Lista completa de Questões de Geografia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pesquisa sobre a Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (Pevs) divulgada pelo IBGE aponta reduções significativas, de 2007 para 2008, na extração de madeira em tora, carvão e lenha e madeira para papel e celulose, além do destaque por valor da produção de produtos como amêndoa de babaçu e cera de carnaúba.
Jornal do Brasil, 20 de novembro 2009.
O texto acima destaca um produto resultante tanto do extrativismo quanto da silvicultura, ou seja, como produto do extrativismo nos estados da região Sul, onde é também cultivado em larga escala, assim como em Mato Grosso do Sul.
O produto destacado é o(a)
eucalipto.
cacau.
palmito de açaí.
erva-mate.
fibra de piaçaba.
O produto a que o texto se refere é
o café.
a cana-de-açúcar.
a soja.
o algodão.
a laranja.
Nenhuma outra atividade econômica é tão subordinada às oscilações do TEMPO e do CLIMA como_____________________.
(Ross, J.C.S. org. GEOGRAFIA DO BRASIL, EDUSP, 4ª. Ed., 2003, SP Pág. 89)
a Pecuária;
a Agricultura;
o Extrativismo vegetal;
o pastoreio;
N.d.a.
O oeste da Bahia, região compreendida entre os municípios de Formosa do Rio Preto, ao norte, na divisa com o estado do Piauí, e Cocos, ao sul, na divisa com o estado de Goiás, é importante fronteira agrícola do país. Soja e algodão são os dois principais produtos agrícolas produzidos na região, e a produção de algodão apresentou, no período de 1998 a 2003, aumento de 56%. De acordo com dados do IBGE, no oeste baiano, concentram-se 92% de toda a produção de grãos, e alguns estudos estimam que a região possua grande potencial de expansão, em razão da extensão das áreas disponíveis e das condições climáticas e edáficas propícias.
Com base no texto acima, é correto afirmar que a transformação do oeste baiano em fronteira agrícola foi acompanhada da
diminuição da população urbana.
redução da concentração da propriedade da terra.
modernização do setor primário e da introdução de novas culturas.
implantação de projetos de irrigação devido ao caráter semiárido da região.
A complexidade do processo de urbanização no Brasil ajuda à compreensão da formação territorial do País e exige reflexões sobre as cidades-gêmeas. Acerca dessas cidades, considere as análises a seguir.
I - Trata-se de adensamentos populacionais, cortados pela linha de fronteira, seja esta seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura.
II - Não existe correspondência entre o número de cidades-gêmeas e a extensão da linha de fronteira com cada país. Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul concentram o maior número dessas cidades, por exemplo.
III - A disposição geográfica das cidades-gêmeas e o seu tamanho urbano são equivalentes, sendo essa simetria resultante da ação intencional de agentes institucionais como militares e eclesiásticos.
Está(ão) correta(s) a(s) análise(s) que se apresenta(m) em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, e III, apenas.
I, II e III.
O planejamento territorial das áreas metropolitanas tem sido um recente objeto de preocupação dos governos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
O zoneamento define-se como um dispositivo legal complexo, empregado como ferramenta do planejamento territorial.
O planejamento territorial das áreas metropolitanas tem sido um recente objeto de preocupação dos governos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
O objetivo do planejamento é distribuir os usos da terra em função de características próprias de cada área, sem que se promovam modificações no meio natural.
O planejamento territorial das áreas metropolitanas tem sido um recente objeto de preocupação dos governos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Nos processos de planejamento territorial a dimensão social é priorizada em detrimento das demais.
Em relação aos tipos de representação cartográfica, assinale a alternativa correta.
Sabendo-se que, quanto à natureza da representação, cartas e mapas podem ser classificados em gerais (cadastral, topográfico e geográfico), temáticos e especiais, julgue os itens subsequentes.
I Denomina-se cadastral a representação em escala grande, geralmente planimétrica e com maior nível de detalhamento, apresentando grande precisão geométrica. É usualmente adotada para representar cidades e regiões metropolitanas, sendo as escalas mais usuais de representação 1:1.000, 1:2.000, 1:5.000, 1:10.000 e 1:15.000.
II As cartas e os mapas destinados a um tema específico, necessário à pesquisa socioeconômica, à pesquisa de recursos naturais ou destinados a estudos ambientais, exprimindo conhecimentos particulares para uso geral, denominam-se especiais.
III Cartas topográficas na escala 1:250.000 são úteis para a representação cartográfica de áreas específicas, com forte densidade demográfica, fornecendo elementos para o planejamento socioeconômico e bases para anteprojetos de engenharia. Esse mapeamento, pelas características da escala, está dirigido para as áreas das regiões metropolitanas e outras que se definem pelo atendimento a projetos específicos.
Assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...