Lista completa de Questões de Geografia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Observe a figura que mostra uma queimada na Amazônia.
A alternativa que indica uma das conseqüências da situação apresentada na figura éa diminuição da temperatura do ar.
o aumento da erosão do solo.
o aumento da quantidade anual de chuvas.
o declínio da amplitude térmica diurna.
o aparecimento das ilhas de calor.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A chuva ácida é um fenômeno que preocupa a humanidade. Sobre este tema, é incorreto afirmar:
A chuva ácida pode alterar severamente as condições do solo, prejudicando o desenvolvimento de diversas espécies vegetais e causando um impacto ambiental negativo.
A chuva ácida resulta da combinação da água da chuva com os óxidos de nitrogênio e de enxofre emitidos pela queima de combustível de veículos.
Quanto mais ácida estiver a chuva, maior será o desequilíbrio causado na composição do solo, em relação à disponibilidade de nutrientes.
Não existe chuva ácida na ausência de atividades humanas
As queimadas de florestas contribuem para o aumento da chuva ácida.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O desmatamento na Amazônia para os mais diversos fins ocasiona diversas conseqüências, entre elas:
o aumento da biodiversidade.
o incremento da fauna local.
a formação de novas espécies.
a ocorrência da lixiviação.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
As chuvas ácidas trazem grande prejuízo ao meio ambiente e nelas encontramos a formação de HNO3 e H2SO4. Estas substâncias normalmente são formadas a partir
do desmatamento desenfreado nas reservas ecológicas e principalmente na mata amazônica, causando alterações no clima geral das regiões brasileiras.
das constantes queimadas realizadas em lixões e aterros sanitários credenciados nas prefeituras de cidades suburbanas assim como dos gases liberados pelas chaminés das fábricas .
dos óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre, resultantes da queima excessiva dos combustíveis fósseis.
do efeito estufa em dias nublados e do moderado fluxo de veículos nas grandes cidades assim como das queimadas realizadas, sem controle, nos canaviais.
do excessivo consumo de cigarros pelos tabagistas, liberando metais pesados resultantes da nicotina e do alcatrão que permanecem por muito tempo no ar respirável.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A Política Nacional de Meio Ambiente, adotada pelo Brasil, consagra os objetivos da ação governamental em assuntos ambientais. Entre os principais objetivos estão:
1 - acompanhamento do estado da qualidade ambiental.
2 - recuperação de áreas degradadas.
3 - educação ambiental em todos os níveis de ensino
4 - proteção de áreas degradadas
5 - racionalização do uso do solo, subsolo, água e ar.
São verdadeiros os objetivos:
4 e 5, apenas.
2 e 5, apenas.
1, 2 e 3, apenas
2, 3 e 4, apenas.
1, 2, 3, 4 e 5
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A questão ambiental é, sem dúvida, um dos principais temas deste século. Sobre esse assunto, são feitas as seguintes considerações:
1 - a questão ambiental diz respeito aos limites da exploração da natureza pelo homem, suscitando a interrogação sobre a incompatibilidade do progresso econômico com o equilíbrio ecológico da Terra.
2 - o problema ambiental é algo exclusivo do sistema capitalista pois nos países socialistas não havia degradação dos recursos naturais nem crises ambientais.
3 - a transferência de tecnologias novas e menos poluentes poderá constituir-se em uma das alternativas para garantir o desenvolvimento sustentável dos países subdesenvolvidos.
4 - o problema ambiental propõe desafios somente às nações subdesenvolvidas, que fazem um uso desproporcional de recursos naturais finitos.
5 - para fazer frente ao desafio ecológico, um dos enfoques básicos é o da partilha proporcional de responsabilidades entre nações ricas e nações pobres.
Está(ão) correta(s):
apenas 5.
apenas 2 e 5.
apenas 1 e 2
1, 3 e 5
2, 3, 4 e 5.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre a problemática ambiental, é incorreto afirmar.
As principais causas da poluição atmosférica são a queima de combustíveis fósseis e a indústria.
O lixo é produzido pela sociedade urbana do Brasil, os aterros sanitários são fertilizados pelos resíduos sólidos, enquanto os mananciais se beneficiam com o chorume.
Os danos ao ambiente atingem todos os ecossistemas naturais, colocando em risco a vida de milhares de espécies vegetais e animais, incluindo a dos humanos.
O meio ambiente só passou a se constituir uma real preocupação do governo brasileiro a partir da década de 1990, devido aos impactos, principalmente pela expansão industrial.
As cidades brasileiras, principalmente as grandes metrópoles, concentram inúmeros e graves problemas ambientais, como a ocupação desordenada do solo (margens de rios e morros).
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir.
Entre as contribuições da retificação do canal para a redução do volume do lago não se inclui o aceleramento da drenagem das águas.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir.
Conceitos científicos como erosão, assoreamento e bacia hidrográfica são fundamentais em um trabalho de educação ambiental no local.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considere que uma única imagem de satélite Landsat sem nuvens, registrada no início do mês de julho, foi obtida para uma região do Acre constantemente nublada. Devido à carência de recursos, essa imagem foi tomada como base para avaliação anual de desmatamento. Uma broca, no final do mês de junho, e uma queimada, no mês de agosto, foram observadas.
Considerando a situação hipotética descrita acima, bem como as potencialidades e limitações da tecnologia de sensoriamento remoto para o monitoramento e a avaliação de impacto ambiental, julgue os próximos itens.
A broca de uma área em desmatamento pode não ser contabilizada se o método de sensoriamento remoto estiver sendo usado para o monitoramento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...