes sem necessidade;
ao processo de intemperismo que ataca, em especial, os solos urbanos brasileiros;
à falta de pavimentação de algumas ruas e da ausência de galerias de águas pluviais;
às chuvas ácidas que atacam os agregados dos solos, tornando-os suscetíveis à erosão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...