Lista completa de Questões de Geografia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura acima mostra imagens registradas pelo satélite Landsat, em 1973 e em 1988, de uma região do estado de Rondônia. Usando essa figura como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca da região Norte e de suas transformações.
Legislação ambiental rigorosa contra a poluição e altos custos com energia em determinados países contribuíram para que empresas transnacionais se instalassem na Amazônia.
A figura acima mostra imagens registradas pelo satélite Landsat, em 1973 e em 1988, de uma região do estado de Rondônia. Usando essa figura como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca da região Norte e de suas transformações.
Com a industrialização verificada na região Norte, o extrativismo é, atualmente, atividade econômica inexpressiva nessa região.
Quando se fala em mudança climática global, ações unilaterais e isoladas por parte dos países não demonstram eficácia. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O efeito estufa, um problema ambiental de âmbito global, motivou a assinatura do protocolo de Kyoto por parte de determinados países.
Considerando as várias facetas que a agricultura moderna apresenta, julgue os itens seguintes.
Em função de sua base natural ao lidar com a manipulação de genes, a biotecnologia está isenta de ocasionar efeitos adversos ao meio ambiente.
O Brasil, diante das profundas transformações sociais, econômicas e políticas que vêm sofrendo, também apresenta desdobramentos na configuração de seu território. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.
Áreas de preservação ambiental são consideradas unidades político-administrativas, possuindo limites definidos que se encontram sob jurisdição federal.
Observe a figura abaixo para responder a questão 90.
A faixa de terra mostrada na figura acima, que se estende do oeste do Maranhão, passando pelo norte do Tocantins, centro-sul do Pará, norte do Mato Grosso e de Rondônia, sul do Amazonas, indo até o sudeste do Acre, tem sido objeto de preocupação por parte do governo federal e dos ambientalistas. Trata-se de uma região em que a agropecuária e a atividade madeireira avançam rapidamente e de forma insustentável. Por conta disso, a região ficou conhecida como:
Novo Pólo Agrícola-Madeireiro.
Nova Fronteira Agrícola do Norte.
Círculo do Desenvolvimento Agrário.
Arco do Desmatamento.
Cinturão da Soja e do Gado.
Um estudo foi realizado para avaliar a adequação do uso do solo com vistas ao planejamento socioambiental de uma microbacia localizada em determinado município brasileiro. A tabela abaixo mostra o uso do solo em 1980 e em 2000, segundo as classes de ocupação.
Considerando as informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.A área utilizada para a cultura agrícola aumentou em 2 ha entre 1980 e 2000. Logo, a variância dessa área é igual a 2 ha.
Um estudo foi realizado para avaliar a adequação do uso do solo com vistas ao planejamento socioambiental de uma microbacia localizada em determinado município brasileiro. A tabela abaixo mostra o uso do solo em 1980 e em 2000, segundo as classes de ocupação.
Considerando as informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.A área utilizada para a pastagem em 2000 corresponde a 25% da área utilizada para a pastagem em 1980. Logo, o coeficiente de variação da área para a pastagem, entre 2000 e 1980, é igual a 25%.
Geografia - Meio Rural - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Observe o esquema a seguir.
Esse esquema corresponde à:
Agricultura de Vazante.
Agricultura Itinerante.
Agricultura de Planalto.
Agricultura de "Plantation".
Agricultura de Exportação.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A arcaica estrutura fundiária, com a existência de grandes latifúndios, é característica presente na distribuição das terras agriculturáveis do espaço brasileiro, cuja origem remonta à doação das capitanias aos donatários, que, por sua vez, doavam sesmarias a outros colonizadores. Sobre a distribuição territorial da concentração fundiária no Brasil pode-se afirmar que:
atualmente é igualitária nas diversas regiões, fato que não acontecia no período colonial, quando a Região Nordeste tinha o maior porcentual de grandes propriedades que eram ocupadas principalmente pela lavoura canavieira
o Centro-Oeste e a Amazônia representam uma espécie de "paraíso" do latifúndio e, por isso, também, nessas regiões, é constante e crescente a luta dos posseiros e lavradores "sem-terra" pelo acesso à terra, com elevado número de conflitos fundiários e assassinatos de líderes rurais e outros personagens que defendem a causa dos lavradores, a exemplo de religiosos.
é geral e desigual, apresentando em algumas regiões do país maior concentração, como é o caso da região Sul, que detém a maioria absoluta dos grandes estabelecimentos agro-pastoris, herança da colonização alemã realizada nessa região, que tinha como base a monocultura de exportação, o chamado "plantation".
o processo de concentração fundiária apresenta-se mais fortemente acentuado em alguns estados, que tiveram maior desenvolvimento técnico na agro-indústria da soja e da laranja, como é o caso de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...