Lista completa de Questões de Geografia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O planejamento e o manejo ambientais podem ser definidos como o iniciar e a execução de atividades para dirigir e controlar a coleta, a transformação, a distribuição e a disposição dos recursos sob uma maneira capaz de sustentar as atividades humanas com um mínimo de distúrbios nos processos físicos, ecológicos e sociais (BALDWIN, 1985).
(Antonio Christofoletti. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: Edgar Blücher, 1999. p. 162-165)
A respeito do planejamento ambiental, é correto afirmar que
não há envolvimento deste com os programas de utilização dos sistemas ambientais, como elemento condicionante de planos nas escalas espaciais do local, regional e nacional.
ocorre em função de focalizar os ecossistemas e os geossistemas e os seus objetivos não devem considerar perspectivas ecológicas ou geográficas, uma vez que estas não são fundamentais para o planejamento.
para sua implantação e as decorrentes atividades de gestão ambiental não é necessário o envolvimento de informações provindas de muitas disciplinas, pois não é fundamental uma análise integrada de fatores.
o diagnóstico e a avaliação das características e funcionamento dos elementos componentes dos geossistemas não devem ser considerados fatores importantes para os programas de desenvolvimento.
as técnicas manuais ou de geoprocessamento (cartas sínteses) são instrumentos viáveis para a elaboração inicial do planejamento, pois elas contribuem para o discernimento das unidades geoambientais.
Uma das possibilidades de recuperação de áreas degradadas é a revegetação. Esta pode ser executada de várias maneiras dependendo das condições locais, dos objetivos de estabilização, do custo e de outros fatores.
(A. J. T. Guerra et all. Gestão ambiental de áreas degradadas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. p. 201-203)
Em relação à recuperação de áreas degradadas e a revegetação do local, é correto afirmar que
as restrições físicas podem limitar a revegetação, como, por exemplo, em terrenos de áreas montanhosas muito íngremes que podem constituir alguns problemas para a criação de taludes de corte e a terra para a revegetação.
a utilização de plantas exóticas em vez de espécies nativas é uma medida legal muito importante, pois muitos órgãos ambientais exigem que só se utilizem espécies de plantas exóticas.
os custos de revegetação são sempre baixos, independentemente da época do ano em que o trabalho será realizado, embora as épocas das chuvas sejam as mais recomendadas.
os custos de revegetação são sempre baixos, independentemente da época do ano em que o trabalho será realizado, embora as épocas das chuvas sejam as mais recomendadas.
as condições locais não fazem parte de uma investigação preliminar, pois o projeto de estabilização de uma área degradada não envolve em um primeiro momento investigações sobre os fatores climáticos ou topográficos, por exemplo.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A questão ambiental, tendo em vista suas implicações sociais, econômicas e políticas, ganhou repercussão e passou a fazer parte das políticas nacionais e do fórum de debate mundial. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Todos os países, sejam eles pobres ou ricos, são responsáveis pela degradação ambiental, o que explica a necessidade de acordos internacionais para a mitigação dos efeitos adversos e a resolução de conflitos.
Geografia - Conferências e Tratados Ambientais - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
A expansão do processo de industrialização e urbanização mundial, ocorrida no século XX, ocasionou o aumento do impacto ambiental, surgindo assim a necessidade de ações que estabelecessem um tratamento mais consciente para a questão da preservação ambiental do planeta. Com esse propósito
A cidade nordestina apelidada de "Veneza brasileira" é:
A mais extensa bacia hidrográfica da Terra é a bacia:
Quando se trata do abastecimento público de água de uma cidade, exige-se, como princípio geral, que:
as redes de distribuição que proporcionam maior segurança na operação do sistema sejam as ramificadas ou em "espinha de peixe".
a rede de distribuição de água para abastecimento público deva ser mantida sob pressão superior à atmosférica, em todos os momentos e em toda a sua extensão.
o bombeamento de água da rede diretamente para o reservatório possa ser utilizado quando há falta de pressão suficiente na rede de abastecimento de água para abastecer o reservatório predial superior.
em casos de adução por recalque haja maiores oscilações de pressão na rede de distribuição de água, quando forem adotados reservatórios de jusante, também conhecidos como reservatórios de sobras.
o fenômeno conhecido como "golpe de aríete", que pode ocorrer em adutoras de água bruta ou tratada, ocorra com a cavitação das bombas em uma estação elevatória.
Considere a figura abaixo.
É correto afirmar que
não há uma relação direta entre a quantidade de água retida nas vertentes e no solo e a água retida nos canais.
biomassa, solutos, sedimentos e matéria orgânica não interferem na qualidade das águas retidas no canal e no débito de escoamento.
a quantidade de evapotranspiração e escoamento influencia diretamente na quantidade de água retida no canal.
a quantidade de água interceptada pela vegetação e retida no solo interferem na qualidade das águas escoadas.
a qualidade da água depende da quantidade de matéria orgânica e sedimentos retidos no escoamento.
Na tabela abaixo, são mostrados valores de reflectância de quatro alvos, denominados A, B, C e D, nas faixas espectrais do azul, verde, vermelho e infravermelho próximo. Sabe-se, ainda, que os valores foram medidos sobre um reservatório com água límpida, uma floresta de galeria, um solo seco e uma placa de madeira coberta com sulfato de bário.
Julgue os itens subsequentes que versam sobre comportamento espectral de alvos encontrados na superfície terrestre tendo como referência os dados da tabela acima.
O alvo A corresponde ao reservatório com água límpida.
Com relação à dinâmica populacional da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, nas décadas de 1960 e 1970, é possível afirmar que:
os municípios da periferia intermediária da Região Metropolitana apresentaram taxas de crescimento populacional muito baixas
a participação da população do município do Rio de Janeiro diminuiu em relação à população total da Região Metropolitana
os municípios de Niterói e Nilópolis apresentaram as maiores taxas de crescimento populacional da Região Metropolitana
a participação da população dos municípios da área conurbada aumentou em relação à população total da Região Metropolitana
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...