Lista completa de Questões de Geografia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação aos impactos causados nos ecossistemas brasileiros pelas atividades produtivas, julgue os itens que se seguem.
A forma de ocupação do espaço, sobretudo nos grandes centros urbanos do país, contribui para o assoreamento de rios.O estado do Acre, que se localiza em uma área de transição entre as terras baixas amazônicas e a cordilheira andina, destaca-se por sediar uma grande variedade de ecossistemas, grande riqueza de tipologias vegetais, gradientes topográficos e tipos de solos. Sua vegetação é composta basicamente por floresta tropical aberta e floresta tropical densa. A floresta densa, também conhecida como floresta chuvosa, é caracterizada, sobretudo, por suas grandes árvores, que emergem de um estado arbóreo uniforme, de 25 a 35 metros de altura.
Com referência ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
I O estado do Acre apresenta uma vocação estritamente florestal.
II As florestas úmidas existentes no estado do Acre são caracterizadas por sua grande biodiversidade, abrangendo tanto a riqueza de espécies biológicas quanto de ecossistemas.
III A vegetação do estado do Acre apresenta aspecto agressivo devido à abundância de cactáceas e bromélias, arbustos e árvores com espinhos revestindo um solo raso e pedregulhoso.
IV O uso da floresta úmida para agricultura, normalmente envolvendo desmatamento, altera as características da vegetação, dos solos, dos ciclos de nutrientes e a diversidade de espécies.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
Geografia - Brasil - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa que contém uma afirmação incorreta:
O tamanho da sombra de um objeto na superfície terrestre exposto à luz solar varia, no mesmo horário, de acordo com a estação do ano.
Quando é primavera e outono no Hemisfério Sul, é, respectivamente, outono e primavera no Hemisfério Norte.
O caminho percorrido por um satélite é chamado de órbita.
O território brasileiro é atravessado pelo Equador e pelo Trópico de Câncer.
No território nacional, o sol surge em Fernando de Noronha antes de surgir no Acre.
Projeto Calha Norte;
Programa de Integração Nacional;
Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia;
Sistema de Vigilância da Amazônia;
Programa Grande Carajás.
"Hey anos 80,
Charrete que perdeu o condutor...
Melancolia e promessas de amor...
Pobre país carregador dessa miséria
Dividida entre Ipanema e a empregada do patrão.
Varrendo lixo pra debaixo do tapete
Que é supostamente persa
Pra alegria do ladrão
Que esperança...
Sonho de um sonhador".
(Raul Seixas)
O período citado pelo artista retrata de forma indireta fatos econômico–políticos que ocorreram no Brasil na década de 1980-1990. Iniciavam-se os anos de inflação a 200% ao ano, desemprego e recessão.
O fenômeno ocorrido no Brasil é denominado:
GASPETRO, subsidiária da Petrobrás, responsável por atividades ligadas ao gás natural, é a nova denominação da
Petrofértil.
Braspetro.
Pemex.
Exxon.
Ipiranga
Considere o gráfico a seguir.
Identifica corretamente um dos setores do gráfico:I - indústria.
I - serviços.
II - agropecuária.
II - serviços.
III - indústria.
Do ponto de vista da caracterização das macrorregiões brasileiras, assinale a opção correta acerca da singularidade e da dinâmica socioeconômica encontradas.
Na região Sudeste, se concentra a maior parte da produção nos diversos setores das atividades econômicas e da população brasileira, o que é justificado pela maior abundância de recursos naturais em relação ao restante do país.
O Centro-Oeste é uma região onde predomina a atividade pecuária. Seus ácidos solos e uma significativa estação de estiagem de chuvas impedem o cultivo da terra nessa região.
A região Sul brasileira vive nos dias de hoje uma estagnação econômica em conseqüência do insucesso da implantação do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
No Nordeste brasileiro, é verificado um expressivo crescimento industrial em função de políticas territoriais, estabelecendo financiamentos e projetos de infra-estrutura nas áreas de energia e de transportes.
Geografia - Economia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O cacau aparece, no Nordeste brasileiro, numa área de clima quente e úmido. Essa espécie vegetal encontrou aí condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Apesar de cultivado inicialmente por pequenos proprietários, passou depois a ser cultivado, também, por médios e grandes proprietários. O cacau criou, na Região, uma sociedade característica, com seus dois importantes centros urbanos. Identifique-os.
Itabuna e Itaquitinga.
Jacobina e Itabuna
Ilhéus e Salvador.
Jacobina e Ilhéus.
Itabuna e Ilhéus
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"(...) A criação das desigualdades regionais pode ser encarada como o motor principal das migrações internas que acompanham a industrialização nos moldes capitalistas.(...) Se se admite que a migração interna é um processo social, deve-se supor que ele tenha causas estruturais que impelem determinados grupos a se porem em movimento. Estas causas são quase sempre de fundo econômico (...)" (Paul Singer, Economia política da urbanização)
No contexto da citação acima é verdadeiro afirmar que:
a estagnação econômica do Nordeste faz com que essa região seja uma área de grande e constante repulsão populacional, principalmente a sub-região do sertão, fato que tem se agravado nos últimos anos, devido à carência de políticas públicas de combate à seca.
nas últimas décadas, a expansão das fronteiras econômicas na Amazônia tornou essa região uma área de forte atração populacional, especialmente em locais onde essas fronteiras se expandem de forma mais intensa, a exemplo do Sul e Sudeste do Pará.
nos últimos anos, ocorreu um aumento da imigração dos estados meridionais brasileiros, fato que tem estreita relação com a crise econômica pela qual passam esses estados, devido às constantes perdas das safras agrícolas, ocorridas em decorrência de fenômenos climáticos, a exemplo das prolongadas estiagens.
o Sudeste brasileiro, especialmente a nossa maior metrópole, São Paulo, continua sendo o principal foco de atração de imigrantes, fato relacionado ao aumento da concentração industrial, tanto no Estado de São Paulo quanto na região em questão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...