Questões de Geografia do ano 2006

Lista completa de Questões de Geografia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"(...) Na verdade estamos muito longe de uma sociedade de cidadãos. Nossas tradições históricas e nossos dilemas não-resolvidos nos empurram perigosamente em outra direção. A propriedade latifundista da terra se propõe como sólida base de uma orientação social e política que freia, firmemente, as possibilidades de transformação social profunda e de democratização do país (...). No Brasil, o atraso é um instrumento de poder (...)" (José Souza Martins, O poder do atraso. Ensaios de sociologia da história lenta. p. 12 e 13.) 

A interpretação da citação acima possibilita afirmar que:

  • A.

    ao contrário do que afirma o texto, no Brasil as grandes propriedades latifundistas constituem uma alavanca para o progresso, uma vez que nelas são praticadas atividades agro-exportadoras que possibilitam o equilíbrio da balança comercial, além de que a sua presença não causa quaisquer problemas que digam respeito a conflitos fundiários.

  • B.

    os grandes latifúndios, herança histórica de nossa colonização, dificultam o acesso à terra, por parte dos pequenos lavradores sem-terra, e retarda as transformações sociais no campo e a conquista da cidadania.

  • C.

    o atraso econômico do país deixará de existir quando for implantada uma reforma agrária justa, eficiente, plena e democrática. Essa reforma acabará de vez com problemas de ordem fundiária no país.

  • D.

    o poder dos latifundiários é o único fator de atraso no campo e impedimento da conquista de uma verdadeira sociedade de cidadãos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O processo histórico de (re) construção do espaço regional amazônico possui em suas etapas diferentes formas de apropriação. Assim, é correto afirmar que:

  • A.

    no espaço pré-colonial, as sociedades que o habitavam viviam em um estágio pré-histórico, em especial os tapajós e os marajoaras, sem conhecimento do fogo e da escrita, pouco modificavam a natureza devido principalmente aos rudimentares instrumentos de trabalho que possuíam, haja vista que viviam ainda no paleolítico.

  • B.

    no espaço colonial, um dos marcos importantes foi o surgimento de aldeamentos, igrejas e colégios, que, juntamente com as fortificações militares, constituíram elementos da paisagem que simbolizavam o espaço das idéias coloniais e serviam para consolidar o domínio do colonizador.

  • C.

    durante os dois primeiros séculos de colonização, a borracha teve grande importância econômica (devido à invenção da vulcanização, que tinha este produto com matéria-prima), trazendo como conseqüência grandes transformações ao espaço geográfico amazônico.

  • D.

    a ocupação recente da região tem se caracterizado principalmente pela intensa transformação, porém a implantação de reservas extrativistas em áreas de preservação ambiental tem tornado realidade plena no contexto desta região o desenvolvimento auto-sustentável.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Durante o período áureo da borracha, a Amazônia recebeu milhares de imigrantes que vinham em busca de trabalho nos seringais da região, e que aqui foram denominados "soldados da borracha". Tais imigrantes eram originários principalmente:

  • A.

    do Sul do país, onde ocorria uma forte expansão da atividade agro-industrial que diminuía as possibilidades de emprego nas atividades rurais dessa região.

  • B.

    da Região Sudeste, em especial de São Paulo, onde a falência de muitos industriais tornava o estado área de repulsão populacional.

  • C.

    da Região Sudeste, que nessa época entrava em uma fase de estagnação econômica devido à "crise do café", fato que se estendeu por todo o século XX e até o início do XXI.

  • D.

    da Região Nordeste, onde uma prolongada estiagem (seca) tornava difícil as possibilidades de emprego, daí a escolha da Amazônia, que, no momento, apresentava a possibilidade de trabalho nos seringais nativos. Ressalte-se que essas imigrações foram estimuladas pelo governo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O poema acima aborda de forma poética um dos mais graves problemas ambientais da Amazônia e muito presente no oeste e sudoeste do Estado do Pará. Trata-se da contaminação por mercúrio das águas do Rio Tapajós. Sobre o assunto em questão é verdadeiro afirmar que:

  • A.

    o uso do mercúrio também conhecido com o nome de "azougue", é muito recente na região, aproximadamente uns cinco anos, e as conseqüências para a população é insignificante, uma vez que não contamina a cadeia alimentar.

  • B.

    embora o mercúrio venha sendo usado há muitas décadas na extração do ouro na região, foi com a entrada das "máquinas" que seu uso alcançou grandes proporções. Além da contaminação da cadeia alimentar devido ao uso desse metal, a garimpagem proporciona também os efeitos nocivos da destruição de barrancos e leito dos rios, o lançamento de óleo diesel, detergentes e de graxas no rio Tapajós e seus afluentes.

  • C.

    recentes descobertas do emprego de outras substâncias, que apresentam maior capacidade de união ao ouro para a formação da amálgama, provocaram o total desaparecimento do uso desse metal na atividade garimpeira.

  • D.

    como a atividade garimpeira sempre foi inexpressiva no contexto do oeste e sudoeste paraense, os efeitos do uso do mercúrio na garimpagem atingem uma população muito reduzida: apenas os garimpeiros que aspiram o vapor do mercúrio são contaminados, haja vista que esse vapor, após chegar à atmosfera, não retorna à superfície da Terra.

As atividades industriais exercem papel fundamental nas transformações ocorridas na organização do espaço geográfico. A foto a seguir, como material didático visual, permite a observação e a reflexão sobre:

 

I. A implantação de empreendimentos fabris da indústria tradicional têxtil que levou à construção de vilas operárias, contribuindo para o crescimento populacional e comercial das cidades.

