Lista completa de Questões de Geografia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Solos e Relevos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O comportamento geométrico da rede de drenagem de uma região denuncia, em geral, alguns aspectos da estrutura geológica. Examine atentamente a figura a seguir e identifique o trecho em que a drenagem está controlada por uma falha geológica.
trecho 1.
trecho 2-3
trecho 3-4
trecho 5
trecho 2-6.
Geografia - Solos e Relevos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Observe o bloco-diagrama a seguir. Nesse bloco está representada a estrutura subsuperficial da paisagem.
discordante
totalmente concordante horizontal
pseudo-apalachiana.
horst
graben
Geografia - Solos e Relevos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre a interpretação físico-geográfica da paisagem desenhada, analise as afirmativas a seguir:
1 - a paisagem, em face das condições climáticas, só apresenta morfoesculturas de dissecação.
2 - A foz do principal rio, pelas características morfológicas apresentadas, é do tipo estuário.
3 - A parte mais elevada da paisagem desenvolveu-se num bloco rochoso falhado.
4 - O compartimento de relevo rebaixado é uma planície fluvial com rios meandrantes.
5 - Os depósitos sedimentares no compartimento rebaixado são oriundos da acumulação fluvial e da erosão das vertentes e interflúvios.
Está(ão) correta(s):
apenas 5.
apenas 1 e 3
apenas 2 e 4
3, 4 e 5.
1, 2, 3, 4 e 5.
Das afirmativas a seguir, indique todas as que estão corretas com relação ao comportamento espectral de alvos.
♦ A areia apresenta comportamento espectral com baixa reflectância proveniente da alta absorção devido à presença de bandas de condução.
♦ A vegetação não fotossinteticamente ativa apresenta uma reflectância menor do que os minerais opacos.
♦ A água do mar, devido à alta concentração de cloreto de sódio, apresenta uma alta reflectância espectral no infravermelho próximo, bem mais alto do que da vegetação fotossinteticamente ativa.
Sim, não, não
Sim, sim, sim
Não, não, não
Não, sim, sim
Sim, não, sim
Sobre as categorias de análise da geografia, é correto afirmar.
Compreender que o território implica uma convivência harmônica num mesmo espaço de diversidade de tendências, crença, ideais, etnias, religiões, sistemas de pensamento e tradições.
Análise da paisagem deve focar a descrição e o estudo do mundo inserido em contextos particulares ou gerais.
O lugar é onde estão as referências pessoais e o sistema de valores que direcionam as diferentes formas de perceber e constituir a paisagem e o espaço geográfico.
O princípio da territoriedade dos fenômenos geográficos não pode ser definido pelo processo de apropriação de natureza pela sociedade e nem possibilita os estabelecimentos de limites e fronteiras desses fenômenos.
O espaço é estudado em diferentes campos de conhecimento. Geograficamente é considerado como lugar, pois é produzido pela natureza.
Refletindo as concepções teórico-metodológicas da geografia na abordagem do meio ambiente, podemos afirmar.
O desenvolvimento da corrente da "Geografia Radical", de cunho marxista, sobretudo nas décadas de 1960 a 1980, inseriu um amplo debate na análise das questões ambientais em seu temário de preocupação com a terra.
Grande parte da geografia crítica promoveu um total esquecimento ou limitou a abordagem do suporte – físico – territorial sobre o qual são processadas as atividades sociais
O positivismo, enquanto método exclusivo, satisfaz como paradigma globalizante na abordagem e na análise da questão ambiental.
A concepção sistêmica no tratamento da temática ambiental dentro da geografia produz um conhecimento fragmentado, limitado e completamente dissociado.
O papel da geografia de cunho ambientalista engajada na transformação da realidade socioeconômica atual acentua o estudo da natureza, dissociado da sociedade.
Na Geografia, o uso da noção de região é complexo, pois ao tentarmos fazer dela um conceito científico, herdamos as indefinições e a força de seu uso na linguagem comum e a isto se somam as discussões epistemológicas que o emprego mesmo deste conceito nos impõe.
Com relação às diferentes noções de região, analise as afirmativas a seguir:
I. Vidal de La Blache, em parte inspirado na geologia, apresenta a região como um elemento da geografia física, um elemento da natureza - a idéia de região natural;
II. Segundo o possibilismo, as regiões existem como unidades básicas do saber geográfico, como o resultado do trabalho humano em um determinado ambiente;
III. Para Hartshorne, a meta fundamental da geografia é o estabelecimento de uma classificação global de regiões, em que cada uma delas possui aspectos que são irredutíveis a qualquer generalização;
IV. Na Geografia Humanista a região é um produto real, construído dentro de um quadro de solidariedade territorial e que, para compreender a região, é preciso vivê-la.
Assinale:
se apenas as afirmativas I e IV estão corretas;
se apenas as afirmativas II e III estão corretas;
se apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;
se apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;
se todas as afirmativas estão corretas.
A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir.
De acordo com o funcionalismo, há um processo anômico estabelecido na região entre os grupos sociais.
A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir.
De acordo com o funcionalismo, há um processo anômico estabelecido na região entre os grupos sociais.
A organização territorial do Brasil pode ser descrita como um processo intenso e por vezes conflituoso. Acerca desse processo e dos aspectos econômicos a ele associados, julgue os itens a seguir.
O processo de formação territorial do Brasil inclui o aumento do número de municípios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...