Lista completa de Questões de Geografia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A equação universal de perda de solos (EUPS) foi proposta para avaliar perda de solos de determinada área agrícola e leva em consideração o regime de chuvas, o tipo de solo, as condições topográficas, o tipo de cultura e de manejo. Com relação às práticas de manejo, é pouco eficiente na redução da perda de solos
O café é uma planta originária de qual continente?
Acerca da evolução da atividade agrícola no país, julgue os itens que se seguem.
A produção agrícola cresceu em decorrência do aumento da área plantada e da utilização de técnicas mais modernas, aumentando, também, a participação do país no comércio internacional.Acerca da evolução da atividade agrícola no país, julgue os itens que se seguem.
No processo de modernização no campo, o pequeno agricultor vê-se excluído da dinâmica das atividades agrícolas em função do baixo volume de produção por este alcançado.
A respeito do tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
A modernização tecnológica necessária para o desenvolvimento pleno das atividades agrícolas, seja no plantio, nos cuidados, na colheita, na armazenagem, no empacotamento e no transporte dos produtos, independe da modernização das cidades.Assinale a opção que apresenta um aspecto negativo do processo de desenvolvimento agrícola do Pará a partir da década de 1960.
A perda de empregos em razão do uso intensivo de tecnologia.
A desertificação acelerada ao longo da rodovia Transamazônica.
A diminuição da produção de bens agrícolas, como a soja.
O processo de ocupação do estado do Pará foi gradativo. Motivado por diferentes fatores, as populações nativas e migrantes desenvolveram formas de exploração dos recursos naturais do solo e subsolo. Muitas dessas atividades tornaram-se as principais fontes produtivas e econômicas da região, desencadeando impactos no meio ambiente. Acerca do desenvolvimento econômico do Pará, assinale a opção correta.
A economia do Pará é movimentada sobretudo pela agricultura.
Apesar de existir a extração mineral, o estado do Pará não possui indústrias de transformação para essas matérias primas.
Serra Pelada, desde a década de 1980, vem sendo o principal pólo de extração de ouro no Brasil e está situado no Pará.
A economia do estado do Pará baseia-se no extrativismo mineral e vegetal, na agricultura e na pecuária.
O novo ordenamento territorial do Pará tem sido temática de debates importantes entre gestores públicos, imprensa e técnicos de diferentes áreas do conhecimento. Esse reordenamento prevê o desdobramento físico do território do atual estado do Pará sob a principal alegação de que as grandes extensões geram dificuldades administrativas e desvantagens sócio-econômicas para o Pará em relação aos demais estados da federação. Frente a essa proposta de reordenamento, assinale a opção correta.
Há consenso entre os gestores públicos que o desmembramento territorial é a melhor forma de garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de modo equilibrado para os novos Estados que serão constituídos a partir do Pará.
As projeções elaboradas pelos gestores públicos no âmbito socioeconômico, tendo como base os cálculos do produto interno bruto (PIB), demonstraram que a divisão territorial do Pará garantiria uma distribuição equitativa das riquezas entre todos os novos Estados, bem como garantiria melhor infraestrutura de equipamentos e serviços públicos especializados para todas as populações.
A proposta inicial dessa nova divisão territorial do estado prevê a criação dos estados do Carajás, Xingú, Tapajós e Pará (sendo esse último, composto pela atual capital Belém, a sua mesorregião metropolitana e o nordeste). Além dos estados seria criado o território federal do Marajó.
O novo ordenamento territorial garantirá a concentração da produtividade econômica do setor pecuário, das reservas minerais e das técnicas sustentáveis de manejo do solo e a manutenção das tradições culturais nativas das áreas ocupadas pelos municípios de Marabá e São Félix do Xingú.
A partir dos dados apresentados na tabela acima, assinale a opção correta.
O Piauí é um estado com baixo crescimento demográfico em função de sua pequena extensão territorial comparada à dos demais estados nordestinos.
Com um dos maiores contingentes populacionais do país entre os anos de 1991 e 2000, o Piauí dobrou sua população.
A emigração do Piauí contribuiu para o crescimento demográfico desse estado no período de que trata a tabela.
De acordo com os dados apresentados na tabela, o crescimento da população do Piauí nesse período foi mais rápido que o crescimento da população do estado da Paraíba.
Ocorre, no Piauí, como no restante do país, um significativo crescimento dos centros urbanos e uma redução da população na zona rural. O deslocamento de migrantes alcança números apreciáveis, principalmente para as sedes municipais mais desenvolvidas, que oferecem maiores atrativos, sobretudo em emprego. Na zona urbana, as maiores cidades, como Teresina, Parnaíba, Piripiri, Picos e Floriano, concentram a maior parte da população. Por outro lado, as pequenas cidades piauienses se destacam por apresentar população predominantemente rural e sedes municipais muito pobres e desprovidas de melhores alternativas ocupacionais.
Assinale a opção correta quanto à dinâmica populacional do estado do Piauí mencionada no texto acima.
A população urbana do Piauí apresenta uma velocidade de crescimento menor que a rural.
A população urbana do estado está bem distribuída entre as cidades.
Condições socioeconômicas deficitárias verificadas no estado constituem fator relevante no crescimento da população em determinadas cidades.
É predominante a migração da cidade para o campo, realizada por pequenos agricultores em busca de terras para cultivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...