 II. A igreja e a praça que são construções que marcam a imponência e interesses pessoais acima dos coletivos e mostram a influência e a força do poder econômico dos coronéis e líderes políticos como benfeitores sociais.

 III. A religiosidade e o lazer dos trabalhadores que são uma preocupação recente dos novos distritos industriais implantados nos pólos da globalização - tecnopólos.

IV. A indústria têxtil e de cimento que contribuíram para o crescimento urbano-industrial do município de Paulista, construindo, ampliando e mantendo, até os dias atuais, vilas operárias e demais equipamentos urbanos e educacionais.

Estão corretas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, III e IV.

No Brasil, os indicadores sociais ainda revelam profundas desigualdades regionais, mostrando o descompasso entre crescimento econômico e condições de bem-estar social, a saber:

 I. Os estados da região Nordeste concentram a maior porcentagem de famílias com rendimentos de, até, meio salário mínimo, aliados ao índice de IDH, que é de 0,8.

 II. Os estados com maior número de analfabeto ou de analfabetismo funcional estão na região Sul, em flagrante contradição com o desempenho econômico.

III. Os serviços de saúde concentram-se nas áreas mais desenvolvidas do país, e, mesmo nessas regiões, as desigualdades econômicas e sociais restringem o acesso da população carente aos serviços de saúde particular.

IV. Nas regiões Nordeste e Norte, a população de baixa renda apresenta as piores condições de nutrição, de assistência materno-infantil e sanitária (saneamento básico, coleta de lixo, tratamento de água).

Estão incorretas

  • A. I e III.
  • B. III e IV.
  • C. I e II.
  • D.

    I, II e III.

  • E. II, III e IV.

O desenvolvimento das atividades industriais fez com que surgissem espaços complexos, provocando grandes transformações urbanas, e o modo de vida atual, direta ou indiretamente, é fruto de transformações originadas na tecnologia industrial. Com base nessa informação e nos conhecimentos sobre o desenvolvimento industrial no Brasil e no mundo, é correto afirmar:

  • A. O Brasil, desde o Período Colonial, esteve subjugado aos interesses estrangeiros, porém, atualmente, a industrialização brasileira é considerada como completa e independente.
  • B. As indústrias multinacionais, que, após a Primeira Guerra Mundial, se espalharam intensamente pelo mundo, têm na informática o setor de ponta do desenvolvimento da maioria dos países.
  • C. O governo do presidente Juscelino Kubitschek deu primazia à indústria, movida pelo Plano de Metas, pela nacionalização e pela implantação da Companhia Siderúrgica Nacional.
  • D. São Paulo apresenta grandes concentrações industriais ao longo dos eixos viários, como ocorre na Via Dutra, seu mais importante eixo rodoviário, que liga duas metrópoles nacionais: São Paulo e Rio de Janeiro.
  • E. A industrialização destaca-se em todas as regiões brasileiras, salientando-se, no sul, o vale do Itacuaraí, em Santa Catarina, com os importantes distritos industriais de Criciúma e Tubarão.

Sobre a industrialização nordestina, pode-se afirmar:

  • A. É resultante dos investimentos gerados na região.
  • B. Destaca-se pela capacidade de exportação, principalmente de bens de consumo duráveis.
  • C. Desenvolveu-se a partir de sua tecnologia e dos recursos oriundos dos seus produtos naturais.
  • D. Encontra-se ligada à mecanização da lavoura.
  • E. Está sendo desenvolvida a partir de incentivos fiscais dos Governo: Federal e Estaduais.

Considerando-se a afirmação, o mapa e os conhecimentos sobre o espaço brasileiro e mundial, pode-se concluir:

  • A. Os países-membros do MERCOSUL, Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, têm suas exportações e importações limitadas às nações que formam esse mercado.
  • B. A desvalorização do real, em 1999, tornou os produtos argentinos mais competitivos nas exportações para o Brasil.
  • C. O NAFTA e o MERCOSUL são blocos econômicos regionais da América Latina e da América Anglo-Saxônica, respectivamente.
  • D. O Brasil possui maior superfície e maior PIB que o conjunto dos demais países-membros do MERCOSUL.
  • E. A origem do MERCOSUL está nos acordos comerciais entre Brasil e Uruguai, elaborados em meados dos anos 90.

A leitura e a interpretação do mapa e os conhecimentos a respeito das economias motivadoras da ocupação, povoamento e produção do território norte-riograndense permitem afirmar:

  • A. A cana-de-açúcar, assentada no latifúndio e no trabalho assalariado, foi a primeira atividade que serviu de base para a ocupação e o povoamento da microrregião da Zona do Alto Apodi.
  • B. A pecuária surgiu como atividade exigida pela economia canavieira e exerceu papel importante na ocupação e no povoamento do sertão e de terras do agreste potiguar.
  • C. A mais importante cidade do Estado, Mossoró, surgiu como empório comercial, no final do século XVIII, em função da produção salineira na zona anterior da costa.
  • D. O extrativismo vegetal da carnaúba e da oiticica, iniciada pelo colonizador branco, assume papel principal na ocupação e no povoamento do Planalto de Borborema.
  • E. A sesmaria gerou um novo tipo de domínio territorial, a fazenda, que se fixou no sertão e no agreste em função da cultura algodoeira e da criação de ovinos, caprinos e suínos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...