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Considere os itens abaixo e seus conhecimentos sobre os mapas geomorfológicos para responder à questão.
I. Sistematizam o conhecimento espacial a respeito do modelado, das características dos materiais superficiais e das rochas que o constituem e dos processos passados e presentes responsáveis por essas características.
II. Prestam-se a instruir tecnicamente não só os processos de planejamento territorial como também os de planejamento ambiental, auxiliando, por exemplo, na interpretação de áreas potencialmente úteis para receber infra-estrutura viária, urbanização, dentre outros usos ou para identificar áreas prioritárias para conservação e recuperação.
III. Podem ser utilizados, dentre outras necessidades, para a definição de áreas de risco em ambientes urbanos e ajudar a compor interpretações e cartas geotécnicas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Considere a figura abaixo.
Os perfis A e B no mapa correspondem, respectivamente, a
formas retilíneas e côncavas.
formas retilíneas e convexas.
formas convexas e côncavas.
formas côncavas e retilíneas.
formas côncavas e convexas.
O método corocromático qualitativo é um tipo de representação cartográfica na qual a diversidade de
ocorrências é representada por variáveis visuais de forma.
ocorrências com manifestação zonal é transcrita por uma diversidade de cores ou texturas diferenciadas.
ocorrências é representada por variações visuais lineares coloridas.
ocorrências é representada por variações cronológicas qualitativas.
ocorrências é representada por figuras geométricas proporcionais coloridas.
Em atividades de fotointerpretação, a convergência de evidências significa
I. que se pode utilizar informações obtidas por fotoleitura, mesmo que referentes a diversos conteúdos ou temas de interesse nos mapeamentos temáticos;
II. a impossibilidade de interpretação, quando as informações referentes ao tema de interesse não são plenamente satisfatórias;
III. que textura, estrutura e cor devam ser consideradas apenas em conjunto na identificação dos conteúdos de interesse de mapeamentos temáticos.
Está correto APENAS o que se afirma em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Em mapas de escalas entre 1:10.000 e 1:250.000, a rede de coordenadas conhecida como UTM:
opera com as coordenadas geográficas para definir localizações na superfície terrestre
não opera com coordenadas métricas para definir localizações na superfície terrestre
para latitudes sul e longitudes oeste, executa uma operação semelhante à transposição de coordenadas do terceiro para o primeiro quadrante trigonométrico
para latitudes sul e longitudes oeste, não executa uma operação semelhante à transposição de coordenadas do terceiro para o primeiro quadrante trigonométrico
independe das denominadas projeções cilíndricas
A escala é um recurso matemático fundamental da cartografia e indica a fração da relação entre as medidas do real e a da sua representação gráfica. Na geografia, o raciocínio analógico com a cartografia dificultou o aprofundamento do conceito. A escala geográfica é, na realidade:
I - a escolha de uma forma de dividir o espaço que dá visibilidade a uma realidade concebida/percebida e define um conjunto de representações coerentes e lógicas;
II - a divisão prévia da realidade em níveis de análise hierarquizados que indicarão o tamanho dos fenômenos a serem representados cartograficamente;
III - uma estratégia metodológica que indica a inseparabilidade entre tamanho e fenômeno, não sendo apenas um problema dimensional mas também fenomenal.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
II;
III;
I e II;
I e III;
II e III.
Indo além da analogia com a cartografia, a prática na geografia exige considerar a dualidade implícita no objeto de trabalho do geógrafo, ou seja, o fenômeno e o recorte espacial. Desse modo, é possível afirmar que a escolha da escala na geografia indica:
os recortes territoriais de análise que estão previamente estabelecidos pela disciplina;
o nível de análise do fenômeno observado, mesmo se ele não corresponde a qualquer recorte espacial;
a inexistência de recortes territoriais sem significado, pois cada um expressa a medida do fenômeno que lhe é característico;
a hierarquia entre fenômenos que recortam territórios que interessam e que não interessam à disciplina;
a hierarquia entre escalas menos e mais importantes, o que facilita a operacionalidade dos recortes territoriais.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Numa folha de carta topográfica na escala 1:50.000, mediu-se uma distância linear de 2 cm. Qual o valor dessa distância correspondente no terreno?
100 cm
250 cm
1 km
1000 km
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considere um ponto de coordenadas 202.000 m E e 8.936.000 m N, no fuso 25 do sistema UTM. Pode-se afirmar que o ponto encontra-se a (ao):
oeste do meridiano central.
leste do meridiano central.
norte da linha do equador.
sul de outro ponto de coordenadas 202.000 m E e 8.932.000 m N, no mesmo fuso.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Seja um ponto A e um ponto B numa folha de carta topográfica. As coordenadas dos pontos, no fuso 23 do sistema UTM, são:
Desprezando a curvatura da Terra, qual a distância reta entre os pontos A e B?
300 m
500 m
4000 m
5000 m
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