Lista completa de Questões de Geografia do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às atividades econômicas do Brasil, assinale a opção que está incorreta:
O Brasil possui uma economia diversificada, isto é, desenvolve um número muito grande de atividades - agrícolas, industriais, comerciais e de serviços.
As atividades industriais do Brasil concentram-se de Minas Gerais e São Paulo para o Sul. Existem poucas indústrias no Norte e no Nordeste
O Brasil é um país subdesenvolvido, com elevado grau de industrialização. É o mais industrializado de todos os "países do sul".
No setor terciário brasileiro encontramos atividades modernas (bancos, empresas de seguros e transportes, cadeias de supermercados etc.) e atividades tradicionais (pequeno comércio, como por exemplo mercearias e bazares).
Em 1969, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dividiu o território brasileiro em cinco grandes regiões. Leia as afirmativas abaixo e a seguir responda:
I. As cinco regiões do Brasil são: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
II. Em 1977, o Estado do Mato Grosso foi dividido em dois: Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
III. Em 1982, o Território de Rondônia foi promovido à condição de estado.
IV. Em 1988, os Territórios de Roraima e Amapá foram promovidos à condição de estado, e o Território de Fernando de Noronha retornou à condição de município do Estado de Pernambuco.
V. Também em 1988 o Estado de Goiás foi dividido em dois: a porção mais ao norte continuou com o nome de Goiás e a porção que fica ao sul passou a chamar-se Tocantins.
Todas as afirmativas estão corretas.
Estão corretas somente as afirmativas I, III, IV e V.
Estão corretas somente as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e IV
O Brasil também é dividido em três complexos regionais ou regiões geoeconômicas. Essa divisão está mais de acordo com a formação histórico-econômica do país. Assinale a opção correta. As três regiões geoeconômicas do Brasil são:
Amazônia, Nordeste e Sudeste
Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
Centro-Oeste, Centro-Sul e Centro-Norte.
Norte, Sul e Região Central
Quanto à Região Sul do Brasil, assinale a opção incorreta:
É a região menos subdividida em unidades - é composta por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
É a menor das cinco macrorregiões. Ocupa 6,8% do território nacional.
É a mais importante macrorregião brasileira, concentrando 42% da população e participando com mais de 75% da renda nacional
A economia industrial da Região Sul, assim como a agropecuária, desenvolve-se com a utilização de tecnologias avançadas e aplicação de grande volume de capital, refletindo em um padrão social mais elevado e tornando o Sul uma das regiões mais desenvolvidas do país.
Leia as seguintes afirmativas, que se referem aos problemas ambientais do Brasil:
I. As queimadas na agricultura e os incêndios florestais, muito freqüentes no Brasil, liberam uma enorme quantidade de gás carbônico na atmosfera. Nas regiões de expansão das fronteiras agropecuárias do cerrado é comum o ateamento de fogo aos campos para limpá-los antes da cultura.
II. Além de contribuir para o efeito estufa e destruir as florestas, as queimadas empobrecem o solo porque matam os microorganismos nele existentes.
III. As chuvas ácidas contaminam o solo, aceleram o processo de corrosão dos metais em pontes, automóveis, edifícios e provocam desmatamento em áreas florestais.
IV. Um exemplo das graves conseqüências da chuva ácida é encontrado em Cubatão, uma das cidades mais poluídas do planeta.
V. Como problema ambiental, também podem ser citadas as enchentes que ocorrem por causa da impermeabilização do solo urbano, devido ao asfaltamento das vias públicas, e da construção de casas e edifícios, que fazem com que as águas pluviais não tenham por onde se infiltrar no solo.
Agora, responda:
Estão corretas somente as afirmativas I, III e V
Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e IV.
Todas as afirmativas estão corretas.
Estão corretas somente as afirmativas II, III e IV.
Leia as seguintes afirmativas sobre os problemas ambientais atuais e assinale a opção que está incorreta:
Nas usinas nucleares, a água é aquecida e a pressão do vapor movimenta uma turbina. A energia utilizada para aquecer a água é obtida pela fissão de átomos de urânio dentro de um reator, processo que produz resíduos radioativos. Esses resíduos, conhecidos como lixo nuclear, são objeto de constantes preocupações ambientais, pois precisam ficar armazenados em lugar seguro durante muitos anos, até que a radioatividade se dissipe e o material não represente mais riscos à saúde de ninguém. No Brasil, só existe um lugar onde foram instaladas usinas nucleares: no Estado do Paraná, a usina de Itaipu.
A chuva ácida é um problema ambiental muito sério provocado pela queima de óleo combustível e de carvão mineral em grandes quantidades. A queima desses combustíveis libera na atmosfera grande quantidade de enxofre, que reage com a água da chuva e transforma-se em ácido sulfúrico. As chuvas ácidas contaminam o solo, aceleram o processo de corrosão dos metais em pontes, automóveis, edifícios e provocam desmatamento em áreas florestais. No Brasil, um exemplo das graves conseqüências da chuva ácida é encontrado em Cubatão, uma das cidades mais poluídas do planeta
Nos dois últimos séculos, o desenvolvimento da atividade industrial aumentou muito a presença de gases nocivos na atmosfera. As chaminés das fábricas, os escapamentos dos veículos, os desmatamentos quase sempre seguidos de queimadas são alguns dos fatores responsáveis pela poluição atmosférica. Esses fatores têm aumentado muito nas últimas décadas, pois, além do elevado crescimento da população mundial, houve também uma enorme expansão da indústria.
Dentre os inúmeros gases tóxicos que poluem a atmosfera, o que mais vem preocupando ultimamente é o gás carbônico, ou dióxido de carbono, cuja presença vem aumentando significativamente. Isso traz sérias conseqüências para o clima, porque a concentração de gás carbônico acelera o efeito estufa.
Sobre a divisão do Brasil em complexos regionais, afirma-se:
I. A divisão do Brasil em complexos regionais ou regiões geoeconômicas não se preocupa tanto com as divisas entre os estados e sim com os traços comuns entre essas enormes porções territoriais. É uma divisão que está mais de acordo com a formação histórico-econômica do país.
II. O complexo regional da Amazônia abrange quase 60% do território nacional, mas apenas cerca de 7% da população. É portanto o menos povoado do país. Além de ser um imenso vazio demográfico, historicamente esteve quase sempre isolado do restante do país.
III. Nas últimas décadas, o complexo regional da Amazônia tem-se mostrado mais dinâmico. O processo de ocupação recente é calcado na implantação de vultosos projetos agropecuários e minerais, vinculados ao grande capital nacional ou transnacional.
IV. O complexo regional do Centro-Sul abrange menos de 25% da área do país, mas concentra cerca de 68% da população brasileira, sendo o mais povoado e populoso. É também a porção mais dinâmica da economia nacional em praticamente todos os setores de atividade.
V. O complexo regional do Nordeste é a porção do país onde mais se caracteriza uma economia tradicional, em que os fatores impeditivos de modernização são muito fortes. Tal situação fica evidente quando se analisam os indicadores sociais desse complexo regional.
Agora, responda:
Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e V.
Estão corretas somente as afirmativas II, III, IV e V.
Estão corretas somente as afirmativas I, II, IV e V.
Todas as afirmativas estão corretas.
Leia as afirmativas com relação ao Estado de Santa Catarina e a seguir responda:
I. O relevo catarinense é constituído por várias formas, que dificultam sua organização em unidades bem definidas para serem estudadas. De forma simplificada, pode ser subdividido em três grandes unidades topográficas: a Planície Costeira, as Serras Litorâneas e o Planalto Ocidental.
II. O litoral de Santa Catarina, além de ser um dos mais bonitos do Brasil, é um dos mais bem estruturados para o turismo. Tem mais de 400km de extensão, da foz do rio Saí-Guaçu, no município de Itapoá, na divisa com o Paraná, até a foz do rio Mampituba, no município de São João do Sul, na divisa com o Rio Grande do Sul.
III. Em 15 de setembro de 2000, foi assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso decreto que criou a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, no litoral catarinense, abrangendo 156 mil hectares. A área estende-se desde o município de Palhoça até o município de Içara.
IV. Um dos aspectos mais importantes do povoamento do Estado de Santa Catarina foi a imigração européia. No século XIX, a partir de 1828, sobressaem os colonos alemães e italianos e, em menor escala, os eslavos, belgas, suíços, franceses e árabes.
V. Os primeiros colonizadores a chegar a Santa Catarina foram os alemães, fundadores das colônias de São Pedro de Alcântara, Nova Trento, São Ludgero e Tubarão.
Estão corretas somente as afirmativas I, II, IV e V.
Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e IV.
Estão corretas somente as afirmativas II, III e IV.
Todas as afirmativas estão corretas
Assinale a opção correta. O território do Estado divide-se em distritos, subdistritos, municípios, comarcas e comarcas integradas para fim de:
administração da Justiça.
administração dos recursos orçamentários.
facilitar as comunicações entre os juízes.
facilitar o controle correicional.
A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Pelo que informa o texto, a maior parte do território roraimense está situada no mesmo hemisfério em que se situa o restante do país.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...