Lista completa de Questões de Geografia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Solos e Relevos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As afirmativas a seguir referem-se à Região Sudeste do Brasil. Assinale aquela com a qual não se pode estar de acordo porque é falsa
O relevo dessa região difere do de outras regiões brasileiras pela ausência de uma tectônica de arqueamento
A organização do espaço regional, em função da presença de uma densa rede de centros urbanos e do desenvolvimento de duas áreas metropolitanas, é uma das principais características urbanas da região.
A região enquadra-se, em sua quase totalidade, na zona tropical submetida a forte radiação solar
A região constituiu-se na "core-area" do País, ou seja, no núcleo de crescimento econômico nacional e no foco das indústrias e dos serviços.
Os transportes possuem uma grande importância no processo evolutivo da região e constituem um dos elementos básicos para o desenvolvimento e integração econômica.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Entre os recursos naturais de grande importância para a sobrevivência da humanidade podemos ressaltar o solo, cuja degradação, em diversos lugares do mundo, tem sido acelerada nas últimas décadas. No caso do uso dos solos agriculturáveis no espaço geográfico brasileiro, pode-se afirmar, que na região:
Nordeste, a agricultura tem se utilizado de modernas técnicas de irrigação em certas áreas do sertão, tornando possível uma próspera fruticultura comercial, especialmente no vale do São Francisco, sendo atualmente tal atividade de grande importância econômica no contexto regional.
Amazônica, a grande fertilidade natural dos solos de terra firme, que não precisam de qualquer correção ou adubação, permite a prática de uma agricultura comercial bastante lucrativa, fato comprovado com o sucesso do cultivo da soja no Sul e Sudeste do Pará.
Centro-Sul, particularmente na região Centro-Oeste, a degradação é agravada pela extrema acidez dos solos, que os torna irrecuperáveis e impróprios para a prática agrícola, por não existirem possibilidades de correção desses solos.
Nordeste, a expansão da desertificação nas orlas semi-áridas do sertão e do agreste tem prejudicado o desenvolvimento da atividade agrícola comercial, fazendo com que ela seja inexpressiva no contexto regional.
Sobre a geologia do território brasileiro, é incorreto afirmar.
Pela erosão geológica, num processo lento, equilibrado e renovador, foram esculpidos os morros, encravados os vales, formando as várzeas e o delta dos rios.
Na história geológica do país, não há notícias de vulcanismo nas nossas formações.
As bacias sedimentares são de origem paleozóica, mesozóica e cenozóica.
Em Garanhuns, aparece uma área onde surge o quartzito que compõe o que os geólogos denominam de "Unidade Quartzilata da Região de Garanhuns".
As formações serranas originaram-se de dobramento antigo, constituído antes da era cenozóica.
Em relação ao relevo do Brasil, assinale a alternativa correta
As formas atuais do relevo foram esculpidas nos períodos terciários e no início do quaternário.
A depressão interplanáltica é uma área mais alta do que os planaltos que a circulam, como a Sertaneja e a do São Francisco.
As planícies dos Patos e Mirim e a dos Tabuleiros Litorâneos estão situadas no interior das terras emersas.
A planície do Rio Amazonas constitui uma larga faixa de terras planas que margeiam o Rio Amazonas e seus afluentes, incluindo a Ilha de Marajó.
A partir da análise da ilustração e dos conhecimentos sobre a cobertura vegetal brasileira e sua inter-relação com o clima, o relevo e o solo, pode-se afirmar:
Usando o mapa de pluviosidade do Brasil, mostrado acima, como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos ambientais e socioeconômicos do país.
O relevo de uma área tem influência nos índices pluviométricos e também nas características dos ecossistemas presentes.
Usando o mapa de pluviosidade do Brasil, mostrado acima, como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos ambientais e socioeconômicos do país.
A erosão acelerada é uma forma de degradação ambiental exclusiva das áreas com altos índices pluviométricos. Esse fenômeno causa problemas de desabamento nas grandes capitais do Sudeste no período chuvoso.
A agricultura tem vivenciado mudanças significativas. As alternativas, a seguir, referem-se a algumas dessas mudanças, exceto uma. Assinale-a.
Tecnologias incorporadas aos implementos agrícolas desenvolveram e informatizaram colheitadeiras, ordenhadeiras mecânicas e automatizaram a adubação e o plantio.
Aumento do número de produtores especializados e dos complexos agroindustriais, provocando mudanças nas relações de trabalho.
Aperfeiçoamento dos mecanismos de comercialização e de escoamento da produção.
A produção e a distribuição dos produtos são controladas por companhias transnacionais que, além de controlar a produção, impõem os preços.
Provocou, apenas, o desemprego em massa e a diminuição do preço da terra e da produção, desalojando os pequenos produtores.
"A agricultura e a pecuária são atividades milenares e universais. Apesar da tendência de urbanização do mundo, elas são praticadas na maioria dos países, uma vez que o desenvolvimento tecnológico atual permite superar condições adversas de chuva e solo." (Coelho & Terra, 2003-p.260)
As alternativas abaixo dizem respeito às mudanças na agricultura, num mundo tecnológico, exceto.
Interferência e domínio das grandes empresas e das multinacionais na comercialização e industrialização dos produtos agropecuários.
Aumento do número de produtores especializados, evolução para agroindústria e para os complexos agroindustriais, sem mudança na estrutura fundiária e na relação de trabalho
Aperfeiçoamento dos mecanismos de comercialização e de escoamento da produção.
Mudanças técnicas, como elevada industrialização do processo de produção agrícola, aplicação de adubos químicos, de agrotóxicos, intensificação da pesquisa.
Impactos sociais através do êxodo rural, aumento do número de trabalhos rurais sem-terra e sua exclusão social e econômica.
Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) A constituição de um meio técnico-científico-informacional é característico não apenas da vida urbana mas também do mundo rural. Isso acontece nos países ricos avançados.
( ) A agricultura científica globalizada e exigente de ciência, técnica e informação leva ao aumento exponencial das quantidades produzidas em relação às superfícies plantadas.
( ) Na agricultura moderna, há uma grande demanda de bens científicos, como os Organismos Geneticamente Modificados (OGM), sementes, fertilizantes, inseticidas, corretivos e também, assistência técnica e creditícia.
( ) Na agricultura científica globalizada, os produtos não são escolhidos, segundo uma base mercantil, e sim obedecendo aos mandamentos científicos e técnicos que implica uma racionalização das práticas agrícolas.
( ) Na agricultura moderna, a demanda externa de racionalidade (preços internacionais, taxas de câmbio) rege os processos de plantação, colheita, armazenamento, empacotamento, transporte e comercialização.
A ordem correta é
V, V, V, F e F.
F, V, F, V e F.
V, F, V, V e F.
F, V, V, F e V.
V, F, F, V e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...