Questões de Geografia

Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As ideias que fizeram contraponto à tese de Vidal de La Blache no século XIX estão sistematizadas no pensamento de

  • A. Karl Marx, que influenciou o desenvolvimento da geografia marxista.
  • B. Milton Santos e seu estudo do espaço em objetos e ações.
  • C. Yves Lacoste e sua geografia a serviço do Estado Maior.
  • D. David Harvey e sua produção capitalista do espaço.
  • E. Friedrich Ratzel, alemão e teórico do determinismo geográfico.

Com relação aos processos de regionalização no Brasil e no mundo, julgue os itens subsequentes. Na década de 40 do século XX, quando se estabeleceram as primeiras divisões regionais oficiais, o sudoeste industrial exercia amplo domínio sobre as demais regiões do Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando essa situação hipotética e o texto apresentado, assinale a opção correta, acerca da abordagem teórica e metodológica a ser adotada pelo professor para ministrar a aula.

  • A. O professor deve abordar as definições sobre os povos citados e os tipos de migrações em que se encaixam, assim como o conceito geográfico de lugar, espaço de pertencimento desses árabes.
  • B. O fundamentalismo islâmico deve ser a ideia central da explicação do professor, já que o assunto é atual, está citado nos dois parágrafos do texto e o daash formou seu recente Califado, que foi reconhecido pelos países árabes.
  • C. A abordagem do professor deve centrar-se na constante migração dos peshmergas e dos sírios no Oriente Médio em decorrência dos conflitos em território iraquiano, iniciados com a Primavera Árabe.
  • D. Uma aula de cartografia demonstraria com detalhes a forma como os refugiados sírios vivem, muitas vezes em extensos campos e em condições extremamente precárias, como na cidade de al-Malikia.
  • E. Uma aula de geopolítica sobre a territorialidade do Estado Islâmico e seus aliados, entre os quais se incluem os peshmergas, seria pertinente do ponto de vista teórico, pois o domínio dos radicais islâmicos abarca pedaços da Síria e do Iraque.

Com relação aos processos de regionalização no Brasil e no mundo, julgue os itens subsequentes. Décadas depois da implementação do primeiro órgão responsável pelos estudos de planejamento macrorregional no Brasil, a SUDENE, os principais problemas e disparidades regionais do país persistem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, assinale a opção correta.

  • A. Os saberes do senso comum de comunidades tradicionais como ribeirinhos e quilombolas devem ser descartados.
  • B. Além do conhecimento teórico-metodológico, o cotidiano discente é de plena significância para o processo docente.
  • C. Sendo os saberes do cotidiano importantes instrumentos didáticos, a metodologia deve se limitar a abordá-los.
  • D. Para atender a uma abordagem crítica da geografia, basta tratar da dicotomia entre a geografia física e a geografia humana.
  • E. O positivismo regional torna a relação homem-meio mais clara para novas abordagens teórico-metodológicas.

Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.

A divisão regional do Brasil em cinco macrorregiões de planejamento é uma referência para o ensino de geografia atualmente. Entretanto, para a compreensão das dinâmicas atuais de uso e reorganização do território nacional, é necessário abordar as novas regionalizações, como a divisão por complexos regionais (Amazônia, Nordeste e Centro-Sul) e a divisão em quatro regiões (Concentrada, Centro-Oeste, Amazônia e Nordeste).

  • C. Certo
  • E. Errado

No ensino da geografia, é necessário, para o entendimento do território como referido por Milton Santos, tratar

  • A. o território como espaço desvinculado da percepção de pertencimento a uma territorialidade cultural.
  • B. o território usado, a identidade e o exercício do que envolve a vida.
  • C. o território em si, como instrumento de domínio cultural e identitário.
  • D. a identidade como território usado e fundamento do trabalho.
  • E. a territorialidade como necessidade de superposição material.

Para o autor do texto precedente,

  • A. a territorialidade é meramente ontológica.
  • B. o território deve ser tratado como estratégia político-cultural.
  • C. a territorialidade manifesta-se concretamente no território.
  • D. a territorialidade é um poder abstrato e simbólico.
  • E. a concepção da materialidade define o território.

A partir do texto precedente, assinale a opção correta quanto aos métodos de avaliação da disciplina.

  • A. Em razão da simplicidade do objeto de estudo da geografia, que é a sociedade por meio da espacialidade, a avaliação de desempenho do aluno não deve incluir a recuperação.
  • B. Como a geografia trabalha diretamente as relações sociais, a avaliação de desempenho do aluno deve ser descontínua no decorrer dos anos letivos.
  • C. Diante do estudo da espacialidade da sociedade, a avaliação de desempenho do aluno deve ser contínua, cumulativa e prevalente nos aspectos qualitativos.
  • D. Como o objeto da geografia é pautado nas modificações que o homem imprime na natureza, a avaliação de desempenho dos alunos deve ser baseada no aspecto quantitativo.
  • E. Sendo incalculáveis as territorialidades sociais no espaço, a avaliação de desempenho do aluno deve ser descontinuada e sem assuntos acumulativos de anos anteriores.

A regionalização mostrada na figura corresponde

  • A. à divisão oficial do IBGE, sendo a região 1, o Norte; 2, o Centro-Sul; e 3, o Nordeste.
  • B. à divisão geoeconômica, sendo a região 1, a Amazônia; 2, o Centro-Sul; e 3, o Nordeste.
  • C. aos complexos regionais, sendo a região 1, o Norte; 2, o Centro-Sul; e 3, o Noroeste.
  • D. às mesorregiões naturais, sendo a região 1, a Amazônia; 2, o Sudeste-Sul; e 3, o Nordeste.
  • E. às macrorregiões administrativas, sendo a região 1, a Amazônia; 2, o Centro-Sul; e 3, o Noroeste.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...