Questões de Geografia do ano 2008

Lista completa de Questões de Geografia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

França, Brasil e Itália podem ser citados entre os pioneiros da conservação ambiental, antecedidos pelos Estados Unidos da América. A França instituiu, em 2 de maio de 1930, uma lei que levou a proteção de monumentos naturais e sítios de caráter científico à condição de interesse público. No Brasil, data de 1937 o Decreto-Lei n.º 25, que instituiu o instrumento do tombamento, utilizado até hoje, para delimitar uma área protegida. Já na Itália, a Lei n.º 1.497, de 29/6/1939, foi a primeira a tratar da conservação ambiental, relacionando-a a sítios naturais de interesse humano.

O trecho apresentado refere-se a patrimônio natural, que não inclui

  • A. área que registra eventos geológicos da história natural.
  • B. área que apresenta ocorrência de espécies endêmicas.
  • C. área que apresenta registros de espécies exóticas.
  • D. área natural que apresenta características singulares.
  • E. área que registra eventos da história ecológica da Terra.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes da geografia brasileira, julgue os itens de 56 a 70.

Com presença significativa no mundo contemporâneo, inclusive no Brasil, as ONGs restringem seu trabalho à proteção do meio ambiente, concentrando nesse setor sua ação técnica e política.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes da geografia brasileira, julgue os itens de 56 a 70.

Um acreano, Chico Mendes, ganhou projeção internacional por sua luta preservacionista e pela valorização dos povos da floresta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes da geografia brasileira, julgue os itens de 56 a 70.

A devastação ambiental não é coisa recente no país, estando presente desde o início da colonização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A criação de espaços territoriais protegidos nos níveis federal, estadual e municipal é um

dos instrumentos utilizados pelo poder 

público para a execução da Política Nacional de Meio Ambiente. Julgue os itens que se

seguem.

A designação de áreas especiais de interesse ambiental visa a preservação de paisagens naturais para a proteção da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto abaixo:

Com base nas idéias expressas no texto acima e na realidade atual do espaço geográfico amazônico, é correto afirmar que

  • A. a Amazônia Oriental, no contexto intra-regional, apresenta maior devastação ambiental, principalmente ao longo dos eixos rodoviários, onde atividades como a exploração ilegal de madeira e a pecuária são responsáveis, em grande parte, pela destruição e pela modificação das paisagens amazônicas.
  • B. ocorre, juntamente com a política de migração populacional, um acelerado crescimento das cidades amazônicas, como em Manaus, que, após a criação da Zona Franca, teve um rígido reordenamento urbano, tendo sido eliminadas de seu entorno as palafitas que formavam uma grande favela flutuante.
  • C. atualmente ocorrem secas periódicas em toda a região, resultado do intenso desmatamento que está desequilibrando todo o ecossistema amazônico e causando não só a diminuição do volume dos cursos fluviais, como também seu desaparecimento, fato favorecido pelo regime temporário da maioria desses rios.
  • D. os problemas de estiagem estão restritos ao entorno das áreas de implantação dos grandes projetos de infra-estrutura, como a hidrelétrica de Tucuruí, cujas instalações alteraram o curso do rio Tocantins, provocando inúmeros problemas de origem ambiental em toda a sua bacia.

Observe o mapa abaixo:

 No mapa são apresentadas as áreas mais devastadas da Amazônia até o final da década de 90, em conseqüência das ações e/ou intervenções antrópicas. Em cada umas dessas áreas, as ações foram diferenciadas. Nesse sentido, é verdadeiro afirmar que

  • A. o Sul da região – que abrange desde a parte meridional do Acre, todo o Estado de Rondônia, o Norte de Mato Grosso até o Tocantins – corresponde a áreas pouco devastadas, onde ainda dominam as atividades extrativas tradicionais, e passa por um lento processo de transformação; as poucas áreas degradadas são conseqüência das atividades garimpeiras lá instaladas.
  • B. há, às proximidades de Manaus, um dos espaços de intensa devastação ambiental, fruto não só da expansão urbana e da concentração industrial provocada pela Zona Franca, como também da ação de garimpeiros e da presença de um grande número de assentamentos rurais.
  • C. um dos espaços de maior devastação e modificação das paisagens naturais é o chamado "arco do desmatamento", cujos limites incluem o Sudeste do Maranhão, o Norte de Tocantins, o Sul/Sudeste do Pará, o Norte de Mato Grosso, o Estado de Rondônia, chegando ao Sul do Amazonas e do Acre, onde atividades como a agropecuária e a exploração madeireira são fatores preponderantes de devastação.
  • D. as fronteiras setentrionais são consideradas espaços de lento processo de transformação, graças à ação efetiva da política preservacionista mantida pelas forças armadas, por meio do Projeto Calha Norte, que mantém postos nessas áreas; as pequenas manchas de devastação correspondem aos núcleos de povoamento ao longo da Perimetral-Norte.

