Lista completa de Questões de Geografia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A convecção de cumulus é o processo que leva à formação das nuvens associadas a tempestades, trovoadas e relâmpagos. Para a formação de tais nuvens são necessários dois fatores: instabilidade condicional e um mecanismo de ativação dado por influência externa. Acerca da convecção de cumulus, é correto afirmar que
leva a um crescimento instável do sistema quando em cooperação com a pertubação de grande escala, dando origem ao mecanismo CISK.
A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na divisão da costa paraense feita pelo gerenciamento costeiro (GERCO), a região retratada pertence ao setor insular estuarino.
Usando o mapa de pluviosidade do Brasil, mostrado acima, como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos ambientais e socioeconômicos do país.
Em determinadas áreas, onde as chuvas variam entre 1.000 mm e 2.000 mm por ano, pode ser encontrado o bioma do cerrado.
Geografia - Migrações - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A história da imigração para o Brasil foi dividida em diversos períodos. O segundo período, que vai de 1850 a 1930, teve diversos fatores desfavoráveis aos fluxos imigratórios. Analise os fatores apresentados abaixo.
1. A primeira Guerra Mundial.
2. A crise da economia (crise de 1929).
3. A obrigatoriedade de o imigrante pagar o financiamento da viagem com o seu trabalho na agricultura.
4. O desenvolvimento da cafeicultura.
5. Crise econômica na Itália.
6. A proibição do tráfico de escravos, com a Lei Eusébio de Queiroz.
Estão corretos:
1, 2 e 5.
2, 3 e 6.
1, 2 e 3
3, 4 e 6.
1, 2, 4 e 5.
As migrações como elementos constitutivos do espaço geográfico são essencialmente dinâmicas e apresentam-se, a cada momento histórico, como condição para a realização de diversos processos sociais. Sobres isso, analise as afirmações abaixo.
I. As migrações causadas pelos fatores estruturais que resultam de situações circunstanciais, como crises políticas e econômicas, revoluções e perseguições atingem tanto países desenvolvidos como subdesenvolvidos.
II. O processo de desterritorialização implica no desenraizamento de povos do seu antigo território com perda das referências culturais e dos vínculos afetivos com o lugar.
III. A desintegração do bloco socialista deu origem na Alemanha a uma corrente migratória de retorno, pessoas que viviam fora do país por motivos políticos se reterritorializaram, obtendo melhores empregos e maior qualidade de vida.
IV. As minorias étnicas, grupos minoritários de uma mesma origem, que migraram para outros países e se adaptaram ao novo território e à nova cultura, formaram comunidades chamadas diásporas.
V. O aumento de imigrantes em busca de emprego nas cidades dos países desenvolvidos tem originado: "guetos", espaços pobres, marginais diferenciados etnicamente e xenofobia.
Estão incorretas
Sobre a industrialização de Minas Gerais, é incorreto afirmar que:
Apresenta o terceiro maior parque industrial do Sudeste e do país.
Na zona da mata mineira, o destaque é para a indústria extrativa, em função das enormes reservas de urânio na região.
A maior parte de sua indústria está ligada às atividades metalúrgica – química – alimentícia e extrativista mineral.
A concentração industrial da grande Belo Horizonte desenvolveu-se ao longo da BR 381 – Fernão Dias, expandindo-se para outras áreas periféricas servida pela malha rodoviária existente.
A disputa pela posse de terras é um grave problema enfrentado no estado do Pará. Levando em conta as causas dos conflitos por terras nessa região, julgue os itens a seguir.
I Os fluxos migratórios existentes no estado têm aumentado os conflitos pela posse da terra, o que também explica o fato de a população rural ser maior que a urbana.
II No Pará, devido ao incentivo recebido pelas empresas agropecuárias, observa-se uma forte concentração de terras.
III A extração de produtos florestais no Pará é uma atividade insignificante na economia do estado, o que contribui para a preservação das reservas extrativistas.
IV A invasão de terras indígenas é motivo de conflitos, uma vez que a integridade espacial, física e cultural dos grupos indígenas se vê ameaçada por atividades econômicas levadas a efeito na região.
A quantidade de itens certos é igual a
A região Norte vive atualmente muitos problemas e desafios em razão de sua riqueza natural e da possibilidade de exploração de uma grande variedade de recursos. Em relação a esses fatos, julgue os itens seguintes.
I A integração do Brasil à economia mundial tem aliviado as pressões na região quanto à aceleração da exploração de recursos naturais e à amplificação de impactos ambientais, já que outras regiões do país mais industrializadas têm maior peso na economia nacional.
II O crescimento populacional na região, ao lado da urbanização, tem produzido problemas ambientais como a poluição da água.
III Com a destruição das florestas do sudeste asiático, a região Norte brasileira é vista como uma importante reserva de madeiras tropicais para o mercado internacional.
IV O Pará tem-se mostrado o estado de menor crescimento econômico da região Norte, o que justificou o retorno da população da cidade para o campo e à retomada do foco na agricultura de subsistência.
A quantidade de itens certos é igual a
O zoneamento é um dos instrumentos utilizados pela Política Nacional do Meio Ambiente com objetivo de obter desenvolvimento ordenado. Aplicadas ao Pará, as propostas de macrozoneamento visam
o desmembramento das terras, criando uma nova unidade territorial e política, isto é, um novo estado.
a invasão de reservas indígenas.
a eliminação das unidades de conservação existentes no estado, isto é, das áreas de preservação permanente.
o desenvolvimento sustentável.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O Pará constitui um dos Estados brasileiros de grande extensão territorial, existindo algumas propostas de sua fragmentação política, com a criação, dentre outros, do Estado do Tapajós. Os defensores de tal proposta argumentam que:
o sul do estado, onde está localizado a região do Tapajós, possui grande dinamismo econômico, devido à presença do projeto Grande Carajás, que propicia suporte financeiro para sua autonomia.
o oeste paraense apresenta grande produção mineral de bauxita e ouro, considerada uma das maiores do Estado, sendo também uma fronteira agrícola em expansão devido a presença do cultivo de soja. Tal potencialidade de recursos favoreceria a instalação de uma nova unidade federativa.
as políticas de integração nacional implantadas pelo Governo Federal na década de 1960 possibilitaram ao oeste do Pará uma eficaz integração através da rodovia Santarém-Cuiabá, tornando esta sub-região a mais próspera, dinâmica e desenvolvida da Amazônia Legal, com condições de emancipação política.
o processo de desconcentração que ora ocorre no espaço industrial brasileiro favoreceu a transferência de várias unidades fabris do Centro-Sul para Santarém, tornando esse município e sua área circunvizinha muito dinâmicos e com condições de auto-sustentação e conseqüente emancipação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...