Lista completa de Questões de Geografia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"O ensino da geografia pode levar os alunos a compreenderem, de forma mais ampla, a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva" (PCNs. p.108) As alternativas abaixo não contemplam a afirmativa, exceto.
Maior preocupação com os conteúdos conceituais do que com conteúdos procedimentais.
Utilizar noção de escala espaço-temporal, explicitando, apenas, os temas geográficos locais.
Memorização como exercício fundamental, mesmo nas abordagens mais avançadas e problematizadoras.
Fazer uma abordagem exclusivamente social, sem a necessidade trabalhar os fenômenos da natureza.
Promover a compreensão processual e crítica das questões socioambientais.
O estudo da natureza é de fundamental importância, pois, ao se trabalhar este tema em sua dinâmica própria que expressa as inter-relações entre todos os seus elementos, se pode levar os alunos a criticar a ação do homem sobre ela e construir conceitos de equilíbrio e desequilíbrio ecológico. Ao trabalhar este tema em sua prática cotidiana, o professor poderá desenvolver todas as seguintes ações, exceto uma. Assinale-a.
Problematizar e aprofundar conceitos sobre alguns elementos da natureza, como rio, mar, flora e fauna, desde que estes elementos estejam presentes no cotidiano dos alunos.
Mostrar que o clima e a vegetação estão intimamente relacionados e que a vegetação depende, fundamentalmente, da temperatura e umidade, entre outros fatores que, também, estão relacionados com estes dois elementos.
Discutir por meio de problematização de situações vividas no lugar, seja do bairro, cidades ou países, o comportamento social e suas relações com a natureza.
Apontar que a visão global da natureza expressa na paisagem pode ser realizada por meio dos hábitos de consumo através de pesquisa, investigando como pessoas de diferentes espaços se apropriam de técnicas de transformação dos elementos naturais.
Trabalhar os componentes da natureza sem fragmentação, ou seja, apresentado os o solo, clima, vegetação entre outros, de modo interativo.
A presença das ciências humanas no ensino fundamental deve ser entendida como um dos elementos responsáveis pela preparação de um cidadão crítico, dotado de uma consciência social provida de objetividade suficiente que lhe possibilite
I. perceber-se a si próprio como um agente social que fatalmente intervém na sua sociedade, seja compactuando com ela, seja transformando-a.
II. pensar sua realidade e melhor conhecê-la, para melhor atuar e se apossar dela, em vez de ser por ela engolida.
III. compreender o sentido dos processos que orientam o constante fluxo social bem como o sentido de sua intervenção nesse processo.
IV. entender que a "vida social construída pelo homem é reconstruída ao longo das gerações; que essa reconstrução não significa, necessariamente, avanços ou melhorias"
Estão corretas
somente I, II e III.
somente I, II e IV.
somente I, III e IV.
somente II, III e IV.
I, II, III e IV.
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O professor de Geografia distribuiu a uma turma do Ensino Fundamental o texto transcrito a seguir. "A área estudada neste trabalho não poderá desenvolver-se efetivamente por razões exclusivamente naturais. O meio natural é por demais adverso, pois apresenta solos pouco desenvolvidos e ácidos, encostas íngremes, que prejudicam as atividades agrícolas e clima semi-árido, com secas periódicas. Em face desse conjunto de fatos, as populações locais enfrentam sérios problemas sociais e econômicos...". Depois solicitou aos alunos que identificassem a corrente da Geografia da qual fazem parte as idéias desenvolvidas no texto. Assinale a corrente de pensamento geográfico solicitada.
Possibilismo Geográfico
Geografia Crítica
Geografia Pós-Moderna
Determinismo Geográfico.
Geografia do Desenvolvimento Sustentável
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma professora de Geografia, em sua aula expositiva, projetou uma transparência, reproduzida a seguir, com as principais placas litosféricas. Em seguida, solicitou aos alunos que identificassem, respectivamente, as placas A, B e C, indicadas no mapa.
Qual a resposta correta?
Nazca, Cocos e Européia
Pacífica, Asiática e Norte-Americana.
Juan de Fuca, Helênica e Índica.
Sulamericana, Euroasiática e Pacífica
Nazca, Euroasiática e Pacífica.
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um professor de Geografia ouviu, numa de suas aulas, a seguinte pergunta de uma aluna: "Professor, que são vegetais halófilos"? Qual deveria ser a resposta?
Vegetais de folhas largas das áreas tropicais úmidas, com solos lateríticos.
Vegetais que vivem em solos secos, com acentuado caducifolismo
Vegetais que habitam solos ricos em sais
Vegetais que vivem à sombra, em solos úmidos de florestas tropicais
Vegetais que crescem nas áreas de cerrados e matas ciliares, em solos bem desenvolvidos
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O professor de Geografia realizou uma excursão, com seus alunos, para área de Catimbau, em Pernambuco. Um aluno, após ouvir a explanação do professor, perguntou-lhe o que era uma rocha sedimentar detrítica. O que deveria responder o professor?
Rocha que decorre da intrusão de soluções fluidas do manto terrestre
Rocha que é formada apenas pela deposição de detritos em ambiente de antigo mar raso
Rocha que se forma pela solidificação de detritos rochosos, restos de detritos orgânicos e precipitação de compostos químicos.
Rocha formada basicamente de quartzo, feldspato e micas, em topos de planaltos
Rocha originada pelas alterações de outras rochas, em face da ação de elevadas pressões e temperaturas"
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A professora de Geografia da 6ª série projetou uma transparência, reproduzida a seguir
Depois perguntou aos alunos o que a área pontilhada está representando. Obteve cinco respostas, apresentadas adiante. Qual a correta?
"área de influência de Manaus.
área ocupada pelos campos amazônicos
localização do clima equatorial.
extensão da floresta caducifólia amazônica
localização do Escudo Guiano
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Após a leitura atenta do texto, conclui-se que:
o ensino de Geografia só tem importância se realizado a partir dos fundamentos da Geografia Crítica.
os autores assumem uma postura nitidamente marxista, ou seja, defendem o princípio da "luta de classe" no espaço geográfico.
a compreensão da realidade do espaço geográfico independe da análise dos aspectos ambientais.
o ensino de Geografia deve partir sempre do geral para o particular e sob a ótica do neopositivismo, que é um dos referenciais filosóficos da Geografia Crítica.
os autores defendem uma prática pedagógica apoiada em postulados da Geografia Crítica.
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O professor de Geografia, do Ensino Médio, numa determinada escola da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, projetou uma transparência com o mapa reproduzido a seguir.
Perguntou, então, aos alunos o que os traços escuros mais grossos estavam indicando. Obteve cinco respostas. Qual a correta?
maciços antigos
zonas de expansão de placas litosféricas
zonas de dobramentos modernos
escudos pré-cambrianos.
zonas de baixa sismicidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...