Leia o poema de Elomar:

Como se pode observar nos versos acima, a questão da terra no Brasil envolve entre outros problemas, os conflitos agrários, que adquirem nuances diferenciadas em cada um dos complexos regionais do país. Quanto a esses conflitos, é verdadeiro afirmar que

  • A. eles ocorrem de maneira bastante violenta na Região Centro-Sul, especialmente no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, estando relacionados à colonização de imigrantes europeus, principalmente alemães, que, seguindo as tradições de seus antepassados, trouxeram para a região uma estrutura minifundiária baseada na agricultura familiar.
  • B. as lutas pela posse da terra, no complexo nordestino, têm-se intensificado nos últimos anos, ocorrendo principalmente no sertão e no agreste, espaços de agricultura tradicional, onde atualmente se assiste a uma forte expansão da agricultura comercial, com aglutinação de muitas pequenas propriedades camponesas, que se transformam em latifúndios.
  • C. aumentou o número e a violência dos conflitos agrários no contexto amazônico nas últimas décadas, o que se deve principalmente à forma pela qual ocorreu o processo recente de ocupação na região, tendo-se estabelecido uma espécie de "república de latifúndios".
  • D. os expropriados do Centro-Sul, graças à modernização das atividades agropecuárias, instalaram-se preferencialmente no Nordeste, contribuindo para o aumento da dificuldade de acesso dos trabalhadores rurais à terra, ressalte-se também que, nessa região, há um reduzido percentual de terras férteis, que se resumem aos brejos (trechos mais úmidos do agreste).

Muitas ações das sociedades contemporâneas causam sérios impactos ambientais nos grandes ecossistemas terrestres. Entre as ações antrópicas que ocorrem na Amazônia, há uma que pode provocar impacto em escala global. Trata-se do(da)

  • A. lançamento de substâncias químicas e rejeitos industriais diversos nos cursos d'água que poluem não só as águas superficiais como também os lençóis freáticos; tal poluição pode atingir as águas oceânicas e adquirir proporções catastróficas.
  • B. emprego de técnicas tradicionais de cultivo, como a coivara, que aceleram os processos de degradação e lixiviação do solo.
  • C. garimpagem em escala industrial com o emprego de técnicas predatórias, como a utilização indiscriminada do mercúrio, cujo vapor, após lançado no ar, retorna ao solo e aos rios sob a forma de pequenas gotas; a ação de substâncias produzidas por seres vivos transformam o azougue em composto orgânico, como o metilmercúrio, que contamina a água e, posteriormente, toda a cadeia alimentar
  • D. prática de intensas queimadas em quase toda a região, mais especialmente nos espaços de expansão de atividades agropecuárias, que são responsáveis pela grande emissão de dióxido de carbono.

Leia com atenção o texto abaixo:

Como conseqüência da estratégia do Estado de distribuição controlada de terras na Amazônia, ocorreu na região

  • A.

    uma diminuição considerável dos conflitos fundiários, antes significativos nesse espaço, o que evidenciou o sucesso do Programa de Colonização Oficial.

  • B.

    a generalização e o agravamento dos conflitos fundiários, ocasionados em especial pela disputa pela terra, que adquiriu valor de troca, como mercadoria, contrapondo-se ao valor que tinha para as populações tradicionais, notadamente o valor de uso.

  • C.

    a emergência de novos atores sociais no contexto humano local, devido à intensa modificação nas relações de produção, o que ocasionou o crescimento da classe assalariada e uma nítida melhora na qualidade de vida dos trabalhadores rurais.

  • D.

    um aumento considerável da população, que chegava à região de forma induzida e/ou espontânea, sendo a Amazônia ocidental, principalmente o Acre e o Amazonas, a área em que houve a maior explosão demográfica e, conseqüentemente, uma intensa reorganização espacial.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...