Lista completa de Questões de Geografia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito dos blocos econômicos existentes no mundo, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I - A Alca, prevista inicialmente para ser implementada até o final de 2006, vem enfrentando forte resistência dos Estados Unidos da América, que não possuem mais interesse na criação desta área.
II - O acordo comercial que criou o Mercosul foi assinado somente por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
III - O Nafta reúne os Estados Unidos, o Canadá e o México.
IV - A União Européia é formada por países do continente europeu. A moeda comum deste bloco é o Euro, que, no entanto, não foi adotado por todos os países que o integram.
Somente a I e a II estão corretas.
Somente a II, a III e a IV estão corretas.
Somente a III e a IV estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos do tema nele abordado, julgue os itens seguintes.
Citada no texto como parâmetro para se dimensionar o elevado volume de gastos militares no mundo contemporâneo, a Guerra Fria é a denominação comumente atribuída ao sistema bipolar de poder mundial que, surgido no pós-Segunda Guerra, praticamente dividiu o planeta em duas grandes áreas de influência, a norte-americana e a soviética.
A Organização das Nações Unidas (ONU) comemorou, no dia 24 de outubro de 2005, 60 anos de existência, reunindo agora 191 países.
Com relação à ONU, não se pode afirmar que:
é uma organização de avaliação política, em que as tomadas de decisão ignoram os interesses dos países que a compõem.
dá aos países com assento permanente no Conselho de Segurança o direito de veto.
foi criada como fórum global, que dá voz e voto, na Assembléia Geral, a todos os países nela representados.
presta ajuda humanitária aos refugiados de guerra e às vítimas de catástrofes naturais.
fracassou ao não impedir o massacre ocorrido em Ruanda, na década de 1990, e a invasão do Iraque, em 2003.
Duas guerras terríveis no espaço de uma geração eram motivo suficiente para pensar algo novo: a criação dos Estados Unidos da Europa.
(Winston Churchill, primeiro-ministro inglês, conferência em Genebra, 1946)
Sobre a integração européia, analise as afirmativas a seguir:
I. Em 1948, a fim de conter a expansão soviética, foi criada a Organização Européia de Cooperação Econômica para coordenar a aplicação do Plano Marshall, que visava à reconstrução da Europa Ocidental.
II. Em 1957, pelo Tratado de Roma, foi criada a Comunidade Econômica Européia, que previa a integração econômica dos seis países membros como precondição para uma unidade política.
III. Em 1992, o Tratado de Maastricht estabeleceu as diretrizes para a integração econômica e política dos países membros e previu, para o ano 2000, a criação de uma moeda única, o euro.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
A formação dos blocos econômicos regionais que congregam várias nações em torno de acordos de livre comércio aparecem como a nova realidade econômica mundial. O Brasil não ficou fora dessa realidade. Quanto à relação do Brasil com os blocos econômicos pode-se afirmar que:
A dependência econômica do Brasil em relação aos países ricos impede que o país integre blocos econômicos e até mesmo consiga negociações favoráveis a si no concorrido comércio internacional.
O Brasil integra o Mercosul, mas tem relações com outros blocos econômicos, como o NAFTA e União Européia, até que se defina a situação da ALCA, talvez o bloco econômico do Continente Americano no futuro
O mundo globalizado quebrou a força dos blocos econômicos que desde o início dos anos 90 são figurações nas relações comerciais internacionais, fato este que impede o crescimento econômico brasileiro.
A previsível unificação entre NAFTA e União Européia permitirá a formação do bloco econômico mais rico e homogêneo do mundo, em termos de padrão de vida da população, mas esse fato destruirá o Mercosul, do qual o Brasil é integrante, pois o país e o bloco não conseguirão concorrer com esse gigante econômico.
Geoprocessamento é a disciplina que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica. Analise as afirmativas abaixo:
I - O espaço geográfico não pode ser definido em função das suas coordenadas, de sua altitude e de sua posição relativa e, portanto, não é possível ser cartografado.
II - A informação geográfica pode ser definida como uma coleção de localizações na superfície da Terra, sobre a qual ocorrem os fenômenos geográficos.
III - A informação geográfica apresenta uma natureza dual: um dado geográfico possui uma localização geográfica (conjunto de coordenadas) e atributos descritivos (banco de dados convencional).
IV - Ao representar os fenômenos geográficos, o geoprocessamento procura localizar estes fenômenos no espaço, determinando as relações espaciais entre eles.
As afirmativas corretas são apenas:
I e II;
I e III;
II e III;
II e IV;
I e IV.
O termo Sistema de Informação Geográfica (SIG) é aplicado para sistemas que realizam o tratamento computacional de dados geográficos, armazenando a geometria e os atributos dos dados georreferenciados. Assinale a alternativa que NÃO representa a definição formal de SIG:
conjunto manual ou computacional de procedimentos utilizados para armazenar e manipular dados georreferenciados;
ferramenta que se utiliza de símbolos qualitativos e/ou quantitativos, para representar fenômenos localizáveis de natureza geomorfológica;
conjunto poderoso de ferramentas para coletar, armazenar, recuperar, transformar e visualizar dados sobre o mundo real;
sistema de suporte à decisão que integra dados referenciados espacialmente num ambiente de respostas a problemas;
banco de dados indexados espacialmente, sobre o qual opera um conjunto de procedimentos para responder a consultas sobre entidades espaciais.
Os termos matricial e vetorial se referem a duas grandes classes de representações computacionais de mapas. No caso da representação vetorial, consideram-se os seguintes elementos gráficos:
matriz, ponto e linha;
ponto, linha e topologia;
matriz, topologia e polígono;
linha, topologia e polígono;
ponto, linha e polígono.
A entrada de dados em um SIG pode ser executada através de diversas interfaces que permitem ao operador avaliar os dados que estão sendo trabalhados. As formas para a entrada de dados em um SIG são:
mesa digitalizadora, scanner e GPS;
aerofotogrametria, mouse e teclado;
sensoriamento remoto, topografia e GPS;
mouse, scanner e aerofotogrametria;
mesa digitalizadora, sensoriamento remoto e teclado.
Um modelo de dados é um conjunto de conceitos que pode ser usado para descrever a estrutura e as operações em um banco de dados. São exemplos de modelos de dados geográficos:
GMOD, NOAA, IDRISI e ENVI;
NOAA, IDRISI, SAGA e ARC/INFO;
MGEO+, IKONOS, SPOT e MODULO-R;
ENVI, Auto CAD, MGE e GISER;
GEO-OMT, GISER, GEO-OOA e GMOD.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...