Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue (C ou E) os itens subsequentes, a respeito da economia espacial brasileira ao longo dos séculos XX e XXI. A construção de Brasília como nova capital brasileira, a partir de 1956, foi motivada, entre outros aspectos, pelo crescimento da indústria automobilística, pelo protagonismo do capital financeiro na economia e pela emergência das cidades do campo na região Centro-Oeste.
Julgue (C ou E) os itens subsequentes, a respeito da economia espacial brasileira ao longo dos séculos XX e XXI. As cidades médias têm apresentado, na atualidade, retração dos índices econômico e tecnológico em decorrência do poder de atração e concentração exercido pelas metrópoles nacionais e regionais.
Como são chamadas as chuvas ocasionadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem até as camadas mais frias e se condensam?
Acerca da formação territorial brasileira, julgue (C ou E) os itens a seguir. No decorrer do século XX, o aparelhamento dos portos, a construção de estradas de ferro e as novas formas de participação do país na fase industrial fizeram do Sudeste a região com maior concentração de capital, de modo independente de uma nova regionalização agrária ou urbana brasileira.
A principal característica de um SIG é a capacidade de análise, mais especificamente, análise espacial. Um dos esquemas mais simples de organização dos métodos de análise espacial é a denominada Álgebra de Mapas, desenvolvida por Dana Tomlin, na década de 1980. Na forma em que foi estruturada, é possível:
Considerando a repartição espacial dos diferentes tipos de tecnologia de acesso fixo à internet no Brasil, observa-se que:
Acerca da formação territorial brasileira, julgue (C ou E) os itens a seguir. Com a construção de Brasília, a nova capital brasileira, pretendeu-se superar três dificuldades para a implementação do Plano de Metas do então presidente Juscelino Kubistchek: a inexistência de uma localização privilegiada do poder para o rearranjo das economias regionais, em prol da unificação do mercado nacional; o enrijecimento econômico do litoral, palco da colonização; o potencial burguês latifundiário e urbano concentrados nas antigas ilhas territoriais produtivas de café e cana-de-açúcar.
A capacidade de modelar e solucionar problemas em SIG's é muito valorizada devido às potencialidades de integração e análise de dados espaciais e estatísticos, e de geração de produtos diferenciados, entre outros. Entre os requisitos que podem viabilizar ou inviabilizar projetos, encontra-se:
Em 2014, o IBGE publicou um estudo sobre as ligações aéreas no Brasil, com dados de 2010. Entre as conclusões do estudo, destaca-se que:
* Existem ligações entre a maioria das cidades brasileiras que possuem aeroportos. A princípio, de qualquer cidade com aeroporto é possível acessar a outra, já que são poucos os centros que necessitam de mais de um passo para se ligar com as demais cidades da rede.
* A ligação das seis metrópoles mais populosas do país com São Paulo era responsável por mais de 25% do total de passageiros transportados.
* Em geral, as viagens para cidades menores e mais periféricas tendem a ser mais longas e apresentar custo mais elevado.
As conclusões acima descrevem três aspectos da estrutura da rede de transporte aéreo brasileira. Esses aspectos são, respectivamente:
A intensificação da conexão entre os lugares do planeta ao longo do processo de globalização tem levantado importantes questões sobre os conceitos de território e de rede na atualidade. O aumento da importância e do volume dos fluxos de bens, de mercadorias e de pessoas levou vários geógrafos a crer que a concepção tradicional sobre o território, com suas fronteiras bem demarcadas e o enraizamento dos grupos sociais, estava em vias de acabar. No entanto, novas formas de territorialização têm mostrado que a relação entre territórios e redes é ainda um tema aberto para a pesquisa geográfica.
(Adaptado de: HAESBAERT, Rogério. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011.)
Considerando as relações entre os conceitos de rede e território, analise as afirmativas a seguir.
I. As redes jamais preenchem o espaço em sua totalidade, permanecendo muitos interstícios para outras formas de organização do espaço.
II. A desterritorialização por meio das redes, especialmente as redes de capital financeiro e da sociedade de consumo, é um processo inexorável rumo a um mundo sem territórios.
III. As redes mais extrovertidas ignoram ou destroem fronteiras e territórios, enquanto as mais introvertidas acabam estruturando novos territórios, fortalecendo processos dentro dos limites de suas fronteiras.
Está correto o que se afirma em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...