Lista completa de Questões de Geografia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O governo brasileiro vem implementando políticas que têm como objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável, compatibilizando o desenvolvimento social e econômico com a proteção ambiental. Uma destas políticas está materializada nos Eixos Nacionais de Integração e Desenvolvimento. Sobre esses Eixos é correto afirmar que:
foram definidos a partir da malha multimodal de transportes, da hierarquia funcional das cidades, da identificação dos centros dinâmicos e dos ecossistemas;
correspondem às macrorregiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste; Sul e Sudeste;
os projetos fundamentais para o desenvolvimento do país, como as Hidrovias Araguaia-Tocantins e Paraguai-Paraná vêm sendo implementados com recursos do orçamento da União;
a economia brasileira continua a crescer apenas incorporando novos espaços, pressionando os recursos naturais do país;
a ação das ONGs e do Ministério Público, este último acatando representações da sociedade civil, não tem conseguido impedir o avanço da ocupação sobre os ecossistemas brasileiros.
O processo que consiste em transformar produtos descartados em matéria-prima para fabricação de novos produtos industrializados é chamado de
refinação.
reutilização.
usinagem.
recuperação.
reciclagem.
Geografia - Meio Ambiente - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
"A Amazônia parece imune à lei, especialmente em um país em que não há polícia suficiente para fazer valer as regras, onde o crescimento econômico parece ser mais importante do que qualquer outra coisa e onde poderosos políticos locais parecem ter mais influência que o governo nacional". (Editorial New York Times – Veja 08/06/2005). Com essa afirmação o jornal quis dizer que:
O governo brasileiro não tem "fortes" políticas públicas para o meioambiente
Os políticos brasileiros cobram do governo atitudes mais positivas em relação ao meio-ambiente.
Apesar de não haver políticas públicas a população protege o meioambiente.
O governo brasileiro está preocupado em implementar políticas ambientais sérias.
Sobre as atividades agrárias e a estrutura fundiária do espaço brasileiro, considere as afirmativas abaixo.
I - A recente mecanização da agricultura reduziu a oferta de trabalho no campo, contribuindo, assim, para a formação de um contingente de trabalhadores desempregados e/ou temporários e de posseiros.
II - A expansão acelerada das fronteiras agrícolas e a estrutura fundiária concentradora geram permanentes e crescentes conflitos pela posse da terra, resultando quase sempre na expropriação de grileiros.
III - A força histórica da aristocracia rural, reforçada pela Lei de Terras de 1850, gerou um modelo concentrador cujas tentativas de desarticulação têm-se mostrado, muitas vezes, inócuas.
IV - As dificuldades de cultivo no atual Estado do Tocantins remontam ao século XVI, quando a região ainda pertencia à Espanha, que esgotou o solo do território com a atividade mineradora.
Estão corretas as afirmativas:
A partir da década de 70 do séc. XX, o modelo de desenvol- vimento adotado pelo Brasil para a integração regional che- ga, também, ao norte de Goiás, que passa a se tornar alvo de investimentos governamentais com o objetivo de incorpo- rar a região ao mercado nacional. Sobre este processo é correto afirmar que:
Atualmente, produtos agrícolas como a soja e a fruticultura vêm sendo largamente cultivados em solos de cerrados. Todas as opções abaixo justificam esse fato, EXCETO uma. Assinale-a.
Aperfeiçoamento genético das sementes
Intensa mecanização das atividades
Elevado índice de produtividade
Uso cada vez maior de mão-de-obra local
Cultivos irrigados
No processo de regularização fundiária, no Brasil, a "usucapião" é um instrumento de grande valor, porque:
destrói o direito à propriedade privada inerente às economias capitalistas;
permite que além de imóveis privados, imóveis públicos sejam adquiridos pelos ocupantes;
impede a ociosidade da terra, que não pode ficar desocupada por mais de três anos;
valoriza a "função social" da propriedade tanto no meio urbano quanto rural;
representa um afrouxamento do direito de propriedade em nome da defesa de interesses legítimos.
Identifique as afirmações verdadeiras.
1. A origem da produção litorânea de banana, leite, cebola, arroz, fumo, etc. foi condicionada pelos fatores ecológicos (qualidade da terra e do clima) e fatores humanos (a política de colonização, a economia da época e as condições sociais dos colonos).
2. O modelo das pequenas propriedades que caracteriza a estrutura fundiária catarinense tem sua origem na distribuição dos lotes no Brasil colônia, passando pela mesma prática no Brasil Império; consolida-se no século XX, com as companhias colonizadoras.
3. Em Santa Catarina convivem diferentes estágios de produção agrícola, das roças caipiras às modernas e tecnologicamente avançadas plantações em larga escala.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação 3 é verdadeira.
Apenas as afirmações 1 e 2 são verdadeiras.
Apenas as afirmações 1 e 3 são verdadeiras.
Apenas as afirmações 2 e 3 são verdadeiras.
As afirmações 1, 2 e 3 são verdadeiras.
A urbanização brasileira, diferentemente da urbanização européia, não é uma decorrência direta da industrialização. No caso brasileiro, o crescente processo de urbanização deveu-se principalmente:
à construção de ferrovias;
ao êxodo rural;
ao crescimento do comércio;
ao avanço da tecnologia;
à chegada de imigrantes de outros países.
Na rede urbana brasileira existem duas metrópoles nacionais que polarizam todo o território brasileiro, que são Rio de Janeiro e São Paulo. Existem também metrópoles regionais, que polarizam extensas regiões. Pode-se citar como exemplos:
Porto Alegre e Florianópolis;
Campo Grande e Maceió;
Aracaju e Belém;
Belo Horizonte e Salvador;
Recife e São Luis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...