Lista completa de Questões de Geografia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A impermeabilização das encostas, através da construção civil desordenada, em muitas cidades brasileiras tem causado uma série de danos ambientais, devido principalmente à ruptura do ciclo hidrológico. Esse fato se repercute, principalmente, por meio de:
epidemias;
ilhas de calor;
poluição;
inundações;
intemperismo.
As grandes cidades brasileiras vêm passando por ocupação bastante desordenada. Isso tem acarretado várias formas de impactos ambientais, destacando-se, nas encostas, principalmente:
movimentos de massa;
enchentes;
lixiviação;
infiltração;
solapamento.
A erosão urbana acontece nas pequenas, médias e grandes cidades brasileiras. Esse processo de degradação está associado, principalmente:
aos prédios de muitos andares que são construídos sem nenhum planejamento;
às pontes que são construídas sobre os rios urbanos, muitas vezes sem necessidade;
ao processo de intemperismo que ataca, em especial, os solos urbanos brasileiros;
à falta de pavimentação de algumas ruas e da ausência de galerias de águas pluviais;
às chuvas ácidas que atacam os agregados dos solos, tornando-os suscetíveis à erosão.
Sobre a urbanização brasileira, analise as sentenças abaixo:
I - O processo de urbanização no Brasil revela uma crescente associação com o da pobreza.
II - Atualmente, verifica-se o crescimento das cidades médias e a diminuição da população das cidades grandes, caracterizando o fenômeno da desmetropolização.
III - A urbanização é menos dinâmica no Nordeste, se comparada a outras áreas do país.
IV - À medida que crescem, as cidades tornam-se cada vez mais parecidas com as outras, em seus sistemas de engenharia e nos sistemas sociais.
As afirmativas corretas são somente:
I e II;
I e III;
II e IV;
III e IV;
I, II, III e IV.
Um aluno apresentou uma seqüência de mapas, em diferentes escalas, para representar seu endereço completo: planisfério (1:205.000.000), Brasil político (1:30.000.000), município X (1:20.000.000) e planta do bairro Y (1:2.200.000).
Observando as representações, constatamos que:
o endereço completo não poderia ser comunicado por meio da linguagem cartográfica.
a escala maior, utilizada no planisfério, mostra a informação representada mais reduzida.
a planta do bairro foi elaborada usando uma escala menor que a do município.
a informação representada endereço completo foi menos reduzida na planta do bairro.
A cidade X está a leste em relação à cidade Y. A posição de X em relação a outra cidade que está ao norte de Y é:
A escala e a distância real entre os pontos A e B da carta acima são, respectivamente:
1/25.000 - DAB = 1.900 metros
1/50.000 - DAB = 3.800 metros
1/250.000 - DAB = 1.900 quilômetros
1/50.000 - DAB = 7.600 metros
A representação gráfica correta de um objeto ou de um espaço geográfico torna necessária a escolha de uma escala adequada. A esse respeito, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
A escolha da escala deve obedecer, antes de tudo, às dimensões do objeto ou do espaço geográfico a ser representado graficamente.
O detalhamento maior do objeto ou do espaço representado exige a escolha de escalas com denominadores pequenos.
A redução dos mapas de qualquer escala via xerox altera a forma do objeto ou do espaço geográfico na sua representação gráfica.
A escolha das escalas usadas na construção de gráficos obedece aos mesmos princípios gerais da representação de partes da superfície terrestre.
Trata-se de um clima de influência marítima. Sua amplitude térmica é moderada porque os verões são relativamente quentes e os invernos não são rigorosos. O regime pluviométrico mostra uma estação seca no verão, quando a massa de ar que permanece sobre a região dá origem a um tempo estável, claro e límpido, o que acentua a aridez. A formação vegetal dessa área é uma espécie de bosque com árvores esparsas. O caráter xerófilo apresentado por algumas espécies vegetais mostra diferentes processos de adaptação à escassez de água.
As características apresentadas no fragmento acima estão representadas num dos climogramas a seguir.
Assinale-o.
Sobre o clima urbano, NÃO é correto admitir que:
agrava as conseqüências ambientais, sociais, econômicas e para a saúde, resultantes de eventos climáticos naturais extremos, como chuvas intensas, ondas de calor e outros.
mostra aumento expressivo da temperatura, sobretudo as noturnas, redução do teor de umidade do ar e outras alterações significativas dos demais elementos do clima.
resulta de modificações quantitativas nos fluxos e no balanço de radiação solar e térmica, portanto do albedo, da emissividade e da absortividade da superfície e da atmosfera urbanas.
depende mais do uso e ocupação do solo urbano do que das condições atmosféricas regionais, tornando-se um clima praticamente independente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...