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Milton Santos afirma que, com a globalização do mundo, as possibilidades de um trabalho interdisciplinar tornaram-se maiores e mais eficazes, na medida em que à análise fragmetadora das disciplinas particulares pode mais facilmente suceder um processo de reintegração ou reconstrução do todo.
A partir dessa afirmativa, assinale a opção correta.
A Geografia impõe dificuldades à realização de atividades interdisciplinares, uma vez que seu método de trabalho é exclusivo de análises setoriais.
O espaço tem papel privilegiado nos estudos interdisciplinares, pois cristaliza os momentos anteriores, além de ser o lugar de encontro entre o passado e o futuro a partir do presente que ali ocorre por meio das relações sociais.
A Geografia, desde sua sistematização, trabalha de modo interdisciplinar, pois, há tempos, tem estado comprometida com as ações sociais no espaço.
A interdisciplinaridade encontra seu melhor exemplo na disciplina de Estudos Sociais, na qual são explorados conhecimentos de Geografia, História e Sociologia.
Assinale a opção correta no que se refere aos trabalhos de seleção de conceitos geográficos básicos para estruturar conteúdos de ensino que objetivem desenvolver a autonomia de pensamento dos discentes.
No ensino da geografia, a formação de conceitos deve anteceder aos conteúdos, possibilitando, assim, a compreensão das mudanças nas relações entre sociedade e natureza.
Paisagem, território e região são categorias essenciais para a identificação da singularidade do saber geográfico.
No mundo atual, o espaço é homogêneo, fixo, com limite geográfico definido e, sendo assim organizado, de fácil leitura pelos cidadãos.
O emprego de recursos metodológicos como as representações sociais dos alunos aprofunda o relativismo e a subjetividade no ensino da geografia.
Assinale a opção correta, em relação ao estudo da cidade e da cidadania, no âmbito da geografia.
O conceito de territorialidade, como sinônimo de cidadania, é importante no resgate da noção de cultura.
No cenário sociocultural da atualidade, é necessário recuperar a noção de cidadão subordinada ao modelo econômico vigente.
Para Milton Santos, a cidadania é desvinculada do processo de aprendizagem, uma vez que a cidade pode ser vista com um conjunto organizado de símbolos que facilitam e expandem as ações das pessoas.
Na busca de elementos e aspectos para se organizar os temas de estudo, é fundamental a explicitação dos conceitos de cidadão e de cidade.
Segundo Milton Santos, "A história das chamadas relações entre sociedade e natureza é, em todos os lugares habitados, a da substituição de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por um meio cada vez mais artificializado, isto é, sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade". Com base nessa afirmação, assinale a opção correta.
Em cada fração da superfície terrestre, o processo que acarreta, de uma situação natural, uma situação artificial é genérico e invariável.
No período técnico, os objetos são ao mesmo tempo culturais e técnicos, e, no espaço, o componente material é crescentemente formado do natural e do artificial.
Quando tudo era meio natural, os aspectos fundamentais ao exercício da vida humana, que davam a base da existência material do grupo, advinham da natureza.
Ao se substituir a expressão meio natural por meio pré- técnico, fica implícita a dissociação entre meio geográfico e a noção de técnica.
Com relação a aspectos gerais da geografia, julgue os itens que se seguem.
I Geografia é uma das raras áreas do conhecimento que não precisou se adaptar à consideração dos estudos ambientais, já que trabalha, há tempos, com a interação homem e meio.
II Nos dias de hoje, pode-se dizer que inexiste integridade ambiental, caracterizada como paisagem natural, uma vez que, de alguma forma, mesmo que por direitos políticos, a interferência humana foi responsável por modificações no meio.
III A partir da mudança do objeto de estudo da geografia, que passou do espaço para o meio ambiente, a interdisciplinaridade ganhou espaço no ensino de geografia.
IV No Brasil, a mudança de conteúdo dos livros didáticos só passou a ocorrer efetivamente após a redemocratização do país. Antes disso, os conteúdos eram trabalhados de modo destorcido, desconsiderando-se as desigualdades, as contradições e as tensões sociais presentes no país.
Estão certos apenas os itens
I e III.
I e IV.
II e III.
I e IV.
Considerando o texto acima e suas implicações, julgue os itens a seguir.
A noção de região encontra aplicabilidade nos dias atuais, tendo em vista que a dinâmica econômica está fundamentada nos circuitos regionais de produção, como pólos que guardam unidade, identidade, independência e autonomia entre si.
Considerando o texto acima e suas implicações, julgue os itens a seguir.
A Geografia pode ser entendida como a ciência que estuda os lugares em que a história perde seu significado diante da constante transformação sofrida e diante das novas organizações territoriais que vão sendo continuamente impostas.A ciência que trata dos fenômenos relativos à água em todos os seus estados, de sua distribuição e ocorrência na atmosfera, na superfície terrestre e no solo, e da relação desses fenômenos com a vida e com as atividades do homem, é a
Hidrografia.
Hidrogeologia.
Hidrologia.
Hidrobiologia.
Aqualogia.
O ciclo hidrogeológico pode ser dividido em
duas fases: a saturada e a insaturada.
duas etapas: uma sólida (gelo e neve) e outra líquida.
duas fases: a atmosférica e a terrestre.
três etapas: uma sólida (gelo e neve), outra líquida (água), e uma terceira gasosa, contida no interior da terra.
três fases: a atmosférica, a terrestre e a aquática.
O método sistêmico proveniente da biologia dos anos 20 foi adotado na geografia com o objetivo de promover uma análise
fragmentada da natureza, na qual construíram-se conceitos como o de ecossistema que, por sua vez, não ultrapassa na sua construção a integração do conhecimento da natureza e da sociedade, porque inclui o homem neste contexto.
integrada da natureza, na qual construíram-se conceitos como o de geossistema que, por sua vez, ultrapassa na sua construção a integração do conhecimento da natureza, porque inclui o homem neste contexto.
difusa da natureza e da sociedade, em que se construíram conceitos como o de ciclo geográfico que, por sua vez, ultrapassa na sua construção a integração do conhecimento da natureza, porque inclui o homem neste contexto
dispersa da natureza, em que se construíram conceitos como o de redes e fluxos que, por sua vez, ultrapassam na sua construção a integração do conhecimento da natureza, porque exclui o homem deste contexto.
genérica da natureza, em que se construíram conceitos como o geócoro que, por sua vez, ultrapassa na sua construção a integração do conhecimento da natureza, porque inclui o homem neste contexto.
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