Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2000 o Brasil possuía cerca de 35 milhões de jovens de 15-24 anos, dos quais 81% residem nas cidades. Considerando-se apenas a população jovem que vive nas cidades, os jovens de 15-19 anos somam 54% e os jovens de 20-24 anos somam 52%. Na área rural verifica-se que são 56% os jovens entre 15-19 anos e são 48% os jovens de 20-24 anos. Essa comparação entre a população jovem do campo e da cidade aponta para:
tendência de retorno dos jovens de 19 a 20 anos para o campo;
maior probabilidade dos jovens mais velhos (20-24 anos) migrarem para as cidades;
tendência de migração da cidade para campo dos jovens de 19 a 24 anos;
tendência de migração do campo para a cidade de população jovem de 15 a 19 anos;
tendência a uma evolução semelhante entre a população jovem do campo e da cidade.
O estado de Tocantins foi criado no ano de ......, a partir da divisão do estado de ...... .
Completam corretamente as lacunas da frase acima:
1972 - Piauí.
1985 - Pará.
1988 - Goiás.
1989 - Mato Grosso.
1990 - Maranhão.
A formação dos blocos econômicos regionais que congregam várias nações em torno de acordos de livre comércio aparecem como a nova realidade econômica mundial. O Brasil não ficou fora dessa realidade. Quanto à relação do Brasil com os blocos econômicos pode-se afirmar que:
A dependência econômica do Brasil em relação aos países ricos impede que o país integre blocos econômicos e até mesmo consiga negociações favoráveis a si no concorrido comércio internacional.
O Brasil integra o Mercosul, mas tem relações com outros blocos econômicos, como o NAFTA e União Européia, até que se defina a situação da ALCA, talvez o bloco econômico do Continente Americano no futuro
O mundo globalizado quebrou a força dos blocos econômicos que desde o início dos anos 90 são figurações nas relações comerciais internacionais, fato este que impede o crescimento econômico brasileiro.
A previsível unificação entre NAFTA e União Européia permitirá a formação do bloco econômico mais rico e homogêneo do mundo, em termos de padrão de vida da população, mas esse fato destruirá o Mercosul, do qual o Brasil é integrante, pois o país e o bloco não conseguirão concorrer com esse gigante econômico.
Trata-se de um clima de influência marítima. Sua amplitude térmica é moderada porque os verões são relativamente quentes e os invernos não são rigorosos. O regime pluviométrico mostra uma estação seca no verão, quando a massa de ar que permanece sobre a região dá origem a um tempo estável, claro e límpido, o que acentua a aridez. A formação vegetal dessa área é uma espécie de bosque com árvores esparsas. O caráter xerófilo apresentado por algumas espécies vegetais mostra diferentes processos de adaptação à escassez de água.
As características apresentadas no fragmento acima estão representadas num dos climogramas a seguir.
Assinale-o.
O NOVO ENDEREÇO DA INDÚSTRIA PAULISTA!
A partir de 1970 começou a ocorrer uma relativa desconcentração industrial no Estado de São Paulo, com um decréscimo da participação da região metropolitana na produção industrial em favor do interior do estado.
Entre as razões dessa desconcentração não podemos incluir:
a redução das vantagens locacionais da região metropolitana, que estimula o deslocamento das indústrias para os tecnopólos surgidos ao longo dos eixos de industrialização.
a perda da importância da capital paulista nos setores industrial e financeiro, que transfere o poder de gestão e decisão para novas áreas metropolitanas como a de Campinas.
as vantagens oferecidas por outros municípios – isenção de impostos, infra-estrutura industrial –, que atraem os novos investimentos industriais para o interior.
os índices de poluição e de insegurança na região metropolitana, que estimulam a instalação das novas indústrias nas cidades que oferecem melhor qualidade de vida.
a fuga de empresas da região metropolitana, que é explicada pelas pressões exercidas pelos movimentos sindicais na defesa dos direitos dos trabalhadores.
Sobre o conceito de região discutido na Geografia, analise as afirmativas a seguir:
I - A região é um conceito que inclui uma reflexão política de base territorial.
II - A região coloca em jogo comunidades de interesse identificados a uma dada área.
III - A região envolve uma discussão entre os limites da autonomia face a um poder central.
IV - A região é uma das categorias de análise do espaço geográfico.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
I;
II e III;
III e IV;
I, II, III;
nenhuma.
Os processos erosivos que afetam grande parte dos solos brasileiros estão associados a uma combinação de fatores, entre os quais pode-se destacar:
solos com alto teor de areia e silte, chuvas concentradas e uso e manejo inadequado desses solos;
elevado índice de lixiviação, solos alcalinos e chuvas bem distribuídas durante o ano;
solos poluídos, alto teor de matéria orgânica e chuvas concentradas na primavera;
solos com alto teor de ferro, baixo pH e chuvas concentradas no inverno;
solos residuais, alto teor de areia e chuvas concentradas no outono.
A modernização do país, resultante do crescimento da economia urbano-industrial, produziu uma divisão territorial do trabalho, que subordina o campo à cidade, bem como as cidades menores às maiores. Estabeleceu-se, portanto, um sistema integrado de cidades em que há uma hierarquia entre elas, isto é, relações econômicas e sociais em que umas se subordinam às outras.
(Adaptado de
Vesentini, J.W. Geografia)O fragmento acima apresenta o conceito de:
rede urbana.
polarização urbana.
megalópole
região urbana.
nebulosa urbana.
No processo de organização e estruturação do território, o desenvolvimento do chamado "meio técnico-científicoinformacional" proporcionou:
perda do valor estratégico da localização geográfica;
homogeneização das vantagens locacionais e dos lugares;
aumento do acesso à tecnologia, erradicando a exclusão social;
intensificação da circulação e de novas formas de organização da produção;
diminuição da fluidez do espaço geográfico.
Entre os tipos mais significativos de migrantes temporários que se deslocam no território brasileiro, não podemos destacar:
indígenas aculturados, que se deslocam para as cidades em busca de trabalho para ganhar algum dinheiro que ajude na sobrevivência da tribo.
trabalhadores rurais e urbanos que migram para se empregarem nas construções de usinas hidrelétricas.
trabalhadores rurais que, na entressafra agrícola da região onde moram, deslocam-se para os lugares de garimpo.
trabalhadores rurais que migram para as cidades onde encontram trabalho na construção civil e nas funções terciárias de baixa qualificação.
trabalhadores urbanos que se deslocam diariamente de sua moradia para áreas distantes, em outros municípios, para o exercício de sua atividade de trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...