Questões de Geografia do ano 2003

Lista completa de Questões de Geografia do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos geográficos e históricos de Roraima.

Embora mais da metade do território de Roraima esteja coberto pela floresta Amazônica, seu clima é rigorosamente distinto daquele que predomina nos demais estados da região Norte.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos geográficos e históricos de Roraima.

A demarcação das terras indígenas em Roraima foi aplaudida por fazendeiros e garimpeiros, conscientes de que a criação das reservas protegia os índios e eliminava o foco de conflitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Brasil encontra-se política e geograficamente dividido em cinco regiões distintas, que possuem traços comuns no que se refere aos aspectos físicos, humanos, econômicos e culturais. Os limites de cada região - Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste - coincidem sempre com as fronteiras dos Estados que a compõem. Com relação à divisão política do país e às características de suas regiões, podemos dizer que:

  • A.

    Apenas I, II e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas a alternativa IV está correta.

  • C.

    Apenas I, IV e V estão corretas.

  • D.

    Apenas II, III e IV estão corretas.

Considerando a reportagem publicada no jornal "O Globo" em 13 / 05 / 2003, responda às questões de números 21, 22 e 23.

Sobre o fenômeno envolvendo o aumento de temperatura da Terra, pode-se afirmar que:

  • A.

    a diminuição da produção agrícola, e a maior incidência de casos de câncer de pele são conseqüências do aquecimento global

  • B.

    a retenção de partículas de poluente em suspensão, que permanecem mais tempo na atmosfera, nos meses de inverno, é conseqüência do aquecimento global

  • C.

    a grande quantidade de monóxido de carbono, gás responsável pelo aquecimento global, é resultado de ações humanas, como a queima de combustíveis fósseis

  • D.

    a maior parte da radiação infravermelha irradiada pelo planeta é absorvida pelo gás carbônico estratosférico e reirradiado para a Terra, contribuindo para o aquecimento global

Pesquisadores do Rio Grande do Sul encontraram, em Santa Maria, distante cerca de 200 quilômetros de Porto Alegre, um fragmento vegetal petrificado, de forma circular, com cerca de 5 centímetros de diâmetro: uma pinha fossilizada. (Revista Pesquisa FAPESP - fevereiro de 2003)

A pinha, um órgão no qual se produzem as sementes da planta, é exclusivo das gimnospermas, vegetais que apresentam:

  • A.

    grande porte, tronco espesso e sementes nuas produzidas em cones ou estróbilos

  • B.

    tecidos especializados na condução de água, o que os torna pioneiros na conquista dos ambientes terrestres

  • C.

    frutos e sementes, formações derivadas das flores além de raízes e caules com vasos lenhosos e liberianos

  • D.

    maior diversidade e quantidade dentre as espécies de vegetais atualmente encontrados nos ambientes terrestres

Sobre os grupos sociais pode-se afirmar que:

  • A.

    a escola representa o primeiro grupo social da criança;

  • B.

    o grupo pode se formar quando há interesses comuns entre as pessoas;

  • C.

    o grupo se define quando as pessoas pertencem ao mesmo país;

  • D.

    o sexo é o elemento básico definidor do grupo;

  • E.

    os grupos apresentam uma hierarquia fixa e específica de valores.

Após explicar que nem todos os indígenas possuíam ou possuem o mesmo tipo de organização, uma professora apresentou o seguinte quadro:

O principal objetivo da professora foi o de trabalhar comparativamente o aspecto:

  • A.

    econômico;

  • B.

    religioso;

  • C.

    educacional;

  • D.

    político;

  • E.

    econômico-social.

Leia os textos abaixo:

1- "No meu tempo de criança

Mamãezinha me embalava

Com a música de uma caixinha

 Eu dormia, eu sonhava.

 Com princesas encantadas

Feiticeiras e gigantes

Eu dormia e acordava

Enquanto a caixinha tocava.

Passaram-se os dias e os anos,

 Cruéis desenganos

Vieram em meu peito morar.

A caixinha já não existe mais

Só ficou a saudade do meu trá-lá-lá"

(Caixinha de Música, valsa de Custódio Mesquita).

2 - "Em 1889, o Brasil se diferenciava muito do que é hoje: não possuíamos Cinelândia nem arranhacéus; bondes eram puxados por burros e ninguém rodava em automóvel; o rádio não anunciava o encontro do Flamengo com o Vasco, porque nos faltavam rádio, Vasco e Flamengo; (..); existia o morro do Castelo, e Rio Branco não era uma avenida - era um barão, filho de visconde. O visconde tinha sido ministro e o barão foi ministro depois. Se eles não se chamassem Rio Branco, a avenida teria outro nome?. (Ramos, Graciliano. Pequena história da República!, in Alexandre e outros heróis).

3 - ?(...) - Há muito que tua mãe morreu?

Indagou o coronel?.

- Há oito anos quase, respondeu ela.

- Há muito tempo, refletiu o coronel; e logo perguntou:

- Que idade tens? - Vinte e seis, fez ela.

Fiquei órfã aos dezoito.

Durante esses oito anos tenho rodado por esse mundo de Cristo, e comido o pão que o diabo amassou.

 (...)"

 (Barreto, Lima - Um Especialista).

Da leitu

  • A.

    nos itens I e II;

  • B.

    nos itens I e II;

  • C.

    nos itens I e IV;

  • D.

    no item II;

  • E.

    no item IV.

Para trabalhar com seus alunos uma determinada categoria da Geografia, uma professora leva sua turma até a praça, localizada em frente à escola em que leciona e onde eles costumam brincar e passear nas horas de lazer. A professora pretende explorar os espaços com os quais seus alunos têm vínculos afetivos e subjetivos, ou seja, a categoria que ela quer discutir com eles é:

  • A.

    a paisagem;

  • B.

    o espaço geográfico;

  • C.

    o lugar;

  • D.

    o território;

  • E.

    a cidade.

Até atingir o domínio dos diferentes tipos de localização, a criança deve percorrer um caminho que passa por diferentes momentos. Nesse sentido, diferentes relações vão sendo construídas pelas crianças, que aos pouco incorporam as noções de localização. As relações euclidianas se caracterizam:

  • A.

    pelo fato de as crianças assumirem a si próprias como pontos de referência;

  • B.

    por envolverem sempre noção de medida e um sistema fixo de referência;

  • C.

    por serem a primeira das relações a ser construída pelas crianças;

  • D.

    por dependerem do ponto de vista do observador como referencial;

  • E.

    pelas noções iniciais de direita e esquerda, iniciando o processo de descentração.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...