Lista completa de Questões de Geografia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando os dados demográficos apresentados na tabela acima, assinale a opção correta.
O Norte do Brasil ainda é uma região não urbanizada
A imigração contribui para o crescimento populacional na região Norte do Brasil.
De acordo com a taxa geométrica de crescimento anual apresentada pela região Norte, conclui-se que a participação dessa região no conjunto da população brasileira é maior que as das demais regiões do país.
A diferença entre a densidade demográfica do Brasil e a da região Norte se deve ao fato de essa região do país se dedicar mais à agricultura do que à indústria.
Geografia - Migrações - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os movimentos migratórios foram responsáveis pela ocupação de grandes extensões do território brasileiro. O primeiro fluxo migratório significativo ocorreu com:
o ciclo da mineração, iniciado em Minas Gerais.
o deslocamento de criadores de gado do litoral nordestino para o Sertão.
a industrialização de São Paulo e Rio de Janeiro.
o êxodo rural , em face da crise do cultivo de algodão no semi-árido
a extração de borracha na Floresta Amazônica.
Analise as proposições abaixo.
I. Os países mais afetados por movimentos migratórios são os mais pobres do mundo, pois as migrações se originaram das péssimas condições de vida que esses países apresentam.
II. Nos países desenvolvidos, a falta de mão-de-obra não qualificada levou muitos governos a estimular as migrações até a década de 1970.
III. No Brasil, de 1850 a 1930, houve uma significativa entrada de imigrantes livres no país, para trabalharem nas lavouras cafeeiras e nos centros urbano-industriais da região Sudeste no processo de povoamento da região Sul.
IV. A imigração no Brasil começou a perder importância a partir de 1934, com a criação das leis de imigração, que restringiram a entrada de estrangeiro.
Estão corretas
I e II apenas.
I e III apenas.
II e IV apenas.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as imagens acima apresentadas e aspectos relacionados a interpretação de imagens, julgue os seguintes itens.
As imagens apresentadas acima foram obtidas em baixa altitude por aviões e representam a mesma região da costa do Sri Lanka antes e após o impacto do tsunami.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as imagens acima apresentadas e aspectos relacionados a interpretação de imagens, julgue os seguintes itens.
No recente desastre ocorrido na Ásia, as imagens obtidas por satélites foram importantes no dimensionamento dos danos ambientais e nas construções feitas pelo homem após os estragos causados pelo tsunami, não servindo, no entanto, para avaliação das mudanças geográficas sofridas pelos países atingidos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Qual medida governamental, dentre as abaixo listadas, contribui para a diminuição do efeito estufa?
Fiscalização da qualidade sanitária dos alimentos de consumo humano.
Criação de rede de coleta, tratamento e distribuição de água potável.
Adoção de veículos coletivos contendo filtros retentores de gases tóxicos.
Coleta sistemática do lixo urbano.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O nível de gás carbônico (CO2), um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, recentemente chegou a 381 ppm, ou seja, 35,6% de aumento sobre a quantidade existente em 1750, na primeira fase da Revolução Industrial. Acerca dos aspectos ambientais, políticos e econômicos que cercam essa questão, assinale a opção correta.
O chamado efeito estufa contribui em níveis normais, beneficamente, aos ecossistemas existentes, na medida em que mantém o planeta aquecido, deixando passar a luz solar e impedindo que o calor da superfície terrestre se dissipe.
O aumento do efeito estufa é derivado, sobretudo, dos desmatamentos que ocorrem nos países tropicais, onde a reciclagem de CO2 é impedida pela remoção das florestas.
Com a adoção crescente de fontes alternativas na geração de energia, tendo em conta o desenvolvimento tecnológico, a matriz energética mundial deverá mudar na próxima década, rompendo com a predominância do uso do carvão e do petróleo.
Embora seja um impacto ambiental de caráter global, em função da diversidade das atividades econômicas e do contingente populacional existente entre os países, o tema deve ser tratado como matéria restrita a cada nação, que, soberanamente, deve estabelecer suas próprias políticas na mitigação do problema.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Atividades humanas são capazes de causar degradação ambiental não só em escala local, mas também regional, como é o caso da desertificação. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
I Entre os prejuízos causados pela desertificação está a perda de biodiversidade.
II As áreas subúmidas e semi-áridas do globo são suscetíveis ao processo de desertificação pelo uso do solo de modo intensivo pela agricultura de subsistência.
III No Brasil, o processo de desertificação é reconhecido como tendo causa na remoção da cobertura vegetal.
IV Não obstante esteja isenta de causar impactos socioeconômicos já que ocorre, predominantemente, em áreas de vazio populacional, a desertificação é reconhecida como uma forma de desequilíbrio ambiental.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O tsunami de 26 de dezembro de 2004 não será facilmente esquecido. Nos anos que se seguirão, seus estragos ainda vão continuar sendo sentidos profundamente por grande parcela da população afetada. O assustador número de mortos- mais de 250 mil vítimas- já é um fato suficiente para lembrar a tragédia, mas há outras conseqüências, algumas tão graves quanto a morte de tantos seres humanos." (Extraído do livro: " As maiores catástrofes de todos os tempos", ed. Universo dos Livros) Sobre esse assunto, é correto dizer que:
o tsunami aconteceu no assoalho do oceano Pacífico e atingiu a Indonésia, em face de um afastamento de placas litosféricas.
o tsunami foi provocado por um movimento brusco de duas grandes placas litosféricas.
o efeito devastador do tsunami aconteceu porque as ilhas atingidas se dispõem de leste para oeste, facilitando, assim, a penetração da água marinha
o tsunami foi potencializado pela erupção vulcânica que aconteceu meses antes na Indonésia
quando vai acontecer um tsunami, como o descrito, há uma alteração meteorológica, com o considerável aumento da velocidade dos ventos na baixa troposfera
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Trabalhar Educação Ambiental significa abordar as complexas relações de interdependência entre os diversos elementos da natureza e de práticas sociais, nas dimensões econômicas, políticas, sociais e culturais. Nessa visão, não podemos afirmar.
A cidadania ambiental e a cultura de sustentabilidade serão necessariamente os resultados do fazer pedagógico que conjugue a aprendizagem a partir da vida cotidiana.
A cidadania ambiental da era planetária extrapola os estreitos limites da educação tradicional centrada na lógica da competição e acumulação e na produção ilimitada de riqueza, sem considerar os limites da natureza e as necessidades dos outros seres do cosmo.
A questão da interdisciplinaridade na Educação Ambiental atingiu um consenso em termo de suas abordagens e formulação teórica, a partir de reflexões sobre sua abrangência e permanência.
A diversidade de métodos utilizados na Educação Ambiental induz os professores a alargarem as perspectivas e a criarem condições de estudo a partir da totalidade complexa dos processos e relações do homem e do meio ambiente.
A Educação Ambiental é um dos eixos fundamentais, para impulsionar os processos de prevenção da deteorização ambiental, do aproveitamento dos direitos dos cidadãos a um ambiente saudável.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...