Lista completa de Questões de Geografia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As curvas de nível desenhadas em uma planta topográfica representam
as equidistâncias verticais.
a declividade do terreno.
o volume do terreno.
as distâncias horizontais.
o comprimento das encostas.
O limite do plano topográfico para trabalhos de campo sem correção geodésica equivale, aproximadamente, a
10.000 alqueires paulista.
10.000 ha.
1.000 alqueires paulista.
1.000 ha.
50.000 ha.
A construção de um modelo conceitual para a definição de formas adequadas de representação espacial passa pela necessidade de conhecimento da natureza dos dados e da variedade e complexidade dos fenômenos por eles definidos. Portanto, é possível afirmar que:
a utilização de rotinas estatísticas diferenciadas sobre determinado conjunto de dados quantitativos gera informações idênticas, não influenciando o resultado do mapeamento proposto
o nível de detalhamento e o tipo de unidades de análise não direcionam as formas de representação e o uso de convenções para plotagem dos dados
o nível de detalhamento e o tipo de unidades de análise não direcionam as formas de representação e o uso de convenções para plotagem dos dados
um mesmo conjunto de dados pode ser representado de diferentes formas e gerar diferentes análises
Um dado geográfico pode ser classificado em função dos elementos que possui, de suas características e do componente que lhe é peculiar. Os elementos que caracterizam um dado geográfico são:
Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.
Sendo a Geografia uma disciplina de caráter social, justifica-se a importância e a prevalência do estudo dos aspectos sociais sobre o conhecimento dos atributos naturais, físicos.
Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.
Em relação ao espaço, objeto da Geografia, cabe compreender a apropriação que a sociedade faz da natureza, utilizando seus recursos.
A geografia aborda, além dos fenômenos sociais, os naturais. Com relação à forma de estudar o meio ambiente, assinale a opção correta.
Deve ser memorizada a localização dos principais elementos do quadro natural, tais como relevo e hidrografia, como diretriz fundamental.
A ênfase dos estudos deve estar na independência do homem em relação ao meio ambiente natural.
O conhecimento a respeito dos impactos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas aponta para a necessidade da conservação ambiental.
O desenvolvimento econômico deve ter prioridade sobre a conservação ambiental, já que os recursos naturais utilizados pelo homem em suas atividades econômicas são renováveis.
De acordo com Antonio Carlos R. Moraes, a geografia tradicional fundamenta-se em concepções filosóficas e metodológicas de base positivista. Acerca das especificidades da geografia tradicional, assinale a opção correta.
Uma das manifestações positivistas da geografia tradicional é a redução da realidade ao mundo dos sentidos, ou seja, a circunscrição do trabalho científico ao domínio da aparência dos fenômenos, em seus aspectos visíveis, mensuráveis e palpáveis.
A geografia tradicional sustentou-se em bases filosóficas e metodológicas dialéticas, que inspiraram diferentes correntes durante o período de sistematização e pós-sistematização da ciência geográfica.
A geografia tradicional, preocupada com a totalidade do planeta, não se dedicou ao tratamento de análises regionais.
O esgotamento da geografia tradicional iniciou-se na Alemanha, onde o paradigma esteve centrado na unidade territorial, a partir da formação de um estado centralizado.
Antonio Carlos R. Moraes afirma que os movimentos de renovação da geografia manifestam-se na segunda metade do século passado e aceleram-se em momentos posteriores. Essa renovação é considerada benéfica, pois abriu espaço para o desenvolvimento do pensamento crítico e renovado no campo da ciência geográfica em um século de muitas transformações. No que se refere à geografia crítica, julgue os itens a seguir.
I A geografia crítica mantém as mesmas características metodológicas da geografia tradicional, mas, passa a criticar os processos capitalistas.
II A geografia crítica assume nova postura frente à realidade; seus autores defendem a necessidade de uma transformação da realidade social e do conhecimento socioespacial.
III A "Geografia dos Professores", a propósito do que apontou Ive Lacoste em crítica à geografia tradicional, camuflou dados para servir a uma "Geografia dos Estados-Maiores".
IV Apesar da renovação na forma de tratamento dos conteúdos na geografia crítica, os livros didáticos atuais de geografia continuam trabalhando com análises meramente descritivas, suprimindo fatos sociais.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Segundo Milton Santos, o processo de aprendizagem deve, em primeiro lugar, partir da consciência da época em que se vive. Isso significa saber o que o mundo é e como ele se define e funciona, de modo a reconhecer o lugar de cada país no conjunto do planeta e de cada pessoa no conjunto das sociedades humanas. Dessa maneira, é possível formar cidadãos conscientes, capazes de atuar no presente e ajudar a construir o futuro.
Considerando as informações acima, assinale a opção que indica o que é necessário para o bom desenvolvimento do processo de ensino da geografia.
Para se obter um estudo sistêmico, é aconselhável suprimir os fatos históricos da análise.
Para melhor ensinar a geografia, é necessária a produção de um manual que sirva como um formulário de técnicas de ensino, uma espécie de manual para se trabalhar.
Para se ter um bom plano de estudo, deve-se levar em conta a modernidade, reconhecer os aspectos mais importantes da época atual, com destaque para fatos e problemas que a caracterizam.
A consolidação do período técnico-científico e informacional, em diferentes partes do mundo, foi a principal benesse da globalização, favorecendo, inclusive, uma educação igualitária no Brasil.
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