Lista completa de Questões de Geografia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Urbanização - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre o tema urbanização, é incorreto afirmar que:
área-metropolitana corresponde a um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente a uma cidade central.
há cidades que se diferenciam de outras por suas funções urbanas bem definidas.
cada cidade possui um mercado consumidor, não só interno, mas também externo, relativo à região
no Brasil, as áreas metropolitanas surgiram da grande concentração populacional em face da elevada participação local dos bens oriundos do Setor Primário da economia
à medida que uma cidade consegue desenvolver e ampliar ou diversificar os produtos e serviços, ela exercerá maior influência sobre uma região.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"Eis o que é o espaço urbano: fragmentado e articulado, reflexo e condicionante social, um conjunto de símbolos e campo de lutas. É assim a própria sociedade em uma de suas dimensões, aquela mais aparente, materializada nas formas espaciais".
(CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989. P. 9)
No contexto do discurso acima é verdadeiro afirmar que:
nos espaços urbanos a auto-segregação se espacializa através dos condomínios exclusivos ou fechados, onde as pessoas de classe média e classe média alta se auto-segregam em busca de maior segurança e conforto.
os loteamentos irregulares e invasões que surgem na maioria das periferias das grandes metrópoles são formas materiais da auto-segregação.
a segregação induzida força uma parcela considerável da população das cidades a morar nos grandes e luxuosos condomínios verticais, processo que, na maioria dos países, acompanhou o crescente aumento da população urbana.
os cortiços, muito comuns nas periferias das cidades brasileiras, constituem uma das soluções recentes para o déficit habitacional das áreas urbanas, são ocupados geralmente por pessoas da classe média e as unidades habitacionais são financiadas pelos programas de habitação do Governo Federal.
Analise as proposições sobre a urbanização.
I. A urbanização moderna é um processo centrado no binômio industrialização-urbanização e no capitalismo.
II. Nos países onde ocorreu uma rápida industrialização após a Guerra Mundial, houve intenso êxodo rural e um processo de urbanização rápida.
III. O primeiro surto de urbanização no Brasil verificou-se no século XVIII, com o ciclo do café, com o deslocamento do eixo produtivo do Nordeste açucareiro para o Sudeste.
IV. Nos países subdesenvolvidos, não existe macrocefalia urbana, porque o processo de urbanização é bastante lento.
Estão incorretas
I e II.
II e III.
III e IV
I, II e III.
Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 1960, apenas duas cidades brasileiras apresentavam população superior a 1 milhão de habitantes enquanto que em 2000 eram 12 cidades. Sobre essas cidades milionárias é correto afirmar que
estão concentradas nas regiões Sudeste e Centro- Oeste e formam regiões metropolitanas.
o rápido crescimento provocou uma série de problemas sociais e ambientais, até a presente data, difíceis de solucionar.
seu crescimento, nessas duas últimas décadas, foi promovido por políticas públicas de planejamento urbano.
tiveram pequena influência na transformação do espaço nacional, pois têm poucas relações entre si.
estão distribuídas eqüitativamente por todas as regiões brasileiras, sendo que o Sudeste abriga 3 dessas cidades.
A evidência empírica nos permite falar, no Brasil, de "involução metropolitana" devida, em boa parte, à capacidade de atração dos pobres pela metrópole, onde vem engrossar uma demanda de empregos formais e de serviços urbanos que a cidade do capital monopolista não atende.
Santos,M. Por uma economia política da cidade,1994
Assinale a opção que apresenta o argumento em que está apoiada a idéia de involução metropolitana defendida pelo autor.
Avalie as opções abaixo sobre a descentralização e a formação de estruturas urbanas policêntricas.
1) Aumento constante do preço da terra, impostos e aluguéis afetando certas atividades que perdem a capacidade de se manterem localizadas na área central.
2) Congestionamento e alto custo do sistema de transporte e comunicações, que dificultam e oneram as interações entre firmas.
3) Dificuldade de obtenção de espaço para a expansão, que afeta principalmente a indústria em crescimento.
As opções 1 e 2 estão erradas.
Nenhuma das opções está correta.
A opção 3 está errada.
As opções 1 e 3 estão corretas.
Todas as opções estão corretas.
Avalie as informações abaixo e assinale a opção correta.
♦ O Brasil pode ser rural e agrícola, pois a população atinge 58% no campo e possui uma renda gerada pelo setor agrícola de 66% do total, há várias décadas, sendo a principal fonte de exportação.
♦ A industrialização do Brasil é do tipo tardia ou retardatária, pois se iniciou somente no século XX com o propósito de substituir os produtos importados.
♦ O Brasil possuía uma organização do espaço geográfico no período pré-industrial o que possibilitou a implantação do seu parque industrial, principalmente de indústrias eletrônicas e de condutores.
Não, Não, Sim
Não, Sim, Não
Não, Sim, Sim
Não, Não, Não
Sim, Sim, Sim
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a população e a urbanização brasileira e sua dinâmica espacial, pode-se afirmar:
A rede urbana é um sistema integrado ou articulado de cidades que inclui desde as menores até as maiores, originando um espaço hierarquizado a partir da influência de uma cidade sobre as demais. Sobre as redes urbanas regionais do Brasil, pode-se afirmar:
Considerando a imagem de satélite da região metropolitana do Rio de Janeiro mostrada acima, julgue os itens subseqüentes.
A cornubação e as migrações sazonais são pertinentes à aglomeração urbana reconhecida na imagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...