Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre as cidades catarinenses, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
As cidades de Florianópolis e São José formam uma só área urbana que, nos últimos anos, apresentaram um grande crescimento populacional
As cidades de Florianópolis, São José e Itajaí são as três maiores de Santa Catarina
São José, devido ao seu grande crescimento populacional, ultrapassou a população de Lages e as duas inverteram as posições. De 6ª mais populosa em 1996, São José é hoje a 4ª cidade de maior população do Estado
As 3 (três) cidades mais populosas do Estado de Santa Catarina são Joinville, Florianópolis e Blumenau.
Sobre a urbanização brasileira, analise as sentenças abaixo:
I - O processo de urbanização no Brasil revela uma crescente associação com o da pobreza.
II - Atualmente, verifica-se o crescimento das cidades médias e a diminuição da população das cidades grandes, caracterizando o fenômeno da desmetropolização.
III - A urbanização é menos dinâmica no Nordeste, se comparada a outras áreas do país.
IV - À medida que crescem, as cidades tornam-se cada vez mais parecidas com as outras, em seus sistemas de engenharia e nos sistemas sociais.
As afirmativas corretas são somente:
I e II;
I e III;
II e IV;
III e IV;
I, II, III e IV.
Sobre a população de Santa Catarina assinale a alternativa correta:
A população catarinense apresenta-se bem concentrada no litoral e as outras regiões apresentam vazios demográficos
A tradição agrícola do Estado levou a população a concentrar-se nas áreas rurais, vivendo 73% da população nos campos
As áreas de colonização européia e de povoamento mais antigo são as de menor concentração populacional
Apesar de o Estado de Santa Catarina não estar entre os mais populosos do país, a sua densidade demográfica é bem superior que à média nacional
A industrialização de Santa Catarina, bastante diversificada, foi formada em áreas especializadas em determinados setores ou pólos econômicos. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando os pólos com as regiões: I II 1 – Oeste Catarinense ( ) Pólo Têxtil 2 – Planalto Norte ( ) Pólo Metal-Mecânico 3 – Médio Vale do Itajaí ( ) Pólo Cerâmico 4 – Nordeste Catarinense ( ) Pólo Papel – Celulose e Mobiliário 5 – Sul Catarinense ( ) Pólo Agro-Industrial Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo, da segunda coluna:
4,3,2,1,5
3,4,2,5,1
2,1,5,4,3
3,4,5,2,1
Acerca dos dados divulgados pelo IBGE, apurados no Censo Demográfico de 2000, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I - Os cinco municípios catarinenses com maior população, em ordem decrescente, são: Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José e Criciúma.
II - Os cinco municípios catarinenses com maior população, em ordem decrescente, são: Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José e Criciúma.
III - Dentre as regiões do Brasil, a Sul é a que possui o 2º maior número de habitantes, perdendo somente para a Região Sudeste.
IV - Dentre os estados do Brasil, o de Santa Catarina, em ordem decrescente, é o 11º em número de habitantes.
Somente a I, a III e a IV estão corretas.
Somente a I e a IV estão corretas.
Somente a II, a III e a IV estão corretas.
Somente a II está correta.
A indústria catarinense é destaque no cenário nacional e está bem distribuída por todo o território estadual. Acerca deste assunto, relacione a coluna da direita com a da esquerda e assinale a alternativa CORRETA:
(1) Madeira, papel e celulose ( ) Planalto Serrano
(2) Madeira e móveis ( ) Oeste
(3) Têxtil e cristais ( ) Norte
(4) Cerâmica e mineração ( ) Vale do Itajaí
(5) Aves e suínos ( ) Sul
1, 5, 2, 3 e 4.
2, 5, 1, 3 e 4
3, 2, 1, 4 e 5.
3, 5, 2, 4 e 1.
Santa Catarina enfrenta problemas graves de danificação das águas, do ar e do solo. Em relação a este assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I - No Nordeste do Estado, os metais pesados indicam a forte poluição do setor metal-mecânico.
II - No litoral, há problemas por causa dos esgotos domésticos.
III - No Vale do Rio do Peixe, há comprometimento em razão da indústria papeleira e da agroindústria.
IV - No Vale do Itajaí, as indústrias têxteis são grandes poluidoras.
Somente a I, a II e a IV estão corretas.
Somente a II e a III estão corretas.
Somente a III e a IV estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
O espaço geográfico catarinense foi ocupado e desenvolvido economicamente aproveitando sempre que possível as potencialidades locais. Em paralelo à natureza, aparece a presença marcante do imigrante europeu. Combinando-se os aspectos humanos e econômicos bem como a ocupação humana catarinense, é correto afirmar:
O uso intenso de monoculturas, como do café, banana, fumo e soja para exportação, gerou um forte desequilíbrio econômico entre as regiões do Estado, monoculturas essas desenvolvidas pelos imigrantes europeus com intenso uso do trabalho escravo nos primórdios da formação econômica catarinense.
A ocupação do litoral catarinense aconteceu ainda no século XVII, com vicentistas que desenvolveram as lavouras de cana-de-açúcar, primeiro produto exportativo do Estado, aproveitando as instalações do porto de Itajaí.
O espaço geográfico catarinense foi ocupado por diversas correntes populacionais de imigrantes, com destaque para alemães e ingleses, que desenvolveram, respectivamente, os vales dos Rios Tijucas e Tubarão.
O modelo econômico aplicado em Santa Catarina, baseado na pequena e média propriedade, com trabalho familiar desenvolvido pelos imigrantes europeus, oportunizou uma economia descentralizada e diversificada, levando o Estado a destacar-se no Brasil e no exterior.
A produção industrial catarinense destaca-se no cenário nacional e internacional, sendo que a distribuição espacial das indústrias no Estado de Santa Catarina dá-se por pólos, aproveitando as características locais que barateiam custos às empresas. Em 2004 desenvolveram-se intensas negociações com a Rússia e a China para exportação de suínos e aves catarinenses para aqueles países. O principal pólo fornecedor desses produtos corresponde à região:
Oeste, através de parcerias entre os produtores rurais e as empresas abatedoras que atendem os mercados interno e externo.
Serrana, através de criatórios independentes, que fornecem aves e suínos a empresas para abate e comercialização interna e externa.
Sul, especialmente no Vale do Rio Tubarão, através de parcerias com grandes empresas, como: Sadia e Perdigão.
Norte, aproveitando as boas condições de exportação através do porto de São Francisco do Sul, solidificando parcerias entre indústrias e produtores rurais.
Além da Belém-Brasília, parte de outra importante rodovia federal que corta o estado de Tocantins aparece assinalada no mapa abaixo.
Essa rodovia é a
BR 20, unindo Brasília (DF) e Fortaleza (CE).
BR 153, unindo Tucuruí (PA) e Aceguá (RS).
BR 163, unindo Cuiabá (MT) e Santarém (PA).
BR 210, a chamada Perimetral Norte.
BR 230, conhecida como Transamazônica